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Relacionando TI & Marketing

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Por | 11/07/2006

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Relacionando TI & Marketing

*Renato dos Santos Neto

Uma ação de marketing tem como alguns de seus objetivos fortalecer uma marca, lançar um produto, adquirir e fidelizar clientes, promover e consolidar um conceito, entre outros. Nesse sentido, a aplicação da tecnologia da informação no setor tem se mostrado uma ferramenta fundamental para o sucesso.

Já há algum tempo, a TI atua como suporte a esse departamento. Entre os benefícios que as novas soluções tecnológicas possibilitam estão a agilidade nos processos de comunicação, a interatividade, a grande amplitude de penetração, a possibilidade de personalização de peças, o acompanhamento das ações de um cliente por meio de navegação por e-mail marketing e pelo site, etc.

O acompanhamento passo a passo da ação, é sem dúvida, um grande diferencial para qualquer estrategista. As soluções que são contempladas com essa funcionalidade, disponibilizam estáticas e relatórios sobre o número de e-mails enviados, quantos foram abertos, encaminhados e até se algum arquivo apresentou algum tipo de erro que impossibilitou seu envio. Dessa forma, é plenamente mensurável o sucesso da empreitada.

Segundo o especialista em Marketing Philip Kotler, o e-mail marketing, quando  direcionado para listas de destinatários alugadas, tem taxa de retorno de 1 a 5%. Já quando as mensagens são direcionadas para uma lista customizada, o número sobe para 60%, o que comprova a eficácia das soluções da tecnologia da informação.

Outro ponto relevante dentro de uma estratégia de Marketing em que a TI faz a diferença é o processo de fidelização do cliente. Kotler também afirma em sua pesquisa que  a conquista  de um novo cliente é cinco ou sete vezes mais cara do que a manutenção dos já existentes. Dentro desse panorama, ferramentas como Banners, newsletters, e-mail marketing, campanhas virtuais e projetos como CRM, intranets e extranets são fundamentais.

E não é só em termos de produtividade que o investimento em Web para aplicações de marketing vale a pena. O  custo de uma ação baseada no envio de e-mails ou mala direta, por exemplo, é maior do que a aquisição de uma ferramenta específica de disparo, com o diferencial de que as ferramentas disponibilizam métricas que podem ser analisadas e, a partir disso, novas ações podem ser tomadas corrigindo ou adaptando melhor a ação ao público em questão.

Levando em consideração a realidade atual do mercado corporativo, a alta concorrência em que o diferencial nem sempre está no produto final e sim no serviço que é oferecido, sem dúvida alguma, a aplicação da tecnologia da informação no ambiente de marketing faz a diferença na hora de fechar negócios.

*Renato dos Santos Neto é gerente de negócios da B2BIS, empresa especializada em soluções Web e aplicações em Telefonia IP.

Por: Redação




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