Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Porque as pessoas ainda não aderiram ao e-commerce?

Porque as pessoas ainda não aderiram ao e-commerce?

Por | 19/12/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Porque as pessoas ainda não aderiram ao e-commerce?

Por Felipe Morais*

Por residir próximo a um grande shopping de São Paulo, os últimos dias tem sido um verdadeiro inferno para mim. Estamos a poucos dias do Natal e como sempre, as pessoas deixaram os presentes para os 45 minutos do 2º tempo.

Ainda fico um pouco surpreso ao ver as pessoas ficando uma hora na fila do estacionamento de um shopping ou ficar rodando atrás de presentes. Estamos na era da Internet. Quase tudo pode ser comprado via web.

Concordo que há produtos como roupas e sapatos que dificilmente serão itens comercializados por esse canal, pois as pessoas ainda precisam experimentar para decidir pela compra, mas ainda sim muitos produtos podem ser comprados em lojas virtuais. De forma prática, segura, com conforto e comodidade. Até comida se compra pela Internet hoje em dia.

Particularmente eu prefiro fazer uma compra via Submarino.com ou Americanas.com (que agora se uniram para formar uma única loja) sentado em minha cadeira tomando um refrigerante ao invés de enfrentar uma fila imensa atrás dos presentes. Fico lá por horas sem que ninguém me interrompa, sem filas, sem trânsito, sem que vendedores tentem me empurrar produtos que eu jamais vou usar, mas que eu preciso levar, pois "estão na promoção".

As compras online estão se modernizando e cada vez mais seguras. Posso falar isso com convicção, pois sou um "e-comprador" há bastante tempo e nunca tive problemas, aliás, para ser mais abrangente nunca conheci ninguém que comprou algo em lojas online e teve algum tipo de problema. Cheguei a comprar presentes em lojas pequenas e sempre honraram o compromisso.

A segurança não está apenas nos selos de proteção presentes nos sites que possuem lojas virtuais. Estão presentes também nas formas de pagamento pelo produto adquirido.

Recentemente li em alguns blogs o novo produto do banco HSBC, o MCASH. Esse sistema permite que as pessoas comprem seus produtos em lojas online e o pagamento seja debitado direto da sua conta corrente, sem precisar passar pelo cartão de crédito.

A pessoa efetua a compra, recebe 2 tipos de confirmação (SMS e voz) e só depois dessas confirmações, mais uma senha exclusiva digitada no celular (e que não é armazenada) é que o débito é feito. Rápido e seguro. As más notícias são que apenas 6 lojas são cadastradas (ainda) e apenas clientes HSBC podem usar essa tecnologia.

Cada vez mais estaremos presenciando a convergência de mídias. Celulares "falando" com a Internet que se comunicam com palm tops e sistemas de GPS.  Isso é excelente não apenas aqueles que trabalham e acreditam na Internet (como eu), mas é bom também para empresas que oferecem conforto e comodidade a seus clientes através de sistemas inteligentes que facilitam a vida agitada e corrida desse consumidor.

Não se tem mais tempo para sair e fazer compras, essa é a chave do sucesso para o crescimento do e-commerce, que no Brasil dobra de faturamento a cada ano. Me incluo nesse item perfeitamente.
As pessoas não podem perder uma hora indo a shopping, mas podem se dar o luxo de em 5 minutos sentados na frente de seu computador efetuar a compra de um presente, que pode tanto chegar na casa da pessoa como ser enviado para a sua casa e ela mesmo entregar.

Devemos olhar para a população brasileira e ver que não são todos que possuem Internet e Cartão de Crédito para efetuar uma compra online, mas acredito que uma grande parte dos 33 milhões de internautas brasileiros possuem cartões de crédito, mas ainda preferem usá-los em shoppings enfrentando filas, congestionamentos e pagando estacionamentos caros. Trocam o conforto pela guerra. E ainda reclamam.

* Felipe Morais é publicitário, pós-graduado em Planejamento Estratégico e coordenador de planejamento e mídia da A1 Brasil e mantém o Blog do Marketing http://felipe.morais.zip.net

Por: Redação








Comentários

Artigos do autor:

Dia dos Pais aquece segundo semestre de 2018

Marketing 60+: a importância do consumidor sênior

Geração Z quer tecnologia para testar produtos na loja física

Busca por experiências fazem brasileiros se presentearem mais

Brasileiros preferem comprar online e buscar na loja física

Falta de experiência afasta consumidor do e-commerce

Homens são mais conservadores em relação aos produtos de beleza

Marcas crescem no Youtube com a Copa do Mundo

Masculinidade: como os homens tem se comportado

Brasileiros que vivem de forma leve sentem mais prazer na vida

Nescau incentiva a inovação em exposição de produtos

O valor das marcas patrocinadoras da Copa e da Seleção Brasileira

Itaú é a marca mais mencionada no Twitter sobre Copa2018

Millennials ganham atenção do mercado de luxo

VidCon 2018: Youtube aposta em novas ferramentas

Restaurantes com promoções durante a Copa do Mundo são mais atrativos

Clientes estão muito mais exigentes, aponta Salesforce

Nescau convida consumidores de Toddy a torcerem junto pela seleção

Principais bancos do Brasil se unem e criam fintech

Coca-Cola é a patrocinadora mais lembrada da Copa do Mundo 2018

Google cria ferramentas para PMEs usarem na Copa e Dia dos Namorados

Marcas patrocinadoras do futebol pegam carona com a Copa do Mundo

Editora cria palavras cruzadas com memórias de quem tem Alzheimer

Hábitos e desejos de compra para a Copa do Mundo de 2018

Reputação diante dos provedores garante alta taxa de entregabilidade

Tecnologia e criatividade impulsionam valor das marcas

Skol muda nome e convoca marcas a se unirem pela causa LGBTQ+

Transformação tecnológica: por que tantas percepções diferentes?

Mobile continua forte na América Latina

Perfil dos gamers brasileiros: mulheres são maioria

Vilma, Grupo Zap e Herbalife se reposicionam no mercado

Saiba quais são as remunerações para quem atua em TI no Marketing

Dia das Mães: expectativa de boas vendas no e-commerce

Centennials buscam presente para o Dia das Mães nas redes sociais

Marketplace impulsiona vendas no e-commerce

Beauty Fair cria campanha de empoderamento pessoal

Apas Show 2018: veja o resumo do primeiro dia

7 dicas para os lojistas faturarem mais durante o Dia das Mães

Como a Inteligência Artificial pode interferir na jornada de compra

O Boticário apresenta novo modelo de loja em Salvador

Brasileiros buscam alimentação saudável sem radicalismos

Mauricio de Sousa e Dedé Santana fazem parceria para criação de circo

Mulheres mudam prioridades de vida após empoderamento

Por que bancos, serviços e varejo estão entre marcas mais valiosas?

Engajamento é fundamental para o sucesso do e-mail marketing

Santander cria serviço de transferência internacional com blockchain

Empresas consideram dados na definição da estratégia de negócios

Brasileiro está otimista e mais propenso a compras via mobile

Novos seniors são o futuro do crescimento do consumo

Tecnologia e mobilidade impactarão varejo nos próximos anos



Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss