Comece sua empresa com o pé direito | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Comece sua empresa com o pé direito

Comece sua empresa com o pé direito

Por | 03/10/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Comece sua empresa com o pé direito

*Sylvio Rosa

Um dos piores defeitos dos empreendedores em início de carreira é acreditar que ter uma excelente idéia em mente é garantia de sucesso. Dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) apontam o Brasil como um dos países mais empreendedores do mundo. No último ano, registrou uma taxa de empreendedores iniciais de 11,3%, garantindo ao país o sétimo lugar entre 35 nações. Ainda assim, quem tem uma grande idéia, ou simplesmente quer investir no próprio negócio, costuma titubear na hora de abrir uma empresa.

Elaborar um bom Plano de Negócios, que traz a descrição da operação e a forma como ela deverá se desenvolver, é um dos maiores benefícios para a maioria dos empreendedores que estão pleiteando linhas de crédito, acelerando o processo de capitalização.

Para tanto, é necessário que o empresário esteja ciente de onde virá o aporte financeiro para o início do projeto, quais serão as fontes de apoio, qual o faturamento prospectado e a partir de quais processos, qual o plano de marketing que será usado na divulgação da empresa, qual a infra-estrutura exigida para atender às necessidades dos negócios, além de pesquisas de mercado e conversas informais com quem está no ramo de atividade há mais tempo. Vale tudo para adquirir conhecimento.

Em linhas gerais, um Plano de Negócios básico deve conter:

• Resumo dos objetivos e metas para o sucesso da empresa;
• Descrição do empreendimento, com histórico;
• Descrição do serviço ou produto;
• Análise de mercado;
• Estratégia e implementação - com datas e orçamentos detalhados;
• Resumo do WebPlan - com todas as informações sobre necessidades e custos de investimento no desenvolvimento do site da empresa;
• Organograma - contendo a divisão de funções;
• Análise Financeira.

Os brasileiros são conhecidos por ter grandes idéias. Mas é preciso transformá-las em bons negócios. Algumas dicas podem ajudar a começar uma empresa com o pé direito:

1. Desenvolva um Plano de Tecnologia. Investir em um servidor e uma impressora de alta performance é muito importante, mesmo que não seja crucial desde o início. Adquira bons equipamentos, ainda que tenha de pagar um pouco mais. Você verá que eles duram mais e por um bom tempo não precisarão de up grade.

2. Organize a contabilidade. Se possível, invista em um software que possa gerar cobranças ou lembretes para os clientes em atraso. Por sua vez, programe seus pagamentos automaticamente, de modo a evitar taxas e juros por atraso. Com as finanças em dia, você pode se concentrar mais nas vendas e no marketing.

3. Terceirize serviços. Faça uma lista de processos e determine quais você tem menos habilidade para fazer sozinho. Marketing, gestão de arquivos, entregas e limpeza são exemplos de serviços que costumam obter melhores resultados quando terceirizados.

4. Reserve um período para receber fornecedores/propagandistas. Bastou abrir um negócio e lá vêm eles oferecendo seus serviços ou produtos. Você não tem de interromper sua rotina toda vez que um vendedor bate à sua porta, mas pode estabelecer, por exemplo, que toda segunda-feira de manhã é destinada a esse fim.

5. Acerte nas contratações. Empresários de "primeira viagem" costumam entrevistar qualquer um que os procure pedindo emprego e acabam se arrependendo das contratações pouco tempo depois. Crie um formulário on line já com os critérios de eliminação, como disposição de horário, salário e grau de instrução. Assim, na hora de entrevistar alguém, convocará no máximo cinco pessoas entre os candidatos que passaram pela triagem.

*Sylvio Rosa é presidente da Fundação ParqTec São Carlos - primeira incubadora de empresas de base tecnológica da América Latina.

Por: Redação




Comentários

Artigos do autor:

Gas Natural Fenosa passa a se chamar Naturgy

Brasileiros dão mais atenção à qualidade do que ao preço

9 tendências de consumo entre brasileiros

4 livros de Marketing para leitura de fim de ano

Como alavancar sua estratégia de Inbound Marketing

Black Friday deve crescer 13,3% em relação a 2017

Marcas se destacam ao antecipar Black Friday

Como fidelizar clientes após a Black Friday?

Brasil é um dos principais mercados para diversidade em Marketing

Black Friday une empresas na Virada Black Liberdade

Discriminação de gênero é problema entre meninas da Geração Z

Centennials: o novo motor econômico para as marcas

Após 15 anos, Roberto Gnypek deixa McDonald’s

Consumo de disco de vinil aumenta no Brasil

Tinder abre espaço para criadores de conteúdo

7 dicas para impulsionar as vendas de PMEs na Black Friday

Transações via smartphones representam 41% das vendas no Brasil

Relevância do Trade Marketing aumenta em agências, indústria e varejo

CMOs colaborativos são essenciais para crescimento de negócios

Compras do Dia das Crianças serão maiores em lojas físicas

3 Livros para auxiliar no planejamento de Marketing

Eleições e instabilidade não barraram investimentos em Marketing

Apesar do avanço de streaming, rádio impacta 86% da população

Inovação é necessidade estratégica para manter vantagem competitiva

Youtube mira no streaming e apresenta Youtube Music e Youtube Premium

Metade dos profissionais não colocam consumidores em primeiro lugar

Mercado de panetone cresce no Brasil

Smartphone será meio mais utilizado para compras do fim de ano

Preferência por fast-food varia conforme região brasileira

Fundação e Instituto Arcor lançam campanha de incentivo ao brincar

Mobile avança como mídia no mercado brasileiro

Infraestrutura das lojas virtuais garante o sucesso na Black Friday

5 tecnologias que mesclarão o trabalho entre humanos e máquinas

Pesquisa Heineken: mais da metade dos adultos bebem quando dirigem

PMEs estão confiantes na era da Inteligência Artificial

O que muda no atendimento ao consumidor com a API do WhatsApp

As 10 marcas mais lembradas pela diversidade em propaganda

Vivo, Raízen e Ericsson abrem chamada de startups com foco em IoT

Brasileiros são receptivos a anúncios digitais e querem personalização

5 inovações do Google Brasil em anúncios

Cabify faz parceria e product Marketing com Grupo Rouge

5 insights da Beleza na Terceira Idade

Grupo Edson Queiroz cria nova divisão de águas

Nível de atenção dos profissionais está mudando

C&A cria Fashion Futures para debater o futuro da moda

Brasil é o segundo maior país em buscas sobre beleza

Supermercado online avança globalmente

Comportamento do consumidor no quarto trimestre

Número de investimentos em insurtech sobem

Publicidade em aplicativos movimenta mais de 3 bilhões de dólares



Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss