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Mídias Sociais. A nova mídia?

Mídias Sociais. A nova mídia?

Por | 21/11/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

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Mídias Sociais. A nova mídia?

Por Felipe Morais

Nos departamentos de marketing, muito se fala sobre atingir o público onde ele está. Tal qual Milton Nascimento disse uma vez em uma das suas mais famosas canções: "todo o artista tem que ir aonde o povo está". A palavra da moda na comunicação é SEGMENTAÇÃO - conceito que bem usado impede que os anunciantes gastem verba a mais na comunicação. Evita-se a chamada dispersão da mensagem, quando um anunciante fala com públicos que ele não pretende. Uma das célebres frases do mercado da comunicação é: "Sei que jogo fora metade da minha verba de mídia. Só não sei qual metade".  Quando se fala em segmentação, esse número é muito menor.

A internet ganhou muita força entre os anunciantes por proporcionar um alto poder de segmentação, poder que nenhum outro veículo consegue da mesma forma. Claro, que na televisão, rádio, jornal e revista é possível segmentar, mesmo sendo veículos de massa, mas nenhum deles é tão eficiente quanto a internet. Duas formas de chegar ao público - através de um alto poder de segmentar a mensagem ou o público - estão ganhando muita força: Links Patrocinados e Mídias Sociais. Os links, como muitos já conhecem são anúncios em buscadores, baseados em palavras-chave. Sua eficácia se baseia na aparição do anúncio no momento que o usuário busca por um determinado assunto em mecanismos como Google e Yahoo! Mídias sociais está baseada em divulgação de produtos ou serviços para um determinado grupo de pessoas que criaram uma comunidade em volta de algo que esteja ligado ao que será divulgado, ou seja, se eu crio uma comunidade "eu amo viajar" empresas como TAM, Gol, CVC, Stella Barros podem se interessar em "falar" com os membros da minha comunidade, afinal, essa mídia além de eficaz, assim como Links Patrocinados, é barata.

Alguns segmentos de mercado podem - e muito - serem beneficiados pela ação de mídia social. Recentemente, no evento Marketing de Relacionamento na Web, um representante da indústria farmacêutica explicou o porquê a sua empresa aposta nessa ação: Ele não vende o produto para o consumidor final, ela precisa de um intermediário, os médicos, que receitam seus remédios aos pacientes. Por isso, para essa empresa, ter uma comunidade de médicos e falar com eles, é algo que pode trazer um resultado superior e um investimento muito baixo em relação a mídias tradicionais, até mesmo investimento em mídia online. A própria internet é a grande rede de relacionamentos que engloba pequenas redes divididas por temas. MySpace, Facebook e Orkut são as maiores comunidades da rede, mas há milhares de outras menores, porém com uma eficácia superior, afinal, esses sites de relacionamentos abrem para que uma pessoa participe de várias comunidades com o mesmo perfil, ao passo que comunidades menores, fazem com que a pessoa participe e interaja apenas com aquela.

Não apenas a indústria farmacêutica pode usar essa ação de redes sociais para falar com consumidores ou públicos-alvo. O site www.omeucardapio.com.br é um bom exemplo disso. Em volta do tema gastronomia, pessoas se fecham em uma comunidade para troca de informações, assim, restaurantes em geral, estão participando como usuários para se relacionar com outros usuários: pessoa física se relacionando com pessoa jurídica de uma forma única, com a mesma linguagem, tornado a rede o mais pessoal possível. As redes sociais têm como objetivo integrar e disseminar a comunicação em sua total abrangência, sendo uma comunidade para troca de receitas culinárias ou para debater seriados na TV a Cabo, são redes dinâmicas que crescem a cada dia, mas que mal trabalhadas pode morrer em poucos dias também. Redes criam laços. Pessoas do mundo inteiro se conectam e conversam sem nunca terem se visto pessoalmente.

 

 

Para as marcas, redes sociais são, além de grandes potencializadores da mensagem, um campo potencial de duas vias: A primeira via é da empresa para com seus clientes, cabendo análises quantitativas e qualitativas sobre seus produtos, serviços e até mesmo avaliações de branding e disponibilizar oportunidades. A outra via é do mercado para a empresa, onde as redes podem ser fontes de caça de talentos ou um canal de comunicação do público para com a empresa. O mais importante das redes é ter um bom sistema de métricas, aliás, a palavra MÉTRICA é fundamental para o sucesso de qualquer ação, sendo com redes sociais ou não. Medir os resultados de uma ação, analisar os resultados pensando na influência e conectividade entre as pessoas, apostando na eficiência, crescimento das conexões é o grande resultado da ação. Muitas vezes essa ação pode não refletir em venda efetiva, mas gera uma comunidade em volta de uma marca e que se essa comunidade for para falar bem da marca, experiências positivas e prazerosas, os resultados em vendas virão e se manterão no longo prazo. Redes sociais criam consumidores fieis. Desde que bem trabalhadas.

* Felipe Morais, publicitário, pós graduado em marketing e especialista em planejamento de comunicação, atua nas áreas de planejamento e mídia online.   

Acesse
www.felipemorais.weebly.com

Por: Redação




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