Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Boas práticas do E-mail Marketing

Boas práticas do E-mail Marketing

Por | 30/08/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Boas práticas do E-mail Marketing

Por Fabio Nunes*

E-mail Marketing é umas das maneiras mais eficientes e precisas de se fazer Marketing Direto atualmente. O baixo custo de execução, a alta capacidade de segmentação e personalização, a fácil mensuração de resultados e o alto retorno sobre o investimento fazem com que esta forma de Marketing de Permissão esteja cada vez mais presente no dia-a-dia dos profissionais de marketing.

Existem algumas dicas para facilitar o crescimento da base de usuários, potencializar os resultados das ações de Marketing, aumentar a satisfação dos clientes e incrementar as vendas, estabelecendo um canal confiável de relacionamento com os clientes.

Envie apenas e-mails solicitados e divulgue seu Compromisso anti-SPAM, é comum a associação de campanhas estruturadas de E-mail Marketing com ações mal intencionadas de spammers. Isso é prejudicial no curto e longo prazo e você pode cair no descrédito de clientes potenciais. O cadastro dos usuários deve ter dupla confirmação: uma solicitação de recebimento e confirmação via e-mail da intenção.

Sempre evidencie o "From" e utilize e-mail de retorno válido, muitos usuários abrem apenas e-mails de pessoas conhecidas. Evite mandar e-mails em nome de sua empresa, se a comunicação for profissional (de vendedor para cliente, de gerente para funcionário) identifique o remetente e não apenas o nome da empresa. 

Deixe sempre disponível uma forma de descadastramento (unsubscribe), a preocupação número um de uma boa Política anti-SPAM é garantir que o usuário tenha uma forma simples, através de um único clique, para solicitar cancelamento do envio de mensagens.

Planeje muito bem o "assunto" (subject) da sua campanha, 35% dos usuários abrem seus e-mails de acordo com o conteúdo do assunto, além de ser um dos primeiros itens analisados pelos provedores na busca por mensagens de spammers. Para melhor atingir seu público: tenha criatividade na elaboração do assunto, procure informar e apresentar alguma coisa valiosa, instigue o usuário a ler seu e-mail. Incluir o nome da empresa ou marca no assunto pode aumentar em até 15% a taxa de leitura.

Procure enriquecer sua base, sempre que possível ofereça uma forma fácil para que o usuário se cadastre, 93% das empresas que fazem E-mail Marketing têm formulário para cadastro na página principal de seu Site, apresente os benefícios para quem se cadastra (um brinde ou desconto, um testdrive de seu serviço, acesso a conteúdo exclusivo etc). Ofereça promoções para indicação e instigue de forma criativa seus usuários a convidarem seus amigos. A forma mais ágil para crescer sua base é com auxilio dos usuários já cadastrados.

Com o grande volume de novos serviços de provedores de e-mail e rotatividade de funcionários entre empresas, é comum que muitos desses mudem o endereço eletrônico. Em média 30% de uma base de e-mails muda a cada ano. 
 
Como em toda comunicação para a Internet, evite usar textos muito longos e cansativos em suas peças, utilize o e-mail apenas como uma forma de chamada para o conteúdo. Se precisar apresentar mais informações, convide a acessar seu site, assim você saberá qual o interesse de seus usuários, monitorando os cliques.
 
É comum encontrar campanhas de E-mail Marketing que contenham apenas imagens. O uso excessivo de imagens em e-mail acaba sendo prejudicial: muitos leitores as bloqueiam, são demoradas para carregar e estudos comprovam que o uso de imagens não aumenta a taxa de resposta. Mensagens com apenas texto tem uma taxa de clique 54% acima de mensagens com quantidade igual de imagem e texto.

Um dos grandes benefícios de campanhas de E-mail Marketing frente às outras formas de Marketing Direto é a capacidade de personalização e segmentação. O segredo é coletar informações completas de cada usuário. Às vezes a falta de segmentação (envio de mensagens genéricas para todo o público) ou mesmo o teor da mensagem, que não é mais de interesse podem ser os motivos para a rejeição de e-mails. Procure sempre enviar mensagens segmentadas, para públicos diferenciados,mesmo que o conteúdo a ser transmitido seja o mesmo, explore de forma diferenciada sua base. 60% dos consumidores que fizeram compras a partir do e-mail fizeram porque o e-mail continha produtos que ele já estava considerando.
 
Considere sempre que pela manhã os usuário recebem muitos e-mails, você estará competindo com muitos. Experimente diferentes horários, quando encontrar o melhor resultado, tente concentrar suas ações nos melhores horários. Usuários domésticos recebem cerca de 35 mensagens/dia, enquanto usuários corporativos recebem cerca de 100.
 
A preocupação com segurança é crescente na Internet, especialmente em meios tão populares quanto o e-mail. Os principais leitores já vem preparados para bloquear recursos avançados de programação. Evite usar animações em Flash, enviar vídeos e arquivos anexos, utilizar Javascript, ActiveX e Ajax, essas tecnologias devem ser exploradas em seu site, não nos e-mails.

Analise os números e planeje os disparos para transformar simples ações de relacionamento em campanhas. Se você realizou uma ação que teve 35% de leitura, mas sua meta era 50%, prepare uma segunda ação e a envie apenas para usuários que não leram (e tome medidas para tentar atrair a atenção, como mudar o assunto e o horário de envio). Para usuários que leram sua mensagem, mas não clicaram no link (que convida a testar seu produto, por exemplo), envie uma segunda ação com uma abordagem diferente, para contas cujos usuários leram e não clicaram. Com essas medidas você agregará inteligência às suas ações.

Testar diferentes opções e padrões de envio, do assunto ao horário de entrega, do texto ao design, busque inovação, mude até encontrar o que pode lhe trazer melhores resultados.

A facilidade para fazer testes, o baixo custo e a possibilidade de analisar imediatamente os resultados das ações estão entre as principais vantagens de campanhas de E-mail Marketing, explore ao máximo esse potencial. Com essas rápidas sugestões sobre Boas Práticas em E-mail Marketing constatamos que é possível facilitar o crescimento da base de usuários, potencializar os resultados das ações de Marketing, aumentar a satisfação dos clientes e incrementar as vendas, estabelecendo um canal confiável de relacionamento com os clientes.

Não deixe de aplicar algumas dessas boas práticas em seu dia-a-dia e certifique-se de estar usando as ferramentas apropriadas para execução, isso facilitará muito sua rotina e os resultados surgirão nitidamente. Um guia completo com as boas práticas em E-mail Marketing está disponível pela Zartana gratuitamente para download aqui.

* Fabio Nunes é Diretor de Serviços da Zartana, com 11 anos de experiência no mercado de Internet. Contato: fabio.nunes@zartana.com

Acesse
www.zartana.com

Por: Redação




Comentários

Artigos do autor:

Mercado de panetone cresce no Brasil

Smartphone será meio mais utilizado para compras do fim de ano

Preferência por fast-food varia conforme região brasileira

Fundação e Instituto Arcor lançam campanha de incentivo ao brincar

Mobile avança como mídia no mercado brasileiro

Infraestrutura das lojas virtuais garante o sucesso na Black Friday

5 tecnologias que mesclarão o trabalho entre humanos e máquinas

Pesquisa Heineken: mais da metade dos adultos bebem quando dirigem

PMEs estão confiantes na era da Inteligência Artificial

O que muda no atendimento ao consumidor com a API do WhatsApp

As 10 marcas mais lembradas pela diversidade em propaganda

Vivo, Raízen e Ericsson abrem chamada de startups com foco em IoT

Brasileiros são receptivos a anúncios digitais e querem personalização

5 inovações do Google Brasil em anúncios

Cabify faz parceria e product Marketing com Grupo Rouge

5 insights da Beleza na Terceira Idade

Grupo Edson Queiroz cria nova divisão de águas

Nível de atenção dos profissionais está mudando

C&A cria Fashion Futures para debater o futuro da moda

Brasil é o segundo maior país em buscas sobre beleza

Supermercado online avança globalmente

Comportamento do consumidor no quarto trimestre

Número de investimentos em insurtech sobem

Publicidade em aplicativos movimenta mais de 3 bilhões de dólares

Dia dos Pais aquece segundo semestre de 2018

Marketing 60+: a importância do consumidor sênior

Geração Z quer tecnologia para testar produtos na loja física

Busca por experiências fazem brasileiros se presentearem mais

Brasileiros preferem comprar online e buscar na loja física

Falta de experiência afasta consumidor do e-commerce

Homens são mais conservadores em relação aos produtos de beleza

Marcas crescem no Youtube com a Copa do Mundo

Brasileiros que vivem de forma leve sentem mais prazer na vida

Masculinidade: como os homens tem se comportado

Nescau incentiva a inovação em exposição de produtos

O valor das marcas patrocinadoras da Copa e da Seleção Brasileira

Itaú é a marca mais mencionada no Twitter sobre Copa2018

Millennials ganham atenção do mercado de luxo

VidCon 2018: Youtube aposta em novas ferramentas

Restaurantes com promoções durante a Copa do Mundo são mais atrativos

Clientes estão muito mais exigentes, aponta Salesforce

Nescau convida consumidores de Toddy a torcerem junto pela seleção

Principais bancos do Brasil se unem e criam fintech

Coca-Cola é a patrocinadora mais lembrada da Copa do Mundo 2018

Google cria ferramentas para PMEs usarem na Copa e Dia dos Namorados

Editora cria palavras cruzadas com memórias de quem tem Alzheimer

Marcas patrocinadoras do futebol pegam carona com a Copa do Mundo

Hábitos e desejos de compra para a Copa do Mundo de 2018

Reputação diante dos provedores garante alta taxa de entregabilidade

Tecnologia e criatividade impulsionam valor das marcas



Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss