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A marca Rio: engajar para celebrar

Cidade completará 450 anos em 2015. Que vestígios carregamos do nosso passado, o que construímos até hoje e como seremos reconhecidos daqui pra frente?

Por | 30/04/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

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Em menos de um ano o Rio de Janeiro faz aniversário. Não é uma festa qualquer, afinal estamos falando de quase meio século de carioquice, sol, modas e modos inconfundíveis. E de tantos outros elementos que ajudaram a definir essa cidade e os apaixonados por ela. Nem sempre as associações são positivas, como sabemos: improviso, superficialidade e falta de seriedade que parecem nunca descolar da nossa imagem.

Mais do que celebrar, temos um oportunidade ímpar de repensar, afinal, que carioquice é essa? Que vestígios carregamos do nosso passado, o que construímos até hoje e como seremos reconhecidos daqui pra frente?

Num momento em que estamos indiscutivelmente na vitrine do mundo, expostos em nossas belezas e em nossas fraquezas, talvez as perguntas sejam mais numerosas que as respostas. E é provável que as respostas tenham, dessa vez, que ser dadas por nós mesmos; enxergar as verdades do nosso presente, numa cidade tão encantadora, e, ao mesmo tempo, tão ambígua. Olhar para o futuro e definir como queremos nos projetar num tempo muito próximo e cada vez mais exigente.

O Rio, desde sempre, foi lugar de encontro, de renovação, de desejos, de promessas, de descobertas, de espetáculo e de liberdade. São vocações espontâneas que permeiam nossa narrativa e que continuarão a fazer parte do nosso caráter e das expectativas que a cidade gera. Espera-se uma grande festa, tanto nesse ano de Copa quanto no ano das Olimpíadas. E certamente espera-se uma grande celebração em 2015, nos 450 anos da cidade. Festa e alegria, já dizia Simon Anholt, papa do branding de lugares, são palavras facilmente associadas ao nosso país e à nossa cidade. Mas - diz ele - não constroem reputação para um lugar que se pretende sério e que almeja um posto como protagonista no tabuleiro global.

Injetar significado na comemoração do aniversário da cidade pode abrir janelas de reflexão sobre nosso status de capital simbólica, criativa e afetiva do país, sobre nosso talento para agregar e transformar e sobre nossa capacidade de misturar coisas e culturas aparentemente não combináveis. Ir além da alegoria nos fará ver na história novas chaves de leitura para compreender esse lugar. Descobrir-se índio e revelar-se cosmopolita. Nascer do acaso e consolidar-se como um verdadeiro propósito, capaz de inspirar e de influenciar positivamente o mundo.

Ao redimensionar nossas vaidades para catalisar características aspiracionais, devemos nos apropriar de um espelho inteligente que provoque e instigue uma nova postura, feita de mais virtudes e de menos vícios. Um espelho que nos faça colocar em perspectiva os desejos comuns como fio condutor de um novo Rio, além das imagens de cartão-postal e da soma gasta de sol, areia, futebol e sensualidade. Somos mais do que isso e temos plena capacidade para realizar mais do que isso. Basta definir que mensagem genuína queremos contar ao mundo, em primeira voz, na busca por mais solidez e consistência.

O aniversário de 450 anos da cidade precisa ser algo maior do que uma comemoração. Deve ser o marco para um novo "mindset". Ajudar a redefinir nossa identidade, independente dos estereótipos. Fortalecer o senso de pertencimento e de espírito coletivo. Alavancar o senso do indivíduo como um agente de mudança, incentivando comportamentos que irão construir um Rio melhor e deixar um legado concreto para a geração que celebrará os 500 anos.

Branding, place branding, Rio de Janeiro

Por: Raquel Goulart

Diretora de Branding da agência Saravah e especialista do Best Place ? The European Place Marketing


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