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A convergência digital e sua influência na comunicação

A convergência digital e sua influência na comunicação

Por | 28/07/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

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A convergência digital e sua influência na comunicação

*Rogério Vedovato

Atualmente os conceitos utilizados no universo high tech já se tornam realidade nos segmentos tão diversificados de empresas nacionais e internacionais. A tecnologia da informação vem como um "boom" que projeta a interligação atual e futura através da presença mundial e com efeito multiplicador.

Começando pela própria implantação em empresas fornecedoras de sistemas automatizados, que se tornam cases próprios de sucesso, o mundo das telecomunicações vem trazendo forte extensão em companhias que precisam acompanhar as tendências e, principalmente, optam pela rapidez na comunicação e saem na frente com projetos inovadores.

O fato é verídico, tecnologia da informação reflete diretamente nos resultados do produto final, pela agilidade que promove, redução de custos, aumento das vendas, e até em encontros virtuais, que acontecem em tempo real. O alcance de soluções inovadoras, com resultados medidos e refletidos no faturamento global de uma companhia, desmistificam a complicação em se utilizar as novidades apresentadas ao mercado.

O setor de comunicação e marketing de uma companhia está entre um dos primeiros departamentos que devem corresponder à agilidade, traduzidos por contato imediatos com retorno garantido. Os processos internos conectados ao departamento comercial, incentivo interno, eventos, imprensa e estratégias e ações publicitárias para sustentar e fidelizar a imagem de uma corporação, são movidos de forma 100% mais rápida quando comparada aos inúmeros papéis e arquivos utilizados nos anos 80.
  
O telefone IP, por exemplo, hoje já é visto como meio principal de redução de custos para um Call Center ou uma companhia que utiliza PABX convencionais para interligar ramais, através de uma central direta. A infra-estrutura utilizada para enviar e-mails é a mesma para passagem de voz, como um pacote de dados. Os custos com telefonia e banda larga são os mesmos, inclusive para chamadas interurbanas e internacionais.
 
Outra facilidade fica por conta do acesso móvel oferecido pela estrutura operacional com reflexo nos resultados estratégicos. O chamado Wireless (sem-fio) transfere a dificuldade de se trocar informações para uma comunicação linear, ultrapassando as barreiras do contato por sistemas ligados através de cabos.
 
A realidade hoje já é vista em profissionais que desenvolvem seu trabalho sem a necessidade de estar sentado em frente ao seu computador, na sua mesa de trabalho. O acesso sem fio permite navegar na Internet, desde que o local esteja com área de cobertura suficiente e a sua rede esteja protegida.

A implantação de processos de automatização em telecomunicações para convergir soluções antigas, mesmo que informatizadas, é uma tendência competitiva para trazer resultados. Informatizar é preciso, inovar é fundamental.

* Rogério Vedovato é especialista em comunicação e Diretor de Marketing da Telsinc, Integradora de soluções em Tecnologia da Informação.

Por: Redação




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