Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Publicidade

Chega de pês, o marketing agora precisa de Gestão da Inovação

Chega de pês, o marketing agora precisa de Gestão da Inovação

Por | 08/11/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Chega de pês, o marketing agora precisa de Gestão da Inovação

Por Edson Zogbi*

Há exatamente um ano eu lançava meu artigo intitulado "Gestão da Inovação, o novo desafio do Marketing". O mesmo foi publicado em revistas e sites de grande expressão dentro do cenário nacional e ainda foi reproduzido quase que viralmente. Já havia muita gente interessada neste assunto polêmico e inevitavelmente pungente, totalmente lastreado na realidade do mercado. O que me surpreende, diante de tantas mudanças e atitudes por parte do mundo tecnológico em prol da efetiva construção da ponte entre a pesquisa científica e o mercado, é a total falta de interesse acadêmico de marketing em promover a multidisciplinaridade, visando auxiliar na construção do trecho dessa mesma ponte que outras áreas não conseguem construir.

Este trecho é o último e importantíssimo elo com o mercado, que só o marketing tem competência, experiência explícita e tácita para viabilizar. Para ficar bem claro, imaginemos uma corrida de revezamento com bastões que começa de um lado dessa ponte e vai até o outro. O primeiro atleta é o cientista, ou pesquisador, ou inventor, que teve seu insight criativo, inspirou 5% e transpirou os outros 95% para provar que sua idéia pode se transformar num produto ou serviço importante para a humanidade, ou parte dela.

Este primeiro atleta está pronto para entregar o bastão para o próximo atleta. Este segundo, é a instituição de ensino, ou de pesquisa, ou incubadora, que dá todo o suporte para patentear ou simplesmente registrar sua invenção. Esta etapa dá toda segurança para o primeiro atleta, além de colocar em prova os requisitos técnicos científicos da sua idéia. O terceiro atleta do revezamento é a gestão financeira ou de investimento na inovação, é onde são buscados os recursos que viabilizarão a concepção da inovação, o capital que financiará o risco e que colherá bons dividendos, se fizer as apostas certas.

Por fim, o quarto atleta é o que chega ao outro lado da ponte, o mercado, com seus dados, suas dimensões, seu público consumidor, suas idiossincrasias. Este atleta é o marketing, porque o marketing é o elo mais próximo com o mercado, é quem sabe avaliar e orientar os produtos e serviços aos clientes. Esse revezamento completo, com a passagem dos bastões, é o percurso da ponte, sem algum desses atletas a competição não acontece, não tem prêmio no final, não se completa o caminho.

Logicamente que a analogia com a prova de revezamento é um recurso simples, serve somente para visualizar os elos, porque o processo de Gestão da Inovação é mais complexo (muito mais complexo), tem idas e vindas informacionais o tempo todo e só assim ele atinge seus objetivos. Imagine que o atleta do setor de investimento na novidade só vai assinar seus cheques após avaliar todas as informações dos outros três atletas. A equipe só se forma com o conhecimento e a proposta dos quatro atletas, aí sim pode ser dada a largada da corrida, da idéia ao mercado.

Voltando à parte que me dá catapora de tanta inquietação, o único elo que não se preparou até agora para a construção da ponte e sua corrida, é o do marketing. A Gestão da Inovação brasileira pode morrer na praia, ou no fim da ponte, para fazer jus à minha analogia. É urgente a ampliação e organização da capacitação do marketing para vencer este desafio, e as instituições de ensino desta área perdem uma grande oportunidade ao deixar esta brecha em aberto. Pior ainda se setores sem o mesmo conhecimento e vocação decidirem fazer este papel, o fracasso será geral.

Algumas linhas de pensamento mais tradicionalistas argumentarão que o marketing já é pretensioso demais com todas as suas atividades atuais, mas historicamente todos os setores profissionais tiveram suas segmentações: engenharia, medicina, direito. No marketing não vai ser diferente, mas parece que a acomodação está atrapalhando um pouco o ritmo necessário para que nosso país não perca mais um trem da história (nisso realmente somos especialistas). Capacitar nosso marketing para a Gestão da Inovação é urgente.

* Edson Zogbi é Especialista em Gestão da Inovação e Planejamento de Marketing e sócio-diretor da ZPPA. Foi Diretor de Marketing do Grupo Projeção e da C&C casa & construção. Instituiu e lecionou o tema Criatividade e Inovação na ESPM de 1990 a 2001. Também é Palestrante e articulista. Foi Professor na Pós-Graduação da ESPM e da Trevisan e no MBA do IMES e do IBmoda. É autor dos livros "Inovação no Varejo - O que Faz o lojista Criativo", da Editora Atlas, "Mantenha-se Vivo na Cabeça dos Clientes", da Editora ProfitBooks  e da DVDteca "Inovação Varejista" da Commit/Dtcom.

Acesse
www.zppa.com.br

Por: Redação




Comentários

Artigos do autor:

CMOs colaborativos são essenciais para crescimento de negócios

Compras do Dia das Crianças serão maiores em lojas físicas

3 Livros para auxiliar no planejamento de Marketing

Eleições e instabilidade não barraram investimentos em Marketing

Apesar do avanço de streaming, rádio impacta 86% da população

Inovação é necessidade estratégica para manter vantagem competitiva

Youtube mira no streaming e apresenta Youtube Music e Youtube Premium

Metade dos profissionais não colocam consumidores em primeiro lugar

Mercado de panetone cresce no Brasil

Smartphone será meio mais utilizado para compras do fim de ano

Preferência por fast-food varia conforme região brasileira

Fundação e Instituto Arcor lançam campanha de incentivo ao brincar

Mobile avança como mídia no mercado brasileiro

Infraestrutura das lojas virtuais garante o sucesso na Black Friday

5 tecnologias que mesclarão o trabalho entre humanos e máquinas

Pesquisa Heineken: mais da metade dos adultos bebem quando dirigem

PMEs estão confiantes na era da Inteligência Artificial

O que muda no atendimento ao consumidor com a API do WhatsApp

As 10 marcas mais lembradas pela diversidade em propaganda

Vivo, Raízen e Ericsson abrem chamada de startups com foco em IoT

Brasileiros são receptivos a anúncios digitais e querem personalização

5 inovações do Google Brasil em anúncios

Cabify faz parceria e product Marketing com Grupo Rouge

5 insights da Beleza na Terceira Idade

Grupo Edson Queiroz cria nova divisão de águas

Nível de atenção dos profissionais está mudando

C&A cria Fashion Futures para debater o futuro da moda

Brasil é o segundo maior país em buscas sobre beleza

Supermercado online avança globalmente

Comportamento do consumidor no quarto trimestre

Número de investimentos em insurtech sobem

Publicidade em aplicativos movimenta mais de 3 bilhões de dólares

Dia dos Pais aquece segundo semestre de 2018

Marketing 60+: a importância do consumidor sênior

Geração Z quer tecnologia para testar produtos na loja física

Busca por experiências fazem brasileiros se presentearem mais

Brasileiros preferem comprar online e buscar na loja física

Falta de experiência afasta consumidor do e-commerce

Homens são mais conservadores em relação aos produtos de beleza

Marcas crescem no Youtube com a Copa do Mundo

Brasileiros que vivem de forma leve sentem mais prazer na vida

Masculinidade: como os homens tem se comportado

Nescau incentiva a inovação em exposição de produtos

O valor das marcas patrocinadoras da Copa e da Seleção Brasileira

Itaú é a marca mais mencionada no Twitter sobre Copa2018

Millennials ganham atenção do mercado de luxo

VidCon 2018: Youtube aposta em novas ferramentas

Restaurantes com promoções durante a Copa do Mundo são mais atrativos

Clientes estão muito mais exigentes, aponta Salesforce

Nescau convida consumidores de Toddy a torcerem junto pela seleção



Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss