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Por | 17/11/2006

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Web Marketing

A Internet é um canal de vendas que requer pouco investimento e, quando bem trabalhado, gera ótimos lucros.

Por Danilo Merino*

Apesar do pouco tempo de existência a Internet possibilitou que várias teses de marketing que antes eram somente modelos tecnicamente impossíveis de se realizar fossem colocados em prática, muitas experiências estão sendo desenvolvidas baseadas nesta nova forma de trabalhar o Marketing.

Um dos grandes benefícios da Internet é permitir pequenas e médias empresas agirem como grandes, utilizando infra-estrutura de baixo custo e substituindo uma rede de distribuição geralmente cara por uma infra-estrutura pública largamente compartilhada em todo o mundo.

Atualmente se utiliza muito a Internet para publicar, comparar e vender produtos, o que tem sido um fator diferenciado na hora do investimento em marketing.

O marketing é um processo conduzido por organizações ou pessoas que visam facilitar a comercialização de bens ou serviços contendo valor agregado e que permitem as empresas conhecerem o mercado presente e o potencial para determinado produto com a finalidade de aumentar o volume das vendas prevendo o que, quando, onde, com que imagem, em que quantidade e a que preço será possível disponibilizar o produto no mercado.

Avaliando o Marketing Tradicional e comparando ao Web Marketing podemos considerar no mundo atual o Marketing na Internet como uma evolução do Marketing Tradicional considerando fatores como:
• Atinge camadas fortemente formadoras e multiplicadoras de opinião;
• Oferece benefícios que mídia alguma oferece como interatividade imediata com o consumidor potencializando o efeito da mensagem publicitária, se bem criada e produzida;
• Reduz custos e aumenta a agilidade com relação a fornecedores;
• Acesso fácil e rápido às informações dos produtos e/ou serviços.

Sendo assim, o Web Marketing representa um papel importante na Internet e precisa oferecer pelo menos uma vantagem para que o consumidor se interesse pela venda on-line como:
• Preço menor
• Maior sortimento de produtos
• Serviços diferenciados
• Maior conveniência
• Gratificação imediata (entrega rápida)
• Entretenimento e maior divertimento.

O Web Marketing pode ser realizado por qualquer empresa, independente do seu porte, mas que se disponha a investir no relacionamento com seus clientes, ouvindo e entendendo suas necessidades. Toda a ação via Internet que visam ampliar os negócios da empresa obtendo mais informações dos clientes e prospects (novos clientes) é também conhecido como Web Marketing, envolvendo campanhas de relacionamento com seu público-alvo e fortalecimento de sua marca no mercado, utilizando recursos digitais pré-estabelecidos em planos de marketing que vise, principalmente, estabelecer um relacionamento com o seu público através de conteúdos informativos de seu interesse.

O cliente, com acesso quase instantâneo a qualquer tipo de informação, desejará estabelecer trocas e relacionamentos, no momento que lhe convier e quando desejar, por meio da Internet que revoluciona o comércio e os hábitos de compra.

Abaixo, um comparativo Marketing Tradicional X Web Marketing

Marketing Tradicional
Produto 
- Exposição dos produtos nas prateleiras ou em vitrines, onde o cliente toca, experimenta ou saboreia;
- São lançados seguindo o sistema de produção da empresa.

Preço
- A diferenciação de preços depende da seleção pelo próprio consumidor na loja e negociações com o vendedor.

Praça 
- Endereço físico da loja;
- Alcance do bairro limitado até a cidade onde se localiza a loja;
- Usa segmentação baseada em perfis demográficos e psicograficos dos atuais consumidores;
- Os canais de distribuição dependem de intermediários ou de venda por vendedores;
- Logística mais planejada.

Promoção 
- Promoções são distribuídas por área geográfica;
- A comunicação é projetada para a "media" ou individuo "típico" de um público-alvo;
- Mala direta ou catálogos para residências;
- Anúncios em revistas, jornais e outdoors;
- Mídia de massa: televisão.

Web Marketing
Produto 
- Diferenciado pela comodidade e rapidez na compra, os catálogos on-line, mostram as fotos das figuras com fichas técnicas e informações detalhadas dos produtos e serviços;
- O sucesso das vendas on-line ainda é governado pela exposição ao mercado-alvo correto.

Preço 
- Sites de pesquisa de preço que reflete na competitividade de preços on-line;
- A Internet reintroduziu leilões, ofertas, pechinchas...
Isto altera o comportamento do consumidor. A marca não mais garante uma proteção para fixação de preços.

Praça 
- Lojas, shoppings virtuais oferecem canal direto de compra na forma de catálogos eletrônicos on-line, sendo entregue na casa do cliente;
- Endereço virtual da loja na Internet;
- Usa dados sobre comportamento real para identificar consumidores e modelos estatísticos para acessar seu potencial individual de consumo e retorno;
- Alcance global;
- Logística mais complicada dificultando o prazo de entrega.
Promoção 
- Promoções são organizadas de acordo com o histórico de comportamento de consumo do individuo;
- A comunicação é individualizada e baseada em informações detalhadas do consumidor;
- O uso do e-mail marketing é mais eficiente e mais barato do que via correio;
- Sites de busca para divulgação e procura do bem;
- Custo mais baixo comparado com a mídia tradicional, portanto o custo da propaganda na Internet é bem menor e a maioria dos sites opera horas por dia, todos os dias, o ano todo.

*Danilo W. Merino é formado em Desenho Industrial e pós-graduado pelo IBPINet no Curso ASIT (Advanced School of Internet Technology), atualmente Sócio-Diretor da 2nd Design Digital. 
Contato: danilo@2nd.com.br
Site: www.2nd.com.br

Por: Redação




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