Marketing e a Responsabilidade Social | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Marketing e a Responsabilidade Social

Marketing e a Responsabilidade Social

Por | 07/11/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Marketing e a Responsabilidade Social
 
Por João Baptista Sundfeld*
 
A responsabilidade social tem sido tratada mais como uma ação corporativa. Porém, a forma ideal para atingirmos o objetivo seria divulgarmos que a ação social pode e deve ser abrangente e incluir a maioria da população. Nem sempre a ação social necessita o emprego de dinheiro. A solidariedade entre os seres humanos é um valor cultural que precisa ser difundido na educação das pessoas desde a mais tenra idade.

O filósofo grego Sócrates também acreditava que os indivíduos deveriam cultivar um forte caráter e desenvolver muitas virtudes pessoais e a solidariedade é, indiscutivelmente, uma grande virtude. Analisando a palavra "responsabilidade" constatamos que é definida como estado, qualidade ou um dever que inclui o que eticamente significa ser encarregado do bem - estar de outra pessoa. Implica também na habilidade para agir sem orientação ou autoridade superior, por conta própria. Portanto, a responsabilidade social deve ser entendida como produto de todos os indivíduos de uma comunidade e não somente por ações de governos ou empresas.

Recentemente, falando sobre o assunto para um auditório composto por jovens moças e rapazes de classe de renda elevada, perguntei o que pensavam sobre as declarações de visão futura, missão e valores, apresentadas pelas empresas em seus planos de gestão e afixadas nas recepções de escritórios e áreas industriais. A maioria desses jovens - cerca de 80% - mostrou-se incrédula quanto à eficácia dessas declarações, ou seja, colocando em dúvida se a empresa, de fato, pratica o que escreveu ou trata-se apenas de marketing social, para convencer os clientes de que a empresa está consciente de seu papel perante a sociedade.
 
Essa desconfiança da juventude não é gratuita já que vimos assistindo, em todo o mundo, a desintegração de valores morais, éticos e religiosos. Um funcionário da CIA americana foi preso porque foi corrompido e sua ganância apontou para a execução de quase uma dúzia de valiosos agentes na época da guerra fria entre Estados Unidos e a União Soviética. Fraudes no sistema social em vários países, inclusive no Brasil, demonstram que é real e crescente a falta de escrúpulos de políticos e dirigentes nos quais a sociedade depositava confiança.

Pessimismos à parte, consideramos que as iniciativas empresarias demonstrando ações adequadas para com a responsabilidade social, fazem sentido em duas vertentes. A primeira é divulgar ao mercado as boas ações envolvendo suas marcas com inegável caráter de campanhas publicitárias e, a segunda vertente atinge o alvo quando divulgam ações como a aplicação de recursos na educação e formação especializada para jovens de poucos recursos financeiros, apoio a campanhas de vacinação e uso de fármacos sob controle médico, uso de papéis reciclados e outras de reconhecido valor social.
         
As reações da sociedade revelam-se adequadas quando se sabe da existência de 250 mil organizações voltadas para obras sociais, segundo dados da Rede de Informações do Terceiro Setor - Rits. Concluindo, cremos que o apoio às iniciativas para que a responsabilidade social seja enfatizada nas famílias, nas escolas e nos ambientes empresariais, seja o caminho certo para tornar as pessoas íntegras e para aumentarmos os valores que dignificam o ser humano.
 
* João Baptista Sundfeld é economista, pós-graduado em marketing, mestre em educação pela PUC-SP e professor na ESPM, PUC e USP. É consultor em gestão empresarial da Sundfeld & Associados.

Acesse
www.sundfeld.com.br

Por: Redação




Comentários

Artigos do autor:

Gas Natural Fenosa passa a se chamar Naturgy

Brasileiros dão mais atenção à qualidade do que ao preço

9 tendências de consumo entre brasileiros

4 livros de Marketing para leitura de fim de ano

Como alavancar sua estratégia de Inbound Marketing

Black Friday deve crescer 13,3% em relação a 2017

Marcas se destacam ao antecipar Black Friday

Como fidelizar clientes após a Black Friday?

Brasil é um dos principais mercados para diversidade em Marketing

Black Friday une empresas na Virada Black Liberdade

Discriminação de gênero é problema entre meninas da Geração Z

Centennials: o novo motor econômico para as marcas

Após 15 anos, Roberto Gnypek deixa McDonald’s

Consumo de disco de vinil aumenta no Brasil

Tinder abre espaço para criadores de conteúdo

7 dicas para impulsionar as vendas de PMEs na Black Friday

Transações via smartphones representam 41% das vendas no Brasil

Relevância do Trade Marketing aumenta em agências, indústria e varejo

CMOs colaborativos são essenciais para crescimento de negócios

Compras do Dia das Crianças serão maiores em lojas físicas

3 Livros para auxiliar no planejamento de Marketing

Eleições e instabilidade não barraram investimentos em Marketing

Apesar do avanço de streaming, rádio impacta 86% da população

Inovação é necessidade estratégica para manter vantagem competitiva

Youtube mira no streaming e apresenta Youtube Music e Youtube Premium

Metade dos profissionais não colocam consumidores em primeiro lugar

Mercado de panetone cresce no Brasil

Smartphone será meio mais utilizado para compras do fim de ano

Preferência por fast-food varia conforme região brasileira

Fundação e Instituto Arcor lançam campanha de incentivo ao brincar

Mobile avança como mídia no mercado brasileiro

Infraestrutura das lojas virtuais garante o sucesso na Black Friday

5 tecnologias que mesclarão o trabalho entre humanos e máquinas

Pesquisa Heineken: mais da metade dos adultos bebem quando dirigem

PMEs estão confiantes na era da Inteligência Artificial

O que muda no atendimento ao consumidor com a API do WhatsApp

As 10 marcas mais lembradas pela diversidade em propaganda

Vivo, Raízen e Ericsson abrem chamada de startups com foco em IoT

Brasileiros são receptivos a anúncios digitais e querem personalização

5 inovações do Google Brasil em anúncios

Cabify faz parceria e product Marketing com Grupo Rouge

5 insights da Beleza na Terceira Idade

Grupo Edson Queiroz cria nova divisão de águas

Nível de atenção dos profissionais está mudando

C&A cria Fashion Futures para debater o futuro da moda

Brasil é o segundo maior país em buscas sobre beleza

Supermercado online avança globalmente

Comportamento do consumidor no quarto trimestre

Número de investimentos em insurtech sobem

Publicidade em aplicativos movimenta mais de 3 bilhões de dólares



Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss