Relacionando TI & Marketing | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Relacionando TI & Marketing

Relacionando TI & Marketing

Por | 11/07/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Relacionando TI & Marketing

*Renato dos Santos Neto

Uma ação de marketing tem como alguns de seus objetivos fortalecer uma marca, lançar um produto, adquirir e fidelizar clientes, promover e consolidar um conceito, entre outros. Nesse sentido, a aplicação da tecnologia da informação no setor tem se mostrado uma ferramenta fundamental para o sucesso.

Já há algum tempo, a TI atua como suporte a esse departamento. Entre os benefícios que as novas soluções tecnológicas possibilitam estão a agilidade nos processos de comunicação, a interatividade, a grande amplitude de penetração, a possibilidade de personalização de peças, o acompanhamento das ações de um cliente por meio de navegação por e-mail marketing e pelo site, etc.

O acompanhamento passo a passo da ação, é sem dúvida, um grande diferencial para qualquer estrategista. As soluções que são contempladas com essa funcionalidade, disponibilizam estáticas e relatórios sobre o número de e-mails enviados, quantos foram abertos, encaminhados e até se algum arquivo apresentou algum tipo de erro que impossibilitou seu envio. Dessa forma, é plenamente mensurável o sucesso da empreitada.

Segundo o especialista em Marketing Philip Kotler, o e-mail marketing, quando  direcionado para listas de destinatários alugadas, tem taxa de retorno de 1 a 5%. Já quando as mensagens são direcionadas para uma lista customizada, o número sobe para 60%, o que comprova a eficácia das soluções da tecnologia da informação.

Outro ponto relevante dentro de uma estratégia de Marketing em que a TI faz a diferença é o processo de fidelização do cliente. Kotler também afirma em sua pesquisa que  a conquista  de um novo cliente é cinco ou sete vezes mais cara do que a manutenção dos já existentes. Dentro desse panorama, ferramentas como Banners, newsletters, e-mail marketing, campanhas virtuais e projetos como CRM, intranets e extranets são fundamentais.

E não é só em termos de produtividade que o investimento em Web para aplicações de marketing vale a pena. O  custo de uma ação baseada no envio de e-mails ou mala direta, por exemplo, é maior do que a aquisição de uma ferramenta específica de disparo, com o diferencial de que as ferramentas disponibilizam métricas que podem ser analisadas e, a partir disso, novas ações podem ser tomadas corrigindo ou adaptando melhor a ação ao público em questão.

Levando em consideração a realidade atual do mercado corporativo, a alta concorrência em que o diferencial nem sempre está no produto final e sim no serviço que é oferecido, sem dúvida alguma, a aplicação da tecnologia da informação no ambiente de marketing faz a diferença na hora de fechar negócios.

*Renato dos Santos Neto é gerente de negócios da B2BIS, empresa especializada em soluções Web e aplicações em Telefonia IP.

Por: Redação




Comentários

Artigos do autor:

Brasil é um dos principais mercados para diversidade em Marketing

Black Friday une empresas na Virada Black Liberdade

Discriminação de gênero é problema entre meninas da Geração Z

Centennials: o novo motor econômico para as marcas

Após 15 anos, Roberto Gnypek deixa McDonald’s

Consumo de disco de vinil aumenta no Brasil

Tinder abre espaço para criadores de conteúdo

7 dicas para impulsionar as vendas de PMEs na Black Friday

Transações via smartphones representam 41% das vendas no Brasil

Relevância do Trade Marketing aumenta em agências, indústria e varejo

CMOs colaborativos são essenciais para crescimento de negócios

Compras do Dia das Crianças serão maiores em lojas físicas

3 Livros para auxiliar no planejamento de Marketing

Eleições e instabilidade não barraram investimentos em Marketing

Apesar do avanço de streaming, rádio impacta 86% da população

Inovação é necessidade estratégica para manter vantagem competitiva

Youtube mira no streaming e apresenta Youtube Music e Youtube Premium

Metade dos profissionais não colocam consumidores em primeiro lugar

Mercado de panetone cresce no Brasil

Smartphone será meio mais utilizado para compras do fim de ano

Preferência por fast-food varia conforme região brasileira

Fundação e Instituto Arcor lançam campanha de incentivo ao brincar

Mobile avança como mídia no mercado brasileiro

Infraestrutura das lojas virtuais garante o sucesso na Black Friday

5 tecnologias que mesclarão o trabalho entre humanos e máquinas

Pesquisa Heineken: mais da metade dos adultos bebem quando dirigem

PMEs estão confiantes na era da Inteligência Artificial

O que muda no atendimento ao consumidor com a API do WhatsApp

As 10 marcas mais lembradas pela diversidade em propaganda

Vivo, Raízen e Ericsson abrem chamada de startups com foco em IoT

Brasileiros são receptivos a anúncios digitais e querem personalização

5 inovações do Google Brasil em anúncios

Cabify faz parceria e product Marketing com Grupo Rouge

5 insights da Beleza na Terceira Idade

Grupo Edson Queiroz cria nova divisão de águas

Nível de atenção dos profissionais está mudando

C&A cria Fashion Futures para debater o futuro da moda

Brasil é o segundo maior país em buscas sobre beleza

Supermercado online avança globalmente

Comportamento do consumidor no quarto trimestre

Número de investimentos em insurtech sobem

Publicidade em aplicativos movimenta mais de 3 bilhões de dólares

Dia dos Pais aquece segundo semestre de 2018

Marketing 60+: a importância do consumidor sênior

Geração Z quer tecnologia para testar produtos na loja física

Busca por experiências fazem brasileiros se presentearem mais

Brasileiros preferem comprar online e buscar na loja física

Falta de experiência afasta consumidor do e-commerce

Homens são mais conservadores em relação aos produtos de beleza

Marcas crescem no Youtube com a Copa do Mundo



Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss