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Aromatização, a novidade de Feiras e Eventos

Aromatização, a novidade de Feiras e Eventos

Por | 23/01/2008

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Aromatização, a novidade de Feiras e Eventos

Por Rubens Valentim*

Hoje, quando vamos a feiras e eventos, podemos prever algumas coisas que encontraremos lá: buffets, promotoras entregando todos os tipos de propaganda impressa, estandes cada vez mais chamativos e modernos, sorteios de prêmios, música, artistas circenses e performances, amostras e degustação de produtos, atrações especiais, e principalmente sacolas, muitas sacolas.

Isso tudo é feito exclusivamente com o objetivo de chamar a atenção das pessoas, tornar inesquecível um evento empresarial ou lançamento de produto e, no caso de feiras, o objetivo é atrair os visitantes para o estande das empresas.

No entanto, como foi dito no começo do texto, isso tudo já é previsível, como os ingredientes básicos de uma receita de bolo, e para tornar esse "bolo" mais atraente e irresistível, só há uma solução: inovar!

Com certeza não é fácil inovar, principalmente quando existe um comodismo de quem organiza eventos, usando sempre o mesmo check-list "velho de guerra". Contudo algumas pessoas buscam algo que cause um impacto, marque e chame a atenção num evento e a aromatização consegue preencher esses requisitos.

Imagine um evento de lançamento para um carro Off-Road, onde encontraremos alguns ingredientes básicos como: lindas promotoras ao lado do carro, o próprio carro num cenário com terra e lama, entre outros. Mas teríamos como ingrediente especial o cheiro de terra molhada, ou se o tema do cenário fosse o mato, teríamos o cheiro de grama molhada. Com certeza quem estiver neste evento ira se imaginar nestes dois ambientes citados, pois não somente o sentido da visão ira tentar passar isso a ele, mas o olfato também terá esta função. O olfato ira acionar as suas emoções, fazendo com que ele realmente acredite ter a experiência de dirigir o carro naquele tipo de ambiente.

Recentemente aromatizamos o evento de lançamento do Vectra GT com o cheiro de "carro novo". Isso fez com que os visitantes sentissem o mesmo "gostinho" daqueles que vão sentir quando comprarem o novo Vectra GT. Tivemos também um case de um de nossos clientes, que participou de uma feira de franchising e como o foco do mesmo é a venda de chocolates, aromatizamos o seu estande com cheiro de chocolate. Como possuímos equipamentos próprios para esse tipo de ambiente, o cheiro de chocolate podia ser sentido não apenas no corredor onde se encontrava o estande do nosso cliente, mas nos corredores paralelos também. Resultado: todos os visitantes queriam descobrir de qual estande vinha aquele cheiro irresistível de chocolate para visitá-lo!

Outro case aconteceu no carnaval carioca de 2007, onde aromatizamos o carro abre alas da Grande Rio com o cheiro de laranja, a aromatização chegou até as arquibancadas, emocionando e surpreendendo os espectadores presentes.

Esses são apenas alguns cases que mostram como as pessoas precisam de algo novo para ser estimuladas e a aromatização é uma grande novidade que está ganhando cada vez mais força neste segmento.

* Rubens Valentim é analista de marketing da Biomist, com formação em Gerenciamento da Comunicação Empresarial e Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. E-mail mkt.rubens@biomist.com.br

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www.biomist.com.br

Por: Redação




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