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Comece sua empresa com o pé direito

Comece sua empresa com o pé direito

Por | 03/10/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

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Comece sua empresa com o pé direito

*Sylvio Rosa

Um dos piores defeitos dos empreendedores em início de carreira é acreditar que ter uma excelente idéia em mente é garantia de sucesso. Dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) apontam o Brasil como um dos países mais empreendedores do mundo. No último ano, registrou uma taxa de empreendedores iniciais de 11,3%, garantindo ao país o sétimo lugar entre 35 nações. Ainda assim, quem tem uma grande idéia, ou simplesmente quer investir no próprio negócio, costuma titubear na hora de abrir uma empresa.

Elaborar um bom Plano de Negócios, que traz a descrição da operação e a forma como ela deverá se desenvolver, é um dos maiores benefícios para a maioria dos empreendedores que estão pleiteando linhas de crédito, acelerando o processo de capitalização.

Para tanto, é necessário que o empresário esteja ciente de onde virá o aporte financeiro para o início do projeto, quais serão as fontes de apoio, qual o faturamento prospectado e a partir de quais processos, qual o plano de marketing que será usado na divulgação da empresa, qual a infra-estrutura exigida para atender às necessidades dos negócios, além de pesquisas de mercado e conversas informais com quem está no ramo de atividade há mais tempo. Vale tudo para adquirir conhecimento.

Em linhas gerais, um Plano de Negócios básico deve conter:

• Resumo dos objetivos e metas para o sucesso da empresa;
• Descrição do empreendimento, com histórico;
• Descrição do serviço ou produto;
• Análise de mercado;
• Estratégia e implementação - com datas e orçamentos detalhados;
• Resumo do WebPlan - com todas as informações sobre necessidades e custos de investimento no desenvolvimento do site da empresa;
• Organograma - contendo a divisão de funções;
• Análise Financeira.

Os brasileiros são conhecidos por ter grandes idéias. Mas é preciso transformá-las em bons negócios. Algumas dicas podem ajudar a começar uma empresa com o pé direito:

1. Desenvolva um Plano de Tecnologia. Investir em um servidor e uma impressora de alta performance é muito importante, mesmo que não seja crucial desde o início. Adquira bons equipamentos, ainda que tenha de pagar um pouco mais. Você verá que eles duram mais e por um bom tempo não precisarão de up grade.

2. Organize a contabilidade. Se possível, invista em um software que possa gerar cobranças ou lembretes para os clientes em atraso. Por sua vez, programe seus pagamentos automaticamente, de modo a evitar taxas e juros por atraso. Com as finanças em dia, você pode se concentrar mais nas vendas e no marketing.

3. Terceirize serviços. Faça uma lista de processos e determine quais você tem menos habilidade para fazer sozinho. Marketing, gestão de arquivos, entregas e limpeza são exemplos de serviços que costumam obter melhores resultados quando terceirizados.

4. Reserve um período para receber fornecedores/propagandistas. Bastou abrir um negócio e lá vêm eles oferecendo seus serviços ou produtos. Você não tem de interromper sua rotina toda vez que um vendedor bate à sua porta, mas pode estabelecer, por exemplo, que toda segunda-feira de manhã é destinada a esse fim.

5. Acerte nas contratações. Empresários de "primeira viagem" costumam entrevistar qualquer um que os procure pedindo emprego e acabam se arrependendo das contratações pouco tempo depois. Crie um formulário on line já com os critérios de eliminação, como disposição de horário, salário e grau de instrução. Assim, na hora de entrevistar alguém, convocará no máximo cinco pessoas entre os candidatos que passaram pela triagem.

*Sylvio Rosa é presidente da Fundação ParqTec São Carlos - primeira incubadora de empresas de base tecnológica da América Latina.

Por: Redação








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