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Grau de investimento tem a ver com planejamento

Leia o artigo de Vicente Ambrósio, especialista em planejamento de Marketing

Por | 01/05/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

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Brasil Brasa Viva da Vida!

Por Vicente Ambrósio*
 
Os jornais estão repletos da notícia esperada há muito tempo no meio econômico: o Brasil alcançou a classificação de "investment grade". Isto é, avaliação de país digno de credibilidade quanto à sua capacidade de honrar compromissos econômicos. Os economistas opinam que o resultado desta classificação deverá ser um fluxo maior de investimento estrangeiro, uma vez que grandes fundos de investimentos internacionais só podem investir em países com a classificação de "investment grade".

Atribui-se ao General Charles de Gaulle, que presidiu a França de 1959 a 1969, a célebre frase "O Brasil não é um país sério". Talvez o General de Gaulle não tenha dito a frase, de fato, mas não há dúvida de que ela ficou no imaginário popular.

Quem te viu, quem te vê! O Brasil acaba de tornar-se um país sério, segundo o Presidente Lula! Se tirarmos o natural ufanismo presidencial de lado certamente podemos dizer que a seriedade está ainda longe. Continuamos a ter Isabellas, mensalões, cartões corporativos, reservas indígenas na fronteira, favelas, dentre outras mazelas.

Mas a seriedade também está longe para provavelmente todos os países da Terra, haja vista o comportamento dos principais. Por exemplo:
- Não pode ser sério um país que paga aos seus agricultores para não plantarem ou para plantarem e venderem a preços abaixo do custo, inviabilizando a agricultura em países pobres. Ex.: França.

- Não pode ser sério um país que tem um arsenal nuclear capaz de destruir a própria humanidade. Ex.: Rússia.

- Não pode ser sério um país que não assina o Tratado de Kyoto para despoluir o planeta. Ex.: Estados Unidos.

- Não pode ser sério um país que tem casos escabrosos como o de incesto durante 24 anos. Ex.: Áustria.

- Não pode ser sério um país que pune o casal que tiver mais de um filho ou que cuja cultura estimula os casais a abortarem fetos femininos. Ex.: China.

- Não pode ser sério um país que tem um sistema de casta social. Ex.: Índia.
A lista pode seguir muito profícua. Infelizmente!

É mais sério, do que muitos outros, um país que nos últimos vinte anos tornou-se uma das dez maiores economias do planeta, o segundo maior produtor de soja, o maior exportador de biocombustíveis, zerou a dívida externa, reduziu o analfabetismo, atingiu a auto-suficiência no petróleo, controlou a inflação e construiu um dos sistemas bancários mais bem estruturados do mundo. Tudo isto sem explorar outros países menos aquinhoados e sem fazer guerra alguma!

Não é nenhum ufanismo! É simplesmente a constatação dos benefícios ainda iniciais do planejamento. Foram muitos os planos estratégicos elaborados por diversos governos, inclusive o Governo Divino, para o Brasil, sintetizados na frase poética, porém realista, do grande sábio Pantaleão Perillo, já falecido: Brasil Brasa Viva da Vida!

* Vicente Ambrósio é professor e consultor de planejamento de Marketing, autor e tradutor de vários livros de marketing, entre eles "Plano de Marketing: Um roteiro para a ação" (Pearson).

Por: Redação




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