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Em Casa de Ferreiro...o espeto é de Pau!

Em Casa de Ferreiro...o espeto é de Pau!

Por | 06/02/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

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Em Casa de Ferreiro...o espeto é de Pau!

Por Rafael Villas Boas*

Nunca fui muito entusiasta dessa expressão. No meu rol de ditados populares ela comunga do mesmo status da máxima "o ótimo é inimigo do bom". São aforismos acomodados que nos remetem à conveniência, a preguiça e a letargia.

O "ótimo" é melhor que o "bom"!!!!!  E ponto. Quer fazer o "bom" (apenas o bom) com medo do esforço do "ótimo": faça-o. Mas faça-o bem longe de mim! E se na casa desse "Ferreiro" o espeto é mesmo de pau, ele deve ser um péssimo artífice do ferro. Na melhor das hipóteses um marceneiro regular. Enfim, não o contrataria nem para uma coisa nem para outra...

Os profissionais de marketing são um pouco como o "Ferreiro", da célebre expressão, frustrado com seu "Espeto de Pau". Bufões da imagem, falastrões das marcas sólidas, quando mal conseguem cuidar do seu quintal. Falam de posicionamento quando sequer conseguiram legalizar sua atividade. Somos uma categoria sem nome, é fato!

Às vezes somos publicitários, em outras administradores, pesquisadores e estatísticos, relações publicas e designers. Promiscuamente transitamos entre as ciências e as doutrinas. Somos os ronins da gestão. Samurais sem causa defendendo bandeiras de ocasião.

A profissão é multidisciplinar. Talvez resida nesse fato o distúrbio de personalidade que acomete os trabalhadores da área. A esquizofrenia nasce no nome da profissão ou na ausência de um nome que se preze.

De um lado usamos a expressão "profissionais de marketing". Os Profissionais de Marketing estão para o mercado, como as Profissionais do Sexo estão para o amor. Doravante somos chamados jocosamente de Marqueteiros. Pior impossível. Ou talvez pudesse ser. Com esforço eu nos batizo: Marquetistas!

"Istas" e "Eiros" são sufixos que designam profissões, chamados na língua portuguesa de agentivos. A oposição entre os dois estaria vinculada ao status. Dessa forma, os agentivos em "-ista" designariam profissões de maior prestígio sócio-cultural ao passo que os agentivos em "-eiro" designariam ocupações de pouco ou nenhum prestígio e, até mesmo, marginalizadas.

Especialista e Dentista são "istas" e biscateiro é "eiro", assim como o é o "marketeiro". A história do nome está relacionada à história da atividade em nosso país. Segundo nos esclarece o Prof. Marcos Cobra, no Brasil da década de 1950, não havia ainda profissionais de marketing.

"Quando a pioneira Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas, em 1954, introduziu o conceito de marketing, o fez aportuguesando a expressão para "mercadologia", fato que logo foi acompanhado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Com o passar dos anos, no entanto, o termo em inglês ganhou força e a própria EAESP acabou abandonando o neologismo e adotando o termo em inglês para a disciplina que estuda as complexas relações entre consumidores e produtores de bens e serviços. Isso aconteceu no final dos anos de 1990".

Vamos levantar uma bandeira pela profissão!

Ok! Qualquer substantivo é melhor que "mercadólogo" e o destino nos poupou de sermos todos "mercadologistas".

Acertaram ainda a pouco o nome da profissão, mas esqueceram-se dos profissionais. Eu defendo e chamo para mim a causa da forma de tratamento adotada ser aquela utilizada por nossos irmão lusitanos. Em Portugal somos Marketeers.

Marketeers. Não Musqueteers. Ainda que por vezes...

* Rafael Villas Bôas, jornalista com MBA em Marketing pela FGV, é Gerente de marketing do Centro Universitário Radial, em São Paulo. E-mail: rafa_villas_boas@hotmail.com

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