O Consumidor do VER: A Evolução Virtual do TER | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

O Consumidor do VER: A Evolução Virtual do TER

O consumidor do VER: a evolução virtual do TER

Por | 18/10/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O Consumidor do VER: A Evolução Virtual do TER

*Edu Oliva

Por um longo tempo nesse século que passou, o assunto Ser e Ter fez a pauta da reflexão crítica e o mais interessante é que não se imaginava qual seria a palavra-consenso que resultaria dessa reflexão. Uns imaginavam que a Sociedade Pós-moderna privilegiasse o Ser depois de uma época marcada pela estrutura capitalista do Ter, outros imaginavam que o Ter continuaria na pauta mesmo esvaziado de substância mas como novo falso paradigma de um século que se aproximava.

Mas o que ninguém, esperava era que o Ver estava a correr por fora da pista, o Ver que, paradoxalmente vem para alimentar os indivíduos. O que um espírito esportivo pode desejar: Uma Ferrari, o que um mero mortal pode almejar, um chaveiro ou camiseta dessa marca, mas que um belo poster produzido por uma câmera digital de n píxels e confeccionado em Grande formato por uma Big Plotter também pode proporcionar a qualquer um de nós: desejo, prazer...só de ver o automóvel.

Uma celebridade em ação com seu namorado em uma praia da Andaluzia faz com que indívíduos no mundo inteiro discutam a respeito, baixem filmes na Internet, fotografias, critiquem seu modus-operandi entre julgamentos éticos e poéticos através de imagens publicadas.

O Programa Big Brother desperta sensações nunca antes imaginadas. Pessoas que, além de se tornarem voyeurs compulsivos ligam para o Programa no intuito de escolher aquele interno que ele mais se identifica. Além de Ver você ainda interage. Há uma fruição doentia entre o Interno, a Emissora de Televisão e o Espectador.

Turistas são fascinados pelo Ver, mas não pelo Ver, Sentir, Perceber e sim pelo mero registro documental de uma viagem. Seguranças quando pedem para um visitante desligar uma câmera fotográfica ou filmadora diante de uma obra de arte num museu são obrigados a ver o visitante guardar os aparelhos e ir embora deixando a obra entre outras para trás, pois o que importa é o registro e não a interação dele com a obra.

Ver agora é muito mais que perceber pela visão, que enxergar, Ver nem mais carrega aquela intenção contemplativa, nem a de avistar, de divisar, testemunhar, assistir, ter conhecimento ou experiência de algo, Ver agora é apropriação.

Imaginem (que etimologicamente provém de imagem) os consumidores desse novo século....

Vai vendo...

* Edu Oliva é consultor e professor de Marketing da ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil -, da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - e da FBM - Fundação Brasileira de Marketing. Entre seus clientes destacam-se Siemens, Nestlé, Natura, entre outros.

Por: Redação




Comentários

Artigos do autor:

Gas Natural Fenosa passa a se chamar Naturgy

Brasileiros dão mais atenção à qualidade do que ao preço

9 tendências de consumo entre brasileiros

4 livros de Marketing para leitura de fim de ano

Como alavancar sua estratégia de Inbound Marketing

Black Friday deve crescer 13,3% em relação a 2017

Marcas se destacam ao antecipar Black Friday

Como fidelizar clientes após a Black Friday?

Brasil é um dos principais mercados para diversidade em Marketing

Black Friday une empresas na Virada Black Liberdade

Discriminação de gênero é problema entre meninas da Geração Z

Centennials: o novo motor econômico para as marcas

Após 15 anos, Roberto Gnypek deixa McDonald’s

Consumo de disco de vinil aumenta no Brasil

Tinder abre espaço para criadores de conteúdo

7 dicas para impulsionar as vendas de PMEs na Black Friday

Transações via smartphones representam 41% das vendas no Brasil

Relevância do Trade Marketing aumenta em agências, indústria e varejo

CMOs colaborativos são essenciais para crescimento de negócios

Compras do Dia das Crianças serão maiores em lojas físicas

3 Livros para auxiliar no planejamento de Marketing

Eleições e instabilidade não barraram investimentos em Marketing

Apesar do avanço de streaming, rádio impacta 86% da população

Inovação é necessidade estratégica para manter vantagem competitiva

Youtube mira no streaming e apresenta Youtube Music e Youtube Premium

Metade dos profissionais não colocam consumidores em primeiro lugar

Mercado de panetone cresce no Brasil

Smartphone será meio mais utilizado para compras do fim de ano

Preferência por fast-food varia conforme região brasileira

Fundação e Instituto Arcor lançam campanha de incentivo ao brincar

Mobile avança como mídia no mercado brasileiro

Infraestrutura das lojas virtuais garante o sucesso na Black Friday

5 tecnologias que mesclarão o trabalho entre humanos e máquinas

Pesquisa Heineken: mais da metade dos adultos bebem quando dirigem

PMEs estão confiantes na era da Inteligência Artificial

O que muda no atendimento ao consumidor com a API do WhatsApp

As 10 marcas mais lembradas pela diversidade em propaganda

Vivo, Raízen e Ericsson abrem chamada de startups com foco em IoT

Brasileiros são receptivos a anúncios digitais e querem personalização

5 inovações do Google Brasil em anúncios

Cabify faz parceria e product Marketing com Grupo Rouge

5 insights da Beleza na Terceira Idade

Grupo Edson Queiroz cria nova divisão de águas

Nível de atenção dos profissionais está mudando

C&A cria Fashion Futures para debater o futuro da moda

Brasil é o segundo maior país em buscas sobre beleza

Supermercado online avança globalmente

Comportamento do consumidor no quarto trimestre

Número de investimentos em insurtech sobem

Publicidade em aplicativos movimenta mais de 3 bilhões de dólares



Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss