Relacionando TI & Marketing | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Relacionando TI & Marketing

Relacionando TI & Marketing

Por | 11/07/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Relacionando TI & Marketing

*Renato dos Santos Neto

Uma ação de marketing tem como alguns de seus objetivos fortalecer uma marca, lançar um produto, adquirir e fidelizar clientes, promover e consolidar um conceito, entre outros. Nesse sentido, a aplicação da tecnologia da informação no setor tem se mostrado uma ferramenta fundamental para o sucesso.

Já há algum tempo, a TI atua como suporte a esse departamento. Entre os benefícios que as novas soluções tecnológicas possibilitam estão a agilidade nos processos de comunicação, a interatividade, a grande amplitude de penetração, a possibilidade de personalização de peças, o acompanhamento das ações de um cliente por meio de navegação por e-mail marketing e pelo site, etc.

O acompanhamento passo a passo da ação, é sem dúvida, um grande diferencial para qualquer estrategista. As soluções que são contempladas com essa funcionalidade, disponibilizam estáticas e relatórios sobre o número de e-mails enviados, quantos foram abertos, encaminhados e até se algum arquivo apresentou algum tipo de erro que impossibilitou seu envio. Dessa forma, é plenamente mensurável o sucesso da empreitada.

Segundo o especialista em Marketing Philip Kotler, o e-mail marketing, quando  direcionado para listas de destinatários alugadas, tem taxa de retorno de 1 a 5%. Já quando as mensagens são direcionadas para uma lista customizada, o número sobe para 60%, o que comprova a eficácia das soluções da tecnologia da informação.

Outro ponto relevante dentro de uma estratégia de Marketing em que a TI faz a diferença é o processo de fidelização do cliente. Kotler também afirma em sua pesquisa que  a conquista  de um novo cliente é cinco ou sete vezes mais cara do que a manutenção dos já existentes. Dentro desse panorama, ferramentas como Banners, newsletters, e-mail marketing, campanhas virtuais e projetos como CRM, intranets e extranets são fundamentais.

E não é só em termos de produtividade que o investimento em Web para aplicações de marketing vale a pena. O  custo de uma ação baseada no envio de e-mails ou mala direta, por exemplo, é maior do que a aquisição de uma ferramenta específica de disparo, com o diferencial de que as ferramentas disponibilizam métricas que podem ser analisadas e, a partir disso, novas ações podem ser tomadas corrigindo ou adaptando melhor a ação ao público em questão.

Levando em consideração a realidade atual do mercado corporativo, a alta concorrência em que o diferencial nem sempre está no produto final e sim no serviço que é oferecido, sem dúvida alguma, a aplicação da tecnologia da informação no ambiente de marketing faz a diferença na hora de fechar negócios.

*Renato dos Santos Neto é gerente de negócios da B2BIS, empresa especializada em soluções Web e aplicações em Telefonia IP.

Por: Redação




Comentários

Artigos do autor:

Marketing Digital para alavancar trabalho no Terceiro Setor

O papel do Propósito nas organizações

Banda formada por executivos realiza show de rock beneficente em SP

Philip Kotler lança livro com tema sobre Marketing Social com Nancy R. Lee

Piraquê cria coleção de roupas e acessórios

Especialistas em Marketing indicam leituras para inspirar carreira

A importância do Propósito é resgatada em livro

4 insights para sua estratégia de conteúdo

SKY ativa serviço de vídeo on demand durante o Rock in Rio

10 formas para convencer o gestor a investir em Inbound Marketing

Live – apresentação de pesquisa exclusiva sobre Marketing Digital

O estado da automação de Marketing em 2019

Supermercados propõem alternativas para sacolas plásticas no RJ

Estudo analisa a relevância dos memes na internet brasileira

Farmazon promete ser o Uber das Farmácias

Inteligência de dados de ponta a ponta

3 barreiras a serem vencidas na mídia digital

Aumenta tempo de utilização de TV via Streaming entre brasileiros

Presença digital das marcas brasileiras mais valiosas de 2018

10 tendências para mídias sociais em 2019

Qual a maturidade do mercado de mídia programática no Brasil?

Tendências e oportunidades para o e-commerce brasileiro

Diminui o medo de perder emprego em função da tecnologia

3 tendências para o setor de viagens em 2019

10 tendências para o e-commerce em 2019

Top 10 melhores ações de Marketing de 2018

Top 8 ações de Marketing que não foram bem sucedidas

Gas Natural Fenosa passa a se chamar Naturgy

Brasileiros dão mais atenção à qualidade do que ao preço

9 tendências de consumo entre brasileiros

4 livros de Marketing para leitura de fim de ano

Como alavancar sua estratégia de Inbound Marketing

Black Friday deve crescer 13,3% em relação a 2017

Marcas se destacam ao antecipar Black Friday

Como fidelizar clientes após a Black Friday?

Brasil é um dos principais mercados para diversidade em Marketing

Black Friday une empresas na Virada Black Liberdade

Discriminação de gênero é problema entre meninas da Geração Z

Centennials: o novo motor econômico para as marcas

Após 15 anos, Roberto Gnypek deixa McDonald’s

Consumo de disco de vinil aumenta no Brasil

Tinder abre espaço para criadores de conteúdo

7 dicas para impulsionar as vendas de PMEs na Black Friday

Transações via smartphones representam 41% das vendas no Brasil

Relevância do Trade Marketing aumenta em agências, indústria e varejo

CMOs colaborativos são essenciais para crescimento de negócios

Compras do Dia das Crianças serão maiores em lojas físicas

3 Livros para auxiliar no planejamento de Marketing

Eleições e instabilidade não barraram investimentos em Marketing

Apesar do avanço de streaming, rádio impacta 86% da população



Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss