O caminho certo | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

O caminho certo

O caminho certo

Por | 12/12/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O caminho certo

Por Denise von Poser*

Com certeza o cotidiano profissional e empresarial é muito árduo atualmente. O que acontece? O que falta? Estamos completamente carentes de um "norte" correto! Onde queremos ir? Por quê? Precisamos aprender a filtrar as informações que chegam a nós, todos os dias, para acalmar nossas mentes e parar de REAGIR! Quando reagimos, não agimos. Quem age é o estrategista, quem reage é quem apenas sente e não pensa.

Análises são absolutamente necessárias para que possamos concluir e estrategiar. (Strategos - grego = general, comandante supremo). Fico absolutamente pasmada quando uma estratégia é feita sem uma análise SWOT, que é um processo básico, até mesmo para tomar uma decisão pessoal. Outra coisa que também é esquecido frequentemente: um belo planejamento sempre é feito com o foco trinário: pessoas, processos e tecnologia. Nesta ordem de importância!

Pessoas
- Liberar o potencial das pessoas para alcançar os resultados ambicionados.
Tanto se fala em treinamento de pessoas. Isto é absolutamente infrutífero. Treinamos pessoas para a execução de processos mecânicos. Quantas vezes ficamos "trancados" em hotéis-fazenda, durante dias, e detestamos este momento? Qual foi a real produtividade deste processo? Qual foi o residual?
Pessoas precisam ser CAPACITADAS, ou seja, precisam receber conhecimento e argumento para tomarem novas atitudes e conferirem novos resultados.
O que é MOTIVAÇÃO? Um programa de treinamento motivacional. (urghh!) Isto é pouco inteligente! Motivação é motivo + ação para se fazer qualquer coisa. Vem de dentro para fora e não ao contrário.

Processos
- Definir a direção.
A seqüência lógica é: Onde estou, para onde vou, com quais recursos, em que tempo, para quais resultados. E a direção deve ser horizontal e não vertical. Há muito, o trabalho funcional tornou-se obsoleto. Hoje o sucesso está muito mais garantido em processos. Por isso a Gerência em Projetos é necessária para qualquer planejamento estratégico.

- Criar diferencial.
A oferta é muito maior que a demanda. Assim, tudo se tornou commodity. Precisamos oferecer SOLUÇÕES e estas precisam ser realmente percebidas, do contrário não sobreviveremos.

- Buscar forte resultado.
Quando não há paixão, não há resultado real e a mediocridade (zona mediana, comum), se instala. Quando os grandes objetivos, não mais permeiam nossas vidas, ela começa a se esvair.
Quando acordamos pela manhã e pensamos: Que horror, vou ter que ir trabalhar novamente. Precisamos urgentemente procurar novos desafios. Quando paramos de conferir resultados às empresas que "alugam nossos cérebros", paramos de produzir resultados, para nós mesmos. A falência pessoal se instala.

Tecnologia
- A tecnologia apóia. Precisamos destas ferramentas porém não podemos nos enganar achando que "elas pensam"!

Peter Drucker (meu grande ídolo!) afirmava que os estrategistas de hoje e de amanhã, precisam estar preparados para produzir e gerir o CONHECIMENTO até pelo menos os 85 anos de suas vidas! O que somos? Estrategistas ou Executores? A decisão é nossa. Pessoas, pessoas, pessoas. Este é o foco central. Então, sejamos muito inteligentes a ponto de não subestimá-las, do contrário também vamos fazer o mesmo conosco. O futuro já está acontecendo hoje.

* Denise von Poser é Professora da Pós-Graduação da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing e Consultora em Estratégias de Comunicação e Marketing Estratégico - DBNASO.

Acesse
www.espm.br

Por: Redação




Comentários

Artigos do autor:

Brasil é um dos principais mercados para diversidade em Marketing

Black Friday une empresas na Virada Black Liberdade

Discriminação de gênero é problema entre meninas da Geração Z

Centennials: o novo motor econômico para as marcas

Após 15 anos, Roberto Gnypek deixa McDonald’s

Consumo de disco de vinil aumenta no Brasil

Tinder abre espaço para criadores de conteúdo

7 dicas para impulsionar as vendas de PMEs na Black Friday

Transações via smartphones representam 41% das vendas no Brasil

Relevância do Trade Marketing aumenta em agências, indústria e varejo

CMOs colaborativos são essenciais para crescimento de negócios

Compras do Dia das Crianças serão maiores em lojas físicas

3 Livros para auxiliar no planejamento de Marketing

Eleições e instabilidade não barraram investimentos em Marketing

Apesar do avanço de streaming, rádio impacta 86% da população

Inovação é necessidade estratégica para manter vantagem competitiva

Youtube mira no streaming e apresenta Youtube Music e Youtube Premium

Metade dos profissionais não colocam consumidores em primeiro lugar

Mercado de panetone cresce no Brasil

Smartphone será meio mais utilizado para compras do fim de ano

Preferência por fast-food varia conforme região brasileira

Fundação e Instituto Arcor lançam campanha de incentivo ao brincar

Mobile avança como mídia no mercado brasileiro

Infraestrutura das lojas virtuais garante o sucesso na Black Friday

5 tecnologias que mesclarão o trabalho entre humanos e máquinas

Pesquisa Heineken: mais da metade dos adultos bebem quando dirigem

PMEs estão confiantes na era da Inteligência Artificial

O que muda no atendimento ao consumidor com a API do WhatsApp

As 10 marcas mais lembradas pela diversidade em propaganda

Vivo, Raízen e Ericsson abrem chamada de startups com foco em IoT

Brasileiros são receptivos a anúncios digitais e querem personalização

5 inovações do Google Brasil em anúncios

Cabify faz parceria e product Marketing com Grupo Rouge

5 insights da Beleza na Terceira Idade

Grupo Edson Queiroz cria nova divisão de águas

Nível de atenção dos profissionais está mudando

C&A cria Fashion Futures para debater o futuro da moda

Brasil é o segundo maior país em buscas sobre beleza

Supermercado online avança globalmente

Comportamento do consumidor no quarto trimestre

Número de investimentos em insurtech sobem

Publicidade em aplicativos movimenta mais de 3 bilhões de dólares

Dia dos Pais aquece segundo semestre de 2018

Marketing 60+: a importância do consumidor sênior

Geração Z quer tecnologia para testar produtos na loja física

Busca por experiências fazem brasileiros se presentearem mais

Brasileiros preferem comprar online e buscar na loja física

Falta de experiência afasta consumidor do e-commerce

Homens são mais conservadores em relação aos produtos de beleza

Marcas crescem no Youtube com a Copa do Mundo



Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss