Boas práticas do E-mail Marketing | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Boas práticas do E-mail Marketing

Boas práticas do E-mail Marketing

Por | 30/08/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Boas práticas do E-mail Marketing

Por Fabio Nunes*

E-mail Marketing é umas das maneiras mais eficientes e precisas de se fazer Marketing Direto atualmente. O baixo custo de execução, a alta capacidade de segmentação e personalização, a fácil mensuração de resultados e o alto retorno sobre o investimento fazem com que esta forma de Marketing de Permissão esteja cada vez mais presente no dia-a-dia dos profissionais de marketing.

Existem algumas dicas para facilitar o crescimento da base de usuários, potencializar os resultados das ações de Marketing, aumentar a satisfação dos clientes e incrementar as vendas, estabelecendo um canal confiável de relacionamento com os clientes.

Envie apenas e-mails solicitados e divulgue seu Compromisso anti-SPAM, é comum a associação de campanhas estruturadas de E-mail Marketing com ações mal intencionadas de spammers. Isso é prejudicial no curto e longo prazo e você pode cair no descrédito de clientes potenciais. O cadastro dos usuários deve ter dupla confirmação: uma solicitação de recebimento e confirmação via e-mail da intenção.

Sempre evidencie o "From" e utilize e-mail de retorno válido, muitos usuários abrem apenas e-mails de pessoas conhecidas. Evite mandar e-mails em nome de sua empresa, se a comunicação for profissional (de vendedor para cliente, de gerente para funcionário) identifique o remetente e não apenas o nome da empresa. 

Deixe sempre disponível uma forma de descadastramento (unsubscribe), a preocupação número um de uma boa Política anti-SPAM é garantir que o usuário tenha uma forma simples, através de um único clique, para solicitar cancelamento do envio de mensagens.

Planeje muito bem o "assunto" (subject) da sua campanha, 35% dos usuários abrem seus e-mails de acordo com o conteúdo do assunto, além de ser um dos primeiros itens analisados pelos provedores na busca por mensagens de spammers. Para melhor atingir seu público: tenha criatividade na elaboração do assunto, procure informar e apresentar alguma coisa valiosa, instigue o usuário a ler seu e-mail. Incluir o nome da empresa ou marca no assunto pode aumentar em até 15% a taxa de leitura.

Procure enriquecer sua base, sempre que possível ofereça uma forma fácil para que o usuário se cadastre, 93% das empresas que fazem E-mail Marketing têm formulário para cadastro na página principal de seu Site, apresente os benefícios para quem se cadastra (um brinde ou desconto, um testdrive de seu serviço, acesso a conteúdo exclusivo etc). Ofereça promoções para indicação e instigue de forma criativa seus usuários a convidarem seus amigos. A forma mais ágil para crescer sua base é com auxilio dos usuários já cadastrados.

Com o grande volume de novos serviços de provedores de e-mail e rotatividade de funcionários entre empresas, é comum que muitos desses mudem o endereço eletrônico. Em média 30% de uma base de e-mails muda a cada ano. 
 
Como em toda comunicação para a Internet, evite usar textos muito longos e cansativos em suas peças, utilize o e-mail apenas como uma forma de chamada para o conteúdo. Se precisar apresentar mais informações, convide a acessar seu site, assim você saberá qual o interesse de seus usuários, monitorando os cliques.
 
É comum encontrar campanhas de E-mail Marketing que contenham apenas imagens. O uso excessivo de imagens em e-mail acaba sendo prejudicial: muitos leitores as bloqueiam, são demoradas para carregar e estudos comprovam que o uso de imagens não aumenta a taxa de resposta. Mensagens com apenas texto tem uma taxa de clique 54% acima de mensagens com quantidade igual de imagem e texto.

Um dos grandes benefícios de campanhas de E-mail Marketing frente às outras formas de Marketing Direto é a capacidade de personalização e segmentação. O segredo é coletar informações completas de cada usuário. Às vezes a falta de segmentação (envio de mensagens genéricas para todo o público) ou mesmo o teor da mensagem, que não é mais de interesse podem ser os motivos para a rejeição de e-mails. Procure sempre enviar mensagens segmentadas, para públicos diferenciados,mesmo que o conteúdo a ser transmitido seja o mesmo, explore de forma diferenciada sua base. 60% dos consumidores que fizeram compras a partir do e-mail fizeram porque o e-mail continha produtos que ele já estava considerando.
 
Considere sempre que pela manhã os usuário recebem muitos e-mails, você estará competindo com muitos. Experimente diferentes horários, quando encontrar o melhor resultado, tente concentrar suas ações nos melhores horários. Usuários domésticos recebem cerca de 35 mensagens/dia, enquanto usuários corporativos recebem cerca de 100.
 
A preocupação com segurança é crescente na Internet, especialmente em meios tão populares quanto o e-mail. Os principais leitores já vem preparados para bloquear recursos avançados de programação. Evite usar animações em Flash, enviar vídeos e arquivos anexos, utilizar Javascript, ActiveX e Ajax, essas tecnologias devem ser exploradas em seu site, não nos e-mails.

Analise os números e planeje os disparos para transformar simples ações de relacionamento em campanhas. Se você realizou uma ação que teve 35% de leitura, mas sua meta era 50%, prepare uma segunda ação e a envie apenas para usuários que não leram (e tome medidas para tentar atrair a atenção, como mudar o assunto e o horário de envio). Para usuários que leram sua mensagem, mas não clicaram no link (que convida a testar seu produto, por exemplo), envie uma segunda ação com uma abordagem diferente, para contas cujos usuários leram e não clicaram. Com essas medidas você agregará inteligência às suas ações.

Testar diferentes opções e padrões de envio, do assunto ao horário de entrega, do texto ao design, busque inovação, mude até encontrar o que pode lhe trazer melhores resultados.

A facilidade para fazer testes, o baixo custo e a possibilidade de analisar imediatamente os resultados das ações estão entre as principais vantagens de campanhas de E-mail Marketing, explore ao máximo esse potencial. Com essas rápidas sugestões sobre Boas Práticas em E-mail Marketing constatamos que é possível facilitar o crescimento da base de usuários, potencializar os resultados das ações de Marketing, aumentar a satisfação dos clientes e incrementar as vendas, estabelecendo um canal confiável de relacionamento com os clientes.

Não deixe de aplicar algumas dessas boas práticas em seu dia-a-dia e certifique-se de estar usando as ferramentas apropriadas para execução, isso facilitará muito sua rotina e os resultados surgirão nitidamente. Um guia completo com as boas práticas em E-mail Marketing está disponível pela Zartana gratuitamente para download aqui.

* Fabio Nunes é Diretor de Serviços da Zartana, com 11 anos de experiência no mercado de Internet. Contato: fabio.nunes@zartana.com

Acesse
www.zartana.com

Por: Redação




Comentários

Artigos do autor:

Brasil é um dos principais mercados para diversidade em Marketing

Black Friday une empresas na Virada Black Liberdade

Discriminação de gênero é problema entre meninas da Geração Z

Centennials: o novo motor econômico para as marcas

Após 15 anos, Roberto Gnypek deixa McDonald’s

Consumo de disco de vinil aumenta no Brasil

Tinder abre espaço para criadores de conteúdo

7 dicas para impulsionar as vendas de PMEs na Black Friday

Transações via smartphones representam 41% das vendas no Brasil

Relevância do Trade Marketing aumenta em agências, indústria e varejo

CMOs colaborativos são essenciais para crescimento de negócios

Compras do Dia das Crianças serão maiores em lojas físicas

3 Livros para auxiliar no planejamento de Marketing

Eleições e instabilidade não barraram investimentos em Marketing

Apesar do avanço de streaming, rádio impacta 86% da população

Inovação é necessidade estratégica para manter vantagem competitiva

Youtube mira no streaming e apresenta Youtube Music e Youtube Premium

Metade dos profissionais não colocam consumidores em primeiro lugar

Mercado de panetone cresce no Brasil

Smartphone será meio mais utilizado para compras do fim de ano

Preferência por fast-food varia conforme região brasileira

Fundação e Instituto Arcor lançam campanha de incentivo ao brincar

Mobile avança como mídia no mercado brasileiro

Infraestrutura das lojas virtuais garante o sucesso na Black Friday

5 tecnologias que mesclarão o trabalho entre humanos e máquinas

Pesquisa Heineken: mais da metade dos adultos bebem quando dirigem

PMEs estão confiantes na era da Inteligência Artificial

O que muda no atendimento ao consumidor com a API do WhatsApp

As 10 marcas mais lembradas pela diversidade em propaganda

Vivo, Raízen e Ericsson abrem chamada de startups com foco em IoT

Brasileiros são receptivos a anúncios digitais e querem personalização

5 inovações do Google Brasil em anúncios

Cabify faz parceria e product Marketing com Grupo Rouge

5 insights da Beleza na Terceira Idade

Grupo Edson Queiroz cria nova divisão de águas

Nível de atenção dos profissionais está mudando

C&A cria Fashion Futures para debater o futuro da moda

Brasil é o segundo maior país em buscas sobre beleza

Supermercado online avança globalmente

Comportamento do consumidor no quarto trimestre

Número de investimentos em insurtech sobem

Publicidade em aplicativos movimenta mais de 3 bilhões de dólares

Dia dos Pais aquece segundo semestre de 2018

Marketing 60+: a importância do consumidor sênior

Geração Z quer tecnologia para testar produtos na loja física

Busca por experiências fazem brasileiros se presentearem mais

Brasileiros preferem comprar online e buscar na loja física

Falta de experiência afasta consumidor do e-commerce

Homens são mais conservadores em relação aos produtos de beleza

Marcas crescem no Youtube com a Copa do Mundo



Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss