E-mail marketing eficiente | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

E-mail marketing eficiente

E-mail marketing eficiente

Por | 23/10/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

E-mail marketing eficiente

Por Ricardo Ramos*

Muitas vezes o e-mail marketing perde sua eficiência por alguns descuidos, que na teoria parecem óbvios. Mas, como podemos fazer para garantir que a informação seja transmitida mesmo quando as imagens são bloqueadas pelos programas de e-mail?

Nos casos em que o remetente possui o SPF (Sender Policy Framework) configurado corretamente ou esteja no catálogo de endereços do destinatário, as chances das imagens serem exibidas sem a solicitação do destinatário são grandes. Porém, a maior parte dos programas de e-mail, incluindo webmails, bloqueia de forma padronizada a exibição de imagens existentes nas mensagens consideradas não confiáveis.

Imagine que o assunto da mensagem despertou grande interesse no destinatário. Mas em seguida, o mesmo não conseguiu visualizar as imagens contidas na comunicação e, conseqüentemente, a informação não foi transmitida. Neste momento, é possível que o receptor apague sua mensagem.  A solução de contorno para esta situação é a utilização da tag "ALT". Trata-se da inclusão de um descritivo que fica aparente quando a imagem não é visualizada por bloqueio do leitor ou até mesmo pela indisponibilidade na hospedagem.

É importante incluir um texto bem elaborado de forma que o destinatário possa entender a mensagem mesmo sem visualizar as imagens. Dispense o uso de descritivos confusos e inexplicáveis como borda, clique, linha, seta, etc. Esses termos não vão ajudar o seu público a entender o conteúdo da mensagem. A possibilidade é de confundi-lo, provocando a perda do seu interesse pela comunicação.

Preocupe-se também com as palavras que são incluídas nos descritivos. Existem ferramentas de e-mail marketing que testam o conteúdo da mensagem, antes do envio para sua base de clientes. Esses sistemas consideram também o assunto utilizado nas tags "ALT", em busca de palavras bloqueadas por anti-spams. Este relatório é muito importante, uma vez que pode ser utilizado para evitar que sua mensagem seja direcionada para a caixa "lixo eletrônico" ou até mesmo não ser entregue ao destinatário.

Além disso, todo e-mail marketing deve acompanhar sua versão texto, exibida para aqueles que não possuem recursos de visualização em formato HTML. Muitas ferramentas criam automaticamente a versão a partir da análise do conteúdo HTML. Mas, caso existam apenas imagens, a versão texto não poderá ser gerada, ao menos que as tags "ALT" estejam definidas.

Cuidados como esses são primordiais para eficácia da comunicação via e-mail. Um bom planejamento é um dos investimentos de maior retorno em uma ação.

*Ricardo Ramos é CIO da Virid Interatividade Digital, empresa especializada em soluções e serviços de marketing digital. Contato: ricardo@virid.com.br

Acesse
www.virid.com.br

Por: Redação




Comentários

Artigos do autor:

Top 10 melhores ações de Marketing de 2018

Top 8 ações de Marketing que não foram bem sucedidas

Gas Natural Fenosa passa a se chamar Naturgy

Brasileiros dão mais atenção à qualidade do que ao preço

9 tendências de consumo entre brasileiros

4 livros de Marketing para leitura de fim de ano

Como alavancar sua estratégia de Inbound Marketing

Black Friday deve crescer 13,3% em relação a 2017

Marcas se destacam ao antecipar Black Friday

Como fidelizar clientes após a Black Friday?

Brasil é um dos principais mercados para diversidade em Marketing

Black Friday une empresas na Virada Black Liberdade

Discriminação de gênero é problema entre meninas da Geração Z

Centennials: o novo motor econômico para as marcas

Após 15 anos, Roberto Gnypek deixa McDonald’s

Consumo de disco de vinil aumenta no Brasil

Tinder abre espaço para criadores de conteúdo

7 dicas para impulsionar as vendas de PMEs na Black Friday

Transações via smartphones representam 41% das vendas no Brasil

Relevância do Trade Marketing aumenta em agências, indústria e varejo

CMOs colaborativos são essenciais para crescimento de negócios

Compras do Dia das Crianças serão maiores em lojas físicas

3 Livros para auxiliar no planejamento de Marketing

Eleições e instabilidade não barraram investimentos em Marketing

Apesar do avanço de streaming, rádio impacta 86% da população

Inovação é necessidade estratégica para manter vantagem competitiva

Youtube mira no streaming e apresenta Youtube Music e Youtube Premium

Metade dos profissionais não colocam consumidores em primeiro lugar

Mercado de panetone cresce no Brasil

Smartphone será meio mais utilizado para compras do fim de ano

Preferência por fast-food varia conforme região brasileira

Fundação e Instituto Arcor lançam campanha de incentivo ao brincar

Mobile avança como mídia no mercado brasileiro

Infraestrutura das lojas virtuais garante o sucesso na Black Friday

5 tecnologias que mesclarão o trabalho entre humanos e máquinas

Pesquisa Heineken: mais da metade dos adultos bebem quando dirigem

PMEs estão confiantes na era da Inteligência Artificial

O que muda no atendimento ao consumidor com a API do WhatsApp

As 10 marcas mais lembradas pela diversidade em propaganda

Vivo, Raízen e Ericsson abrem chamada de startups com foco em IoT

Brasileiros são receptivos a anúncios digitais e querem personalização

5 inovações do Google Brasil em anúncios

Cabify faz parceria e product Marketing com Grupo Rouge

5 insights da Beleza na Terceira Idade

Grupo Edson Queiroz cria nova divisão de águas

Nível de atenção dos profissionais está mudando

C&A cria Fashion Futures para debater o futuro da moda

Brasil é o segundo maior país em buscas sobre beleza

Supermercado online avança globalmente

Comportamento do consumidor no quarto trimestre



Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss