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Aposte no Marketing Direto

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Por | 28/02/2008

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Aposte no Marketing Direto

Por Nelise Zymberg*

Costumamos começar o ano com metas. Fazer dieta, retomar a ginástica, parar de fumar e ter mais tempo para a família costumam ser os primeiros itens da lista. Mas aí vai uma sugestão: que tal incluir o Marketing Direto neste rol de prioridades?
 
A maioria das empresas sabe que atender o consumidor nos dias de hoje significa, antes de tudo, disponiblizar o produto desejado a um preço que ele considere justo. No entanto, uma variável importante neste comportamento de compra é a percepção de valor. Esta percepção nada mais é do que a mensuração do que se está recebendo, está equilibrada com o que se esta pagando e é realizado pelo consumidor através de uma série de percepções de serviços experimentados.

Para tanto, é preciso conhecer o cliente, saber identificar as necessidades mais rápido que os concorrentes e se expressar corretamente através dos vários canais de comunicação disponíveis. Este  passa a ser o maior desafio das empresas. É aí que entra o Marketing Direto, que ajuda  as empresas a planejar este relacionamento e, o mais importante, mensurar o resultado obtido  em cada ação. As empresas precisam entender que é de extrema importância fazer a gestão deste relacionamento para conhecer qual o   conceito de valor sobre os produtos e serviços oferecidos.

O primeiro passo é investir em Database Marketing e ferramentas de CRM (Relaciomento com Cliente), para que todos os setores da organização possam ter acesso às informações dos clientes. Cadastrar corretamente e atualizar constantemente o banco de dados é de extrema importância para o sucesso das  ações com  clientes. É sabido que manter o cliente é muito mais barato que captar novos. Por isso, estratégias para retenção e recuperação de antigos clientes devem fazer parte do planejamento de Marketing Direto.

Para se ter resultado, é preciso seguir algumas etapas como: entender as necessidades dos clientes antes de planejar a ação (diagnóstico);  estabelecer objetivos (o que quer de fato);  identicação do público-alvo;  observação da oferta; comunicação e abordagem;  análise das mídias  e  canais; mensuração de resultado esperado; fulfillment  (que são todas as atividades necessárias para o atendimento de um pedido gerado por uma campanha de marketing direto); acompanhamento e controle;  cálculo do retorno sobre o investimento.

É importante fazer testes (mensurações planejadas) para identificar e realizar melhorias sistemáticas e aumentar a rentabilidade de campanhas ,  bem como diminuir os custos, validar pesquisas, predizer o futuro e estimular a criatividade. Portanto, construa  um   banco de  dados, mantenha-o atualizado, qualifique seus clientes e mãos  à  obra.

Desta forma o quesito sorte será apenas um coadjuvante, deixando para a eficiência e a eficácia o papel de destaque na sua empresa.  Aplicando o Marketing Direto em sua empresa, mesmo se a dieta, a ginástica, o convívio com a família e o tabagismo não melhorarem em 2008, você já terá uma boa razão para comemorar no ano que vem.

* Nelise Zymberg é  sócia-diretora  da Zymberg Marketing Direto,  professora  universitária e uma das pioneiras  no Brasil  na aplicação de CRM e  de Marketing  Direto. 
 
Acesse
www.zymberg.com.br

Por: Redação




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