Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Publicidade

Do Guerrilherio ao Fazendeiro

Do Guerrilherio ao Fazendeiro

Por | 11/12/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Do Guerrilherio ao Fazendeiro

Por Marcelo Vianna*

Até recentemente, as estratégias de crescimento das empresas eram apoiadas, principalmente, na aquisição de novos clientes e no desenvolvimento de novos canais de distribuição. Diariamente, executivos de diferentes indústrias vestiam suas roupas camufladas, desembainhavam suas facas e, munidos de basucas e granadas, convocavam sua artilharia e partiam para a missão de capturar novos clientes. Com a proliferação e diversificação dos meios de comunicação, a missão do nosso guerrilheiro, quase sempre obtinha como resultados, elevados custos de marketing, baixa aquisição de consumidores e difícil mensuração do custo X retorno dos planos, canais e táticas utilizadas.

A partir dos últimos anos, crescer no mercado passa necessariamente por aumentar a rentabilidade por cliente, fidelizar, reter e recuperar os consumidores mais importantes. A evolução dessas estratégias de crescimento implicou em uma mudança de mentalidade das organizações e seus executivos. Hoje, ao amanhecer, nosso antigo guerrilheiro assume o papel de um autêntico fazendeiro. Descarta suas munições de guerra e, de posse de um ançinho e um regador, sai com a missão de plantar e cultivar clientes lucrativos.

Essa mudança de foco estratégico não ocorreu de uma hora para outra. Ela surge mediante as comprovações, nas pesquisas, de que, por exemplo, custa cinco vezes mais adquirir um novo consumidor que manter um cliente atual; 20% ou menos dos clientes de uma empresa respondem por, aproximadamente, 80% de sua receita e; 65% da média dos negócios de uma empresa vem de atuais clientes e de clientes satisfeitos. É verdade que esses percentuais podem sofrer pequenas variações, no entanto, quase sempre são comprovados em diferentes mercados, garantindo importantes colheitas de resultados e lucratividades.

* Marcelo Vianna é diretor de produtos e marketing da A!BodyTech Participações SA.

Acesse
www.abodytech.com.br

Por: Redação




Comentários

Artigos do autor:

Transações via smartphones representam 41% das vendas no Brasil

Relevância do Trade Marketing aumenta em agências, indústria e varejo

CMOs colaborativos são essenciais para crescimento de negócios

Compras do Dia das Crianças serão maiores em lojas físicas

3 Livros para auxiliar no planejamento de Marketing

Eleições e instabilidade não barraram investimentos em Marketing

Apesar do avanço de streaming, rádio impacta 86% da população

Inovação é necessidade estratégica para manter vantagem competitiva

Youtube mira no streaming e apresenta Youtube Music e Youtube Premium

Metade dos profissionais não colocam consumidores em primeiro lugar

Mercado de panetone cresce no Brasil

Smartphone será meio mais utilizado para compras do fim de ano

Preferência por fast-food varia conforme região brasileira

Fundação e Instituto Arcor lançam campanha de incentivo ao brincar

Mobile avança como mídia no mercado brasileiro

Infraestrutura das lojas virtuais garante o sucesso na Black Friday

5 tecnologias que mesclarão o trabalho entre humanos e máquinas

Pesquisa Heineken: mais da metade dos adultos bebem quando dirigem

PMEs estão confiantes na era da Inteligência Artificial

O que muda no atendimento ao consumidor com a API do WhatsApp

As 10 marcas mais lembradas pela diversidade em propaganda

Vivo, Raízen e Ericsson abrem chamada de startups com foco em IoT

Brasileiros são receptivos a anúncios digitais e querem personalização

5 inovações do Google Brasil em anúncios

Cabify faz parceria e product Marketing com Grupo Rouge

5 insights da Beleza na Terceira Idade

Grupo Edson Queiroz cria nova divisão de águas

Nível de atenção dos profissionais está mudando

C&A cria Fashion Futures para debater o futuro da moda

Brasil é o segundo maior país em buscas sobre beleza

Supermercado online avança globalmente

Comportamento do consumidor no quarto trimestre

Número de investimentos em insurtech sobem

Publicidade em aplicativos movimenta mais de 3 bilhões de dólares

Dia dos Pais aquece segundo semestre de 2018

Marketing 60+: a importância do consumidor sênior

Geração Z quer tecnologia para testar produtos na loja física

Busca por experiências fazem brasileiros se presentearem mais

Brasileiros preferem comprar online e buscar na loja física

Falta de experiência afasta consumidor do e-commerce

Homens são mais conservadores em relação aos produtos de beleza

Marcas crescem no Youtube com a Copa do Mundo

Brasileiros que vivem de forma leve sentem mais prazer na vida

Masculinidade: como os homens tem se comportado

Nescau incentiva a inovação em exposição de produtos

O valor das marcas patrocinadoras da Copa e da Seleção Brasileira

Itaú é a marca mais mencionada no Twitter sobre Copa2018

Millennials ganham atenção do mercado de luxo

VidCon 2018: Youtube aposta em novas ferramentas

Restaurantes com promoções durante a Copa do Mundo são mais atrativos



Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss