Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Publicidade

E-mail marketing eficiente

E-mail marketing eficiente

Por | 23/10/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

E-mail marketing eficiente

Por Ricardo Ramos*

Muitas vezes o e-mail marketing perde sua eficiência por alguns descuidos, que na teoria parecem óbvios. Mas, como podemos fazer para garantir que a informação seja transmitida mesmo quando as imagens são bloqueadas pelos programas de e-mail?

Nos casos em que o remetente possui o SPF (Sender Policy Framework) configurado corretamente ou esteja no catálogo de endereços do destinatário, as chances das imagens serem exibidas sem a solicitação do destinatário são grandes. Porém, a maior parte dos programas de e-mail, incluindo webmails, bloqueia de forma padronizada a exibição de imagens existentes nas mensagens consideradas não confiáveis.

Imagine que o assunto da mensagem despertou grande interesse no destinatário. Mas em seguida, o mesmo não conseguiu visualizar as imagens contidas na comunicação e, conseqüentemente, a informação não foi transmitida. Neste momento, é possível que o receptor apague sua mensagem.  A solução de contorno para esta situação é a utilização da tag "ALT". Trata-se da inclusão de um descritivo que fica aparente quando a imagem não é visualizada por bloqueio do leitor ou até mesmo pela indisponibilidade na hospedagem.

É importante incluir um texto bem elaborado de forma que o destinatário possa entender a mensagem mesmo sem visualizar as imagens. Dispense o uso de descritivos confusos e inexplicáveis como borda, clique, linha, seta, etc. Esses termos não vão ajudar o seu público a entender o conteúdo da mensagem. A possibilidade é de confundi-lo, provocando a perda do seu interesse pela comunicação.

Preocupe-se também com as palavras que são incluídas nos descritivos. Existem ferramentas de e-mail marketing que testam o conteúdo da mensagem, antes do envio para sua base de clientes. Esses sistemas consideram também o assunto utilizado nas tags "ALT", em busca de palavras bloqueadas por anti-spams. Este relatório é muito importante, uma vez que pode ser utilizado para evitar que sua mensagem seja direcionada para a caixa "lixo eletrônico" ou até mesmo não ser entregue ao destinatário.

Além disso, todo e-mail marketing deve acompanhar sua versão texto, exibida para aqueles que não possuem recursos de visualização em formato HTML. Muitas ferramentas criam automaticamente a versão a partir da análise do conteúdo HTML. Mas, caso existam apenas imagens, a versão texto não poderá ser gerada, ao menos que as tags "ALT" estejam definidas.

Cuidados como esses são primordiais para eficácia da comunicação via e-mail. Um bom planejamento é um dos investimentos de maior retorno em uma ação.

*Ricardo Ramos é CIO da Virid Interatividade Digital, empresa especializada em soluções e serviços de marketing digital. Contato: ricardo@virid.com.br

Acesse
www.virid.com.br

Por: Redação




Comentários

Artigos do autor:

Transações via smartphones representam 41% das vendas no Brasil

Relevância do Trade Marketing aumenta em agências, indústria e varejo

CMOs colaborativos são essenciais para crescimento de negócios

Compras do Dia das Crianças serão maiores em lojas físicas

3 Livros para auxiliar no planejamento de Marketing

Eleições e instabilidade não barraram investimentos em Marketing

Apesar do avanço de streaming, rádio impacta 86% da população

Inovação é necessidade estratégica para manter vantagem competitiva

Youtube mira no streaming e apresenta Youtube Music e Youtube Premium

Metade dos profissionais não colocam consumidores em primeiro lugar

Mercado de panetone cresce no Brasil

Preferência por fast-food varia conforme região brasileira

Smartphone será meio mais utilizado para compras do fim de ano

Fundação e Instituto Arcor lançam campanha de incentivo ao brincar

Mobile avança como mídia no mercado brasileiro

Infraestrutura das lojas virtuais garante o sucesso na Black Friday

5 tecnologias que mesclarão o trabalho entre humanos e máquinas

Pesquisa Heineken: mais da metade dos adultos bebem quando dirigem

PMEs estão confiantes na era da Inteligência Artificial

O que muda no atendimento ao consumidor com a API do WhatsApp

As 10 marcas mais lembradas pela diversidade em propaganda

Vivo, Raízen e Ericsson abrem chamada de startups com foco em IoT

Brasileiros são receptivos a anúncios digitais e querem personalização

5 inovações do Google Brasil em anúncios

Cabify faz parceria e product Marketing com Grupo Rouge

5 insights da Beleza na Terceira Idade

Grupo Edson Queiroz cria nova divisão de águas

Nível de atenção dos profissionais está mudando

C&A cria Fashion Futures para debater o futuro da moda

Brasil é o segundo maior país em buscas sobre beleza

Supermercado online avança globalmente

Comportamento do consumidor no quarto trimestre

Número de investimentos em insurtech sobem

Publicidade em aplicativos movimenta mais de 3 bilhões de dólares

Dia dos Pais aquece segundo semestre de 2018

Marketing 60+: a importância do consumidor sênior

Geração Z quer tecnologia para testar produtos na loja física

Busca por experiências fazem brasileiros se presentearem mais

Brasileiros preferem comprar online e buscar na loja física

Falta de experiência afasta consumidor do e-commerce

Homens são mais conservadores em relação aos produtos de beleza

Marcas crescem no Youtube com a Copa do Mundo

Masculinidade: como os homens tem se comportado

Brasileiros que vivem de forma leve sentem mais prazer na vida

O valor das marcas patrocinadoras da Copa e da Seleção Brasileira

Nescau incentiva a inovação em exposição de produtos

Itaú é a marca mais mencionada no Twitter sobre Copa2018

Millennials ganham atenção do mercado de luxo

VidCon 2018: Youtube aposta em novas ferramentas

Restaurantes com promoções durante a Copa do Mundo são mais atrativos



Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss