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Por | 15/08/2006

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Ruy Carneiro*

Se voltarmos para 96 temos a grande época em que as empresas de web, um dia, iriam dominar a economia do mundo, empresas que do dia para a noite valiam milhões e pagavam a peso de ouro todos que quisessem se aventurar neste maravilhoso mundo novo... O que ocorreu depois não preciso lembrar a ninguem!

Naquela época estar presente na web era o suficiente, a grande vitrine para clientes e principalmente para os investidores. Do que mais precisávamos? Somente um bom plano de negócios e tudo estava resolvido. Após esta fase de ouro o dinheiro ficou escasso e as empresas começaram a tratar a web com a devida importância, pois, se por um lado não era o pote de ouro no final do arco-iris, também não era uma mídia para se deixar de fora, sem contar que poderíamos interagir diretamente com nossos clientes.

Na realidade, após esta fase, todas as empresas de todos os portes iniciavam a sua jornada na web, já que meu concorrente esta lá eu também tenho que estar. A presença na rede era importante. Mas o que significava esta presença? Significava uma aposta, se der lucro ... ótimo! E se não der? Não tem problema, porque não gastamos quase nada para o sobrinho do diretor fazer o web site!

Fora as empresas que já nasceram na web e dependiam fortemente dela, como no caso do Buscapé, as demais estavam usando a web como um grande outdoor.

A segunda fase que começou há alguns anos foi a da inclusão dos processos que colocávamos à disposição de nossos clientes na web com os processos internos da empresa. Agora informações como ROI já se tornavam, para algumas empresas, mais importantes que a quantidade de page views no mês. Mas ainda não era o suficiente, pois a web continuava sendo um apêndice da empresa.

Hoje, algumas empresas já acordaram para a importância de ter a web como parte integrante do planejamento estratégico, como já tinham percebido as empresas de e-commerce e os Bancos. E porque estes sentiram este momento mais cedo? A resposta é simples...competição. A competição neste mundo globalizado está mostrando para muitas empresas que a web precisa deixar a incômoda posição de apêndice para ser um departamento tão importante como o departamento financeiro ou de logística.

O problema é como fazer esta passagem e incluir a web em nosso planejamento. Será que devemos tratar da mesma maneira que as demais áreas da empresa? E as peculiaridades do próprio meio web, como tratá-los? A web se modifica em uma velocidade incrível, por causa das evoluções tecnológicas e do comportamento dos novos usuários que vão se somando aos milhões  que já a utilizam. Por si só estes questionamentos já seriam suficientes para deixar os executivos preocupados, mas há um ponto que devemos levar em conta, a maioria deles não tiveram nenhuma informação nos bancos da faculdade ou mesmo nos MBA´s sobre este tema.

Mas a dor de cabeça dos executivos não termina por aí, pois a grande maioria das consultorias não tem o conhecimento necessário e nem metodologia para auxiliar estes executivos e suas empresas nesta tarefa. E alguns caem no engano corrente de achar que uma empresa que desenvolve web sites também pode ajudar a desenvolver este conhecimento e auxiliar na criação desta estratégia, algumas sim, mas muito poucas. O que vemos hoje é um terreno fértil para a criação de consultorias especializadas com conhecimento de planejamento estratégico e planejamento digital para auxiliar as empresas. Mas não pense que começar uma é fácil, pois se alguns executivos já acordaram para esta realidade, eles ainda não são a maioria. 

* Ruy Carneiro é Sócio-Diretor do I-Group, empresa com foco em planejamento, estratégia e educação digital e Sócio-Diretor da Sales Results, empresa com foco no fornecimento de soluções Web através de seus parceiros, Ebit, Certifica, 24/7 Realmedia e EyeBlaster.
Contato: rcarneiro@i-group.com.br

Por: Redação




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