A indústria de shopping centers no Brasil | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

A indústria de shopping centers no Brasil

A indústria de shopping centers no Brasil

Por | 25/01/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A indústria de shopping centers no Brasil

Por Paulo Pandjiarjian*

A ALSHOP - Associação Brasileira de Lojistas de Shopping - organização na qual já tive a satisfação de ser Diretor de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais - divulgou o seu Censo Brasileiro de Shopping Centers 2007. Nele, a entidade afirma que as lojas de shopping faturaram R$ 60,3 bilhões em 2006 com a abertura de mais de 2 mil lojas.

No mesmo estudo, a ALSHOP afirma que, com o total de 76.922 lojas em operação, no ano de 2007 as lojas deverão faturar aproximadamente R$ 62,4 bilhões, pressupondo crescimento real de 3,5%. A finalização dos dados pesquisados pela Alshop em dezembro de 2006 revelou uma expansão de 3,49% nos empreendimentos ativos. 

Comparada com o Censo Brasileiro de Shopping Centers 2006, da mesma ALSHOP, a elevação foi de 601 para 622 shoppings, crescimento superior ao PIB, que deverá se projetar em torno de 3%. Dos 21 novos centros de compra computados pela entidade, onze novos empreendimentos foram inaugurados no ano, outros 13 em operação passaram a ser identificados e três foram desativados.

O estudo leva em conta, também, os empreendimentos que estão em obras e aqueles que estão em projeto. O empreendedorismo do setor continua em plena expansão. Nos próximos quatro anos, quase R$ 6 bilhões serão investidos na construção de 89 novos shoppings, envolvendo capital nacional e estrangeiro. Desse total de 89 novos shoppings, 61 estão com as obras em andamento. Vinte e oito em fase de projeto.

O setor de shopping centers no Brasil é um dos mais importantes absorvedores de mão-de-obra. De acordo com o estudo da ALSHOP, os 622 shoppings em operação geram cerca de 62,2 mil postos de trabalho, cada um empregando, em média, 100 pessoas. Já as quase 77 mil lojas totalizadas, com a abertura das 2.634 novas, significam 769,2 mil empregos.Assim, o total de empregos diretos gerados pelos shoppings e pelas lojas é de 831,4 mil.

A indústria de shopping center cumpre hoje importante papel social ao propiciar à comunidade uma importante opção de lazer sadio, com segurança e conforto compatíveis com os anseios da sociedade. Além disso, os empreendimentos e lojistas cumprem com a sua missão precípua de cidadania ao desenvolver importantes projetos sociais no entorno de suas comunidades.
 
Os números da indústria de shopping center falam por si só. É um setor que está sempre pronto a dar apoio, colaboração e participação nas decisões que farão, com certeza, que o Brasil seja um País melhor.

* Paulo Pandjiarjian, jornalista, consultor de varejo, é vice-presidente da ADVB DF - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil Distrito Federal e diretor-geral da Pan Brasil Comunicação Empresarial.
E-mail: pan_brasil@ig.com.br

Por: Redação




Comentários

Artigos do autor:

Brasil é um dos principais mercados para diversidade em Marketing

Black Friday une empresas na Virada Black Liberdade

Discriminação de gênero é problema entre meninas da Geração Z

Centennials: o novo motor econômico para as marcas

Após 15 anos, Roberto Gnypek deixa McDonald’s

Consumo de disco de vinil aumenta no Brasil

Tinder abre espaço para criadores de conteúdo

7 dicas para impulsionar as vendas de PMEs na Black Friday

Transações via smartphones representam 41% das vendas no Brasil

Relevância do Trade Marketing aumenta em agências, indústria e varejo

CMOs colaborativos são essenciais para crescimento de negócios

Compras do Dia das Crianças serão maiores em lojas físicas

3 Livros para auxiliar no planejamento de Marketing

Eleições e instabilidade não barraram investimentos em Marketing

Apesar do avanço de streaming, rádio impacta 86% da população

Inovação é necessidade estratégica para manter vantagem competitiva

Youtube mira no streaming e apresenta Youtube Music e Youtube Premium

Metade dos profissionais não colocam consumidores em primeiro lugar

Mercado de panetone cresce no Brasil

Smartphone será meio mais utilizado para compras do fim de ano

Preferência por fast-food varia conforme região brasileira

Fundação e Instituto Arcor lançam campanha de incentivo ao brincar

Mobile avança como mídia no mercado brasileiro

Infraestrutura das lojas virtuais garante o sucesso na Black Friday

5 tecnologias que mesclarão o trabalho entre humanos e máquinas

Pesquisa Heineken: mais da metade dos adultos bebem quando dirigem

PMEs estão confiantes na era da Inteligência Artificial

O que muda no atendimento ao consumidor com a API do WhatsApp

As 10 marcas mais lembradas pela diversidade em propaganda

Vivo, Raízen e Ericsson abrem chamada de startups com foco em IoT

Brasileiros são receptivos a anúncios digitais e querem personalização

5 inovações do Google Brasil em anúncios

Cabify faz parceria e product Marketing com Grupo Rouge

5 insights da Beleza na Terceira Idade

Grupo Edson Queiroz cria nova divisão de águas

Nível de atenção dos profissionais está mudando

C&A cria Fashion Futures para debater o futuro da moda

Brasil é o segundo maior país em buscas sobre beleza

Supermercado online avança globalmente

Comportamento do consumidor no quarto trimestre

Número de investimentos em insurtech sobem

Publicidade em aplicativos movimenta mais de 3 bilhões de dólares

Dia dos Pais aquece segundo semestre de 2018

Marketing 60+: a importância do consumidor sênior

Geração Z quer tecnologia para testar produtos na loja física

Busca por experiências fazem brasileiros se presentearem mais

Brasileiros preferem comprar online e buscar na loja física

Falta de experiência afasta consumidor do e-commerce

Homens são mais conservadores em relação aos produtos de beleza

Marcas crescem no Youtube com a Copa do Mundo



Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss