Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Web Marketing

Web Marketing

Por | 17/11/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Web Marketing

A Internet é um canal de vendas que requer pouco investimento e, quando bem trabalhado, gera ótimos lucros.

Por Danilo Merino*

Apesar do pouco tempo de existência a Internet possibilitou que várias teses de marketing que antes eram somente modelos tecnicamente impossíveis de se realizar fossem colocados em prática, muitas experiências estão sendo desenvolvidas baseadas nesta nova forma de trabalhar o Marketing.

Um dos grandes benefícios da Internet é permitir pequenas e médias empresas agirem como grandes, utilizando infra-estrutura de baixo custo e substituindo uma rede de distribuição geralmente cara por uma infra-estrutura pública largamente compartilhada em todo o mundo.

Atualmente se utiliza muito a Internet para publicar, comparar e vender produtos, o que tem sido um fator diferenciado na hora do investimento em marketing.

O marketing é um processo conduzido por organizações ou pessoas que visam facilitar a comercialização de bens ou serviços contendo valor agregado e que permitem as empresas conhecerem o mercado presente e o potencial para determinado produto com a finalidade de aumentar o volume das vendas prevendo o que, quando, onde, com que imagem, em que quantidade e a que preço será possível disponibilizar o produto no mercado.

Avaliando o Marketing Tradicional e comparando ao Web Marketing podemos considerar no mundo atual o Marketing na Internet como uma evolução do Marketing Tradicional considerando fatores como:
• Atinge camadas fortemente formadoras e multiplicadoras de opinião;
• Oferece benefícios que mídia alguma oferece como interatividade imediata com o consumidor potencializando o efeito da mensagem publicitária, se bem criada e produzida;
• Reduz custos e aumenta a agilidade com relação a fornecedores;
• Acesso fácil e rápido às informações dos produtos e/ou serviços.

Sendo assim, o Web Marketing representa um papel importante na Internet e precisa oferecer pelo menos uma vantagem para que o consumidor se interesse pela venda on-line como:
• Preço menor
• Maior sortimento de produtos
• Serviços diferenciados
• Maior conveniência
• Gratificação imediata (entrega rápida)
• Entretenimento e maior divertimento.

O Web Marketing pode ser realizado por qualquer empresa, independente do seu porte, mas que se disponha a investir no relacionamento com seus clientes, ouvindo e entendendo suas necessidades. Toda a ação via Internet que visam ampliar os negócios da empresa obtendo mais informações dos clientes e prospects (novos clientes) é também conhecido como Web Marketing, envolvendo campanhas de relacionamento com seu público-alvo e fortalecimento de sua marca no mercado, utilizando recursos digitais pré-estabelecidos em planos de marketing que vise, principalmente, estabelecer um relacionamento com o seu público através de conteúdos informativos de seu interesse.

O cliente, com acesso quase instantâneo a qualquer tipo de informação, desejará estabelecer trocas e relacionamentos, no momento que lhe convier e quando desejar, por meio da Internet que revoluciona o comércio e os hábitos de compra.

Abaixo, um comparativo Marketing Tradicional X Web Marketing

Marketing Tradicional
Produto 
- Exposição dos produtos nas prateleiras ou em vitrines, onde o cliente toca, experimenta ou saboreia;
- São lançados seguindo o sistema de produção da empresa.

Preço
- A diferenciação de preços depende da seleção pelo próprio consumidor na loja e negociações com o vendedor.

Praça 
- Endereço físico da loja;
- Alcance do bairro limitado até a cidade onde se localiza a loja;
- Usa segmentação baseada em perfis demográficos e psicograficos dos atuais consumidores;
- Os canais de distribuição dependem de intermediários ou de venda por vendedores;
- Logística mais planejada.

Promoção 
- Promoções são distribuídas por área geográfica;
- A comunicação é projetada para a "media" ou individuo "típico" de um público-alvo;
- Mala direta ou catálogos para residências;
- Anúncios em revistas, jornais e outdoors;
- Mídia de massa: televisão.

Web Marketing
Produto 
- Diferenciado pela comodidade e rapidez na compra, os catálogos on-line, mostram as fotos das figuras com fichas técnicas e informações detalhadas dos produtos e serviços;
- O sucesso das vendas on-line ainda é governado pela exposição ao mercado-alvo correto.

Preço 
- Sites de pesquisa de preço que reflete na competitividade de preços on-line;
- A Internet reintroduziu leilões, ofertas, pechinchas...
Isto altera o comportamento do consumidor. A marca não mais garante uma proteção para fixação de preços.

Praça 
- Lojas, shoppings virtuais oferecem canal direto de compra na forma de catálogos eletrônicos on-line, sendo entregue na casa do cliente;
- Endereço virtual da loja na Internet;
- Usa dados sobre comportamento real para identificar consumidores e modelos estatísticos para acessar seu potencial individual de consumo e retorno;
- Alcance global;
- Logística mais complicada dificultando o prazo de entrega.
Promoção 
- Promoções são organizadas de acordo com o histórico de comportamento de consumo do individuo;
- A comunicação é individualizada e baseada em informações detalhadas do consumidor;
- O uso do e-mail marketing é mais eficiente e mais barato do que via correio;
- Sites de busca para divulgação e procura do bem;
- Custo mais baixo comparado com a mídia tradicional, portanto o custo da propaganda na Internet é bem menor e a maioria dos sites opera horas por dia, todos os dias, o ano todo.

*Danilo W. Merino é formado em Desenho Industrial e pós-graduado pelo IBPINet no Curso ASIT (Advanced School of Internet Technology), atualmente Sócio-Diretor da 2nd Design Digital. 
Contato: danilo@2nd.com.br
Site: www.2nd.com.br

Por: Redação








Comentários

Artigos do autor:

Publicidade em aplicativos movimenta mais de 3 bilhões de dólares

Dia dos Pais aquece segundo semestre de 2018

Marketing 60+: a importância do consumidor sênior

Geração Z quer tecnologia para testar produtos na loja física

Busca por experiências fazem brasileiros se presentearem mais

Brasileiros preferem comprar online e buscar na loja física

Falta de experiência afasta consumidor do e-commerce

Homens são mais conservadores em relação aos produtos de beleza

Marcas crescem no Youtube com a Copa do Mundo

Brasileiros que vivem de forma leve sentem mais prazer na vida

Masculinidade: como os homens tem se comportado

Nescau incentiva a inovação em exposição de produtos

O valor das marcas patrocinadoras da Copa e da Seleção Brasileira

Itaú é a marca mais mencionada no Twitter sobre Copa2018

Millennials ganham atenção do mercado de luxo

VidCon 2018: Youtube aposta em novas ferramentas

Restaurantes com promoções durante a Copa do Mundo são mais atrativos

Clientes estão muito mais exigentes, aponta Salesforce

Nescau convida consumidores de Toddy a torcerem junto pela seleção

Principais bancos do Brasil se unem e criam fintech

Coca-Cola é a patrocinadora mais lembrada da Copa do Mundo 2018

Google cria ferramentas para PMEs usarem na Copa e Dia dos Namorados

Editora cria palavras cruzadas com memórias de quem tem Alzheimer

Marcas patrocinadoras do futebol pegam carona com a Copa do Mundo

Hábitos e desejos de compra para a Copa do Mundo de 2018

Reputação diante dos provedores garante alta taxa de entregabilidade

Tecnologia e criatividade impulsionam valor das marcas

Skol muda nome e convoca marcas a se unirem pela causa LGBTQ+

Transformação tecnológica: por que tantas percepções diferentes?

Mobile continua forte na América Latina

Perfil dos gamers brasileiros: mulheres são maioria

Vilma, Grupo Zap e Herbalife se reposicionam no mercado

Saiba quais são as remunerações para quem atua em TI no Marketing

Dia das Mães: expectativa de boas vendas no e-commerce

Centennials buscam presente para o Dia das Mães nas redes sociais

Marketplace impulsiona vendas no e-commerce

Beauty Fair cria campanha de empoderamento pessoal

Apas Show 2018: veja o resumo do primeiro dia

7 dicas para os lojistas faturarem mais durante o Dia das Mães

Como a Inteligência Artificial pode interferir na jornada de compra

O Boticário apresenta novo modelo de loja em Salvador

Brasileiros buscam alimentação saudável sem radicalismos

Mauricio de Sousa e Dedé Santana fazem parceria para criação de circo

Mulheres mudam prioridades de vida após empoderamento

Por que bancos, serviços e varejo estão entre marcas mais valiosas?

Engajamento é fundamental para o sucesso do e-mail marketing

Santander cria serviço de transferência internacional com blockchain

Empresas consideram dados na definição da estratégia de negócios

Brasileiro está otimista e mais propenso a compras via mobile

Tecnologia e mobilidade impactarão varejo nos próximos anos



Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss