Aromatização, a novidade de Feiras e Eventos | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Aromatização, a novidade de Feiras e Eventos

Aromatização, a novidade de Feiras e Eventos

Por | 23/01/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Aromatização, a novidade de Feiras e Eventos

Por Rubens Valentim*

Hoje, quando vamos a feiras e eventos, podemos prever algumas coisas que encontraremos lá: buffets, promotoras entregando todos os tipos de propaganda impressa, estandes cada vez mais chamativos e modernos, sorteios de prêmios, música, artistas circenses e performances, amostras e degustação de produtos, atrações especiais, e principalmente sacolas, muitas sacolas.

Isso tudo é feito exclusivamente com o objetivo de chamar a atenção das pessoas, tornar inesquecível um evento empresarial ou lançamento de produto e, no caso de feiras, o objetivo é atrair os visitantes para o estande das empresas.

No entanto, como foi dito no começo do texto, isso tudo já é previsível, como os ingredientes básicos de uma receita de bolo, e para tornar esse "bolo" mais atraente e irresistível, só há uma solução: inovar!

Com certeza não é fácil inovar, principalmente quando existe um comodismo de quem organiza eventos, usando sempre o mesmo check-list "velho de guerra". Contudo algumas pessoas buscam algo que cause um impacto, marque e chame a atenção num evento e a aromatização consegue preencher esses requisitos.

Imagine um evento de lançamento para um carro Off-Road, onde encontraremos alguns ingredientes básicos como: lindas promotoras ao lado do carro, o próprio carro num cenário com terra e lama, entre outros. Mas teríamos como ingrediente especial o cheiro de terra molhada, ou se o tema do cenário fosse o mato, teríamos o cheiro de grama molhada. Com certeza quem estiver neste evento ira se imaginar nestes dois ambientes citados, pois não somente o sentido da visão ira tentar passar isso a ele, mas o olfato também terá esta função. O olfato ira acionar as suas emoções, fazendo com que ele realmente acredite ter a experiência de dirigir o carro naquele tipo de ambiente.

Recentemente aromatizamos o evento de lançamento do Vectra GT com o cheiro de "carro novo". Isso fez com que os visitantes sentissem o mesmo "gostinho" daqueles que vão sentir quando comprarem o novo Vectra GT. Tivemos também um case de um de nossos clientes, que participou de uma feira de franchising e como o foco do mesmo é a venda de chocolates, aromatizamos o seu estande com cheiro de chocolate. Como possuímos equipamentos próprios para esse tipo de ambiente, o cheiro de chocolate podia ser sentido não apenas no corredor onde se encontrava o estande do nosso cliente, mas nos corredores paralelos também. Resultado: todos os visitantes queriam descobrir de qual estande vinha aquele cheiro irresistível de chocolate para visitá-lo!

Outro case aconteceu no carnaval carioca de 2007, onde aromatizamos o carro abre alas da Grande Rio com o cheiro de laranja, a aromatização chegou até as arquibancadas, emocionando e surpreendendo os espectadores presentes.

Esses são apenas alguns cases que mostram como as pessoas precisam de algo novo para ser estimuladas e a aromatização é uma grande novidade que está ganhando cada vez mais força neste segmento.

* Rubens Valentim é analista de marketing da Biomist, com formação em Gerenciamento da Comunicação Empresarial e Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. E-mail mkt.rubens@biomist.com.br

Acesse
www.biomist.com.br

Por: Redação




Comentários

Artigos do autor:

Inteligência de dados de ponta a ponta

3 barreiras a serem vencidas na mídia digital

Aumenta tempo de utilização de TV via Streaming entre brasileiros

10 tendências para mídias sociais em 2019

Presença digital das marcas brasileiras mais valiosas de 2018

Qual a maturidade do mercado de mídia programática no Brasil?

Tendências e oportunidades para o e-commerce brasileiro

Diminui o medo de perder emprego em função da tecnologia

3 tendências para o setor de viagens em 2019

10 tendências para o e-commerce em 2019

Top 10 melhores ações de Marketing de 2018

Top 8 ações de Marketing que não foram bem sucedidas

Gas Natural Fenosa passa a se chamar Naturgy

Brasileiros dão mais atenção à qualidade do que ao preço

9 tendências de consumo entre brasileiros

4 livros de Marketing para leitura de fim de ano

Como alavancar sua estratégia de Inbound Marketing

Black Friday deve crescer 13,3% em relação a 2017

Marcas se destacam ao antecipar Black Friday

Como fidelizar clientes após a Black Friday?

Brasil é um dos principais mercados para diversidade em Marketing

Black Friday une empresas na Virada Black Liberdade

Discriminação de gênero é problema entre meninas da Geração Z

Centennials: o novo motor econômico para as marcas

Após 15 anos, Roberto Gnypek deixa McDonald’s

Consumo de disco de vinil aumenta no Brasil

Tinder abre espaço para criadores de conteúdo

7 dicas para impulsionar as vendas de PMEs na Black Friday

Transações via smartphones representam 41% das vendas no Brasil

Relevância do Trade Marketing aumenta em agências, indústria e varejo

CMOs colaborativos são essenciais para crescimento de negócios

Compras do Dia das Crianças serão maiores em lojas físicas

3 Livros para auxiliar no planejamento de Marketing

Eleições e instabilidade não barraram investimentos em Marketing

Apesar do avanço de streaming, rádio impacta 86% da população

Inovação é necessidade estratégica para manter vantagem competitiva

Youtube mira no streaming e apresenta Youtube Music e Youtube Premium

Metade dos profissionais não colocam consumidores em primeiro lugar

Mercado de panetone cresce no Brasil

Smartphone será meio mais utilizado para compras do fim de ano

Preferência por fast-food varia conforme região brasileira

Fundação e Instituto Arcor lançam campanha de incentivo ao brincar

Mobile avança como mídia no mercado brasileiro

Infraestrutura das lojas virtuais garante o sucesso na Black Friday

5 tecnologias que mesclarão o trabalho entre humanos e máquinas

Pesquisa Heineken: mais da metade dos adultos bebem quando dirigem

PMEs estão confiantes na era da Inteligência Artificial

O que muda no atendimento ao consumidor com a API do WhatsApp

As 10 marcas mais lembradas pela diversidade em propaganda

Vivo, Raízen e Ericsson abrem chamada de startups com foco em IoT



Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss