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A Comunicação e o Marketing Pessoal nos dias de hoje

A Comunicação e o Marketing Pessoal nos dias de hoje

Por | 10/07/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

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A Comunicação e o Marketing Pessoal nos dias de hoje

Por Reinaldo Passadori*

Quando ouvimos falar em marketing pessoal, o que mais se evidencia é a embalagem, ou seja, as recomendações e os cuidados sobre como se apresentar, vestir roupas adequadas ao contexto, falar de forma polida, sorrir, ser gentil, evitar gírias etc.

Hoje quero falar um pouco sobre o produto, obviamente sem desconsiderar a aparência e os cuidados com o asseio corporal e a educação. Quero me referir à atitude que temos diante de nós mesmos e diante das diversas pessoas nos mais diferentes contextos. De nada adianta ter uma bela embalagem se o produto, ou seja, a essência é ruim ou inconsistente. Do mesmo modo, em relação às pessoas que se vestem bem, enfeitam-se com jóias e adornos, perfumam-se, mas não têm bom caráter e falham em ética e integridade.

Esteja certo de que faz um bom marketing pessoal aquela pessoa que ama a si mesma, que cuida da sua saúde, do seu corpo, que cultiva hábitos sadios e saudáveis, alimenta-se adequadamente, dorme bem, sabe se divertir, tem amigos, é bem quista por onde anda, lê e aprende algo novo a cada dia, celebra suas conquistas, sabe se valorizar.

Ao olhar-se em um espelho, vê do outro lado um ser humano maravilhoso, capaz de sentir emoções, de perceber a vida através dos sentidos. Reconhece que é capaz, inteligente, criativo, tem poder de livre arbítrio e pode escolher os caminhos que deseja trilhar através das decisões que toma.

Pode sonhar e realizar seus sonhos, defender seus pontos de vista e flexibilizar-se para mudar de opinião e fugir das armadilhas de uma vida rotineira e sem sabor.
Pode, a cada momento, viver em estado de presença e consciência das suas emoções, dos seus pensamentos e de suas ações.

Também reforça o seu marketing pessoal quem ama o tema, aquilo que fala, como sendo o mais precioso saber, a mais preciosa jóia que será compartilhada através da sua voz, dos seus gestos, como expressão das suas emoções e dos seus pensamentos. É como se o que vai ser falado passasse pelo cérebro, depois pelo coração e aí sim, ser personalizado pelas palavras através da fala.

Quem ama o que fala se preocupa em se preparar, em organizar as idéias, em ser congruente e dizer apenas o que é necessário, com elegância e sutileza, com sensibilidade e adequação em relação aos seus objetivos.

Por fim, não menos importante, quem deseja fazer um bom marketing pessoal no processo da comunicação, ama sua audiência (ou deveria amar). Em termos práticos isso se reflete em respeito aos ouvidos e à sensibilidade do outro, à paciência e tolerância para aceitar o outro como o outro é e não do jeito e da forma que você gostaria que ele fosse. Significa cultivar a mais difícil das etapas no processo da Comunicação que é saber ouvir, cultivar o hábito da empatia que nada mais é que a capacidade de colocar-se no lugar do outro, entendendo seu temperamento, seu momento psicológico, seus deslizes e sua capacidade de entender o que você quer dizer.

Um bom produto, ou seja, uma pessoa que pauta sua vida por valores, age congruentemente com esses princípios, sem dúvida causará uma impressão muito melhor do que aquela que apenas cuida da embalagem e da aparência.

* Reinaldo Passadori é professor de comunicação verbal, palestrante, fundador do Instituto Reinaldo Passadori de Comunicação Verbal e autor do livro "Comunicação Essencial" (2003, Editora Gente).

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Por: Redação




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