Quais são as dificuldades e os desafios que um jovem profissional de Marketing irá encontrar? | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Quais são as dificuldades e os desafios que um jovem profissional de Marketing irá encontrar?

Quais dificuldades e desafios que um jovem profissional de Marketing irá encontrar?

Por | 08/05/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Quais são as dificuldades e os desafios que um jovem profissional de Marketing irá encontrar?

Por Alexandre Carvalho*

As dificuldades e os desafios encontrados pelo jovem profissional de Marketing são muitos. O jovem profissional irá compreender que quando for trabalhar no mercado, ainda não terá grandes cotas para financiar suas campanhas, pois normalmente como não tem experiência, suas primeiras campanhas são para empresas de pequeno e médio porte.

Infelizmente, a maioria das universidades de marketing não treina os jovens para fazer campanhas de baixo custo e exercerem mais sua criatividade. Ai está o grande desafio para o novo profissional, saber trabalhar com uma pequena cota de marketing e ter que fazer uma grande campanha para alavancar a marca da pequena e média empresa. Difícil? Sim, porém para o jovem profissional que trabalha com paixão, gosta daquilo que faz, é apaixonado por marketing, confia em sua criatividade e, acima de tudo estuda e se atualiza sempre, chega ser uma tarefa simples e prazerosa.

Outro dia estava vendo o artigo aqui no Mundo do Marketing, de fazer Marketing com R$100,00. E realmente como disse nossa colega Kelly, dá para fazer muito com apenas R$100,00. Blog, pesquisas de satisfação, links patrocinados, lembranças em datas comemorativas, campanhas de guerrilha, tudo isso e muito mais, pode se fazer quando se tem criatividade, uma cota baixa e amor por aquilo que faz.

E digo mais, quando você trabalha com uma pequena cota e consegue fazer uma grande campanha, que dê resultado, não há preço que pague pela sua satisfação por ter feito aquela campanha, ainda mais por ser uma das suas primeiras campanhas. Eu considero as primeiras campanhas, como o primeiro beijo, inesquecível. Por isso a importância de fazer sempre bem feito, bem planejado e sempre com muita criatividade.

Eu sou jovem na área de Marketing, ainda não me formei e meus conhecimentos na área de marketing são base de muito estudo e dedicação. Presto consultoria de marketing para uma pequena empresa. Trabalho com uma cota de R$ 150,00 mensais e, mesmo assim, consigo fazer ótimas campanhas e que estão dando excelentes resultados.

Melhorei a identidade visual da empresa, fiz pesquisas de satisfação com os clientes, melhorei o atendimento ao cliente e agora estou elaborando uma nova campanha. E tenho certeza que fazendo todas essas melhorias, o faturamento desta pequena empresa irá aumentar e conseqüentemente a cota para o Marketing também.

É isso que o jovem profissional tem que ter em mente: saber que seu esforço, sua dedicação, irá trazer sempre um grande benefício para você e para a empresa que você está atuando.

Algumas dicas ao jovem profissional de marketing:

* Aprendizado Contínuo - Os grandes profissionais, sempre estão se atualizando, aprendendo cada vez mais, seja em palestras, livros, blogs, e até com seus próprios erros. Portanto, jamais pense que já sabe de tudo ou que não precisa mais estudar. Estude e sempre será um grande profissional de Marketing.

* Conhecer o mercado - Estude, analise, compreenda o mercado, pois ele muda de um dia para o outro, consumidores mudam de opinião, produtos entram e somem do mercado. Entender que cada mercado tem sua particularidade. Portanto sempre estude e compreenda o mercado.

* Ter foco - Saiba se posicionar perante o mercado, tenha estratégias, faça pesquisas e mantenha o foco sempre em seu público alvo, no seu cliente potencial.

* Faça pesquisas - Fazer pesquisas com consumidores é fundamental para ter a informação precisa e saber se posicionar no mercado em que atua. Além de conhecer as oportunidades que o mercado oferece.

* Seja criativo - Se inspire em cases de sucesso, livros, museus, sites, blogs, enfim seja criativo. Tente sempre inovar, ser diferente, propor sempre novos desafios a você.

E, por fim, seja apaixonado pelo Marketing, ame aquilo que você faz, faça com amor, com dedicação, com empenho, garra, como se fosse sempre a última campanha que você irá fazer. Não importa a cota, os desafios, os problemas, apenas faça seu trabalho com dedicação e tente sempre fazer o seu melhor, pois só assim seremos grandes profissionais nesta área tão maravilhosa que é o Marketing.

* Alexandre Luiz Carvalho é consultor de comunicação e marketing. Autor do Blog Alexandre Carvalho, onde publica matérias e artigos sobre Marketing, Publicidade e Tecnologia. Acesse: www.blogalexandrecarvalho.blogspot.com Contato: alexandre@alexandrecarvalho.com

Por: Redação




Comentários

Artigos do autor:

Gas Natural Fenosa passa a se chamar Naturgy

Brasileiros dão mais atenção à qualidade do que ao preço

9 tendências de consumo entre brasileiros

4 livros de Marketing para leitura de fim de ano

Como alavancar sua estratégia de Inbound Marketing

Black Friday deve crescer 13,3% em relação a 2017

Marcas se destacam ao antecipar Black Friday

Como fidelizar clientes após a Black Friday?

Brasil é um dos principais mercados para diversidade em Marketing

Black Friday une empresas na Virada Black Liberdade

Discriminação de gênero é problema entre meninas da Geração Z

Centennials: o novo motor econômico para as marcas

Após 15 anos, Roberto Gnypek deixa McDonald’s

Consumo de disco de vinil aumenta no Brasil

Tinder abre espaço para criadores de conteúdo

7 dicas para impulsionar as vendas de PMEs na Black Friday

Transações via smartphones representam 41% das vendas no Brasil

Relevância do Trade Marketing aumenta em agências, indústria e varejo

CMOs colaborativos são essenciais para crescimento de negócios

Compras do Dia das Crianças serão maiores em lojas físicas

3 Livros para auxiliar no planejamento de Marketing

Eleições e instabilidade não barraram investimentos em Marketing

Apesar do avanço de streaming, rádio impacta 86% da população

Inovação é necessidade estratégica para manter vantagem competitiva

Youtube mira no streaming e apresenta Youtube Music e Youtube Premium

Metade dos profissionais não colocam consumidores em primeiro lugar

Mercado de panetone cresce no Brasil

Smartphone será meio mais utilizado para compras do fim de ano

Preferência por fast-food varia conforme região brasileira

Fundação e Instituto Arcor lançam campanha de incentivo ao brincar

Mobile avança como mídia no mercado brasileiro

Infraestrutura das lojas virtuais garante o sucesso na Black Friday

5 tecnologias que mesclarão o trabalho entre humanos e máquinas

Pesquisa Heineken: mais da metade dos adultos bebem quando dirigem

PMEs estão confiantes na era da Inteligência Artificial

O que muda no atendimento ao consumidor com a API do WhatsApp

As 10 marcas mais lembradas pela diversidade em propaganda

Vivo, Raízen e Ericsson abrem chamada de startups com foco em IoT

Brasileiros são receptivos a anúncios digitais e querem personalização

5 inovações do Google Brasil em anúncios

Cabify faz parceria e product Marketing com Grupo Rouge

5 insights da Beleza na Terceira Idade

Grupo Edson Queiroz cria nova divisão de águas

Nível de atenção dos profissionais está mudando

C&A cria Fashion Futures para debater o futuro da moda

Brasil é o segundo maior país em buscas sobre beleza

Supermercado online avança globalmente

Comportamento do consumidor no quarto trimestre

Número de investimentos em insurtech sobem

Publicidade em aplicativos movimenta mais de 3 bilhões de dólares



Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss