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Mágico, explosivo, colorido: a marca do judô brasileiro

Pioneira no universo das Confederações esportivas no país, a CBJ apostou no Branding e no Design como ferramentas valiosas para construir valor em longo prazo

Por | 22/04/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

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Unir estratégia e paixão esportiva. Formalizar atributos únicos de personalidade. Definir ativos visuais, verbais e associativos a partir de uma história de sucesso e de conquistas progressivas. Eleger uma essência para transmitir a capacidade de planejar e de realizar como poucos em seu segmento. Disseminar uma visão comum de futuro. Parece fácil?

Pioneira no universo das Confederações esportivas no país, a CBJ apostou no Branding e no Design como ferramentas valiosas para construir valor em longo prazo, revitalizando sua marca e projetando seus valores além do tatame para potencializar um "produto" já forte e reconhecido, que busca sempre ir além, sem se acomodar com as conquistas.

Durante o processo de investigação e análise, realizamos mais de trinta entrevistas com atletas, ex-atletas, colaboradores, equipe técnica, parceiros, concorrentes, patrocinadores e jornalistas. Entendemos como a Confederação e o judô eram percebidos e que lacunas de imagem mereciam atenção. Valorizamos a reputação construída e endereçamos o desafio de criar um propósito engajador, vibrante e carismático como o próprio esporte.

Ao longo de cinco Comitês Executivos, definimos o posicionamento, a personalidade e a experiência da marca da Confederação num trabalho desafiador e sobretudo inspirador, que durou cerca de nove meses. Dessa gestação, apresentamos uma plataforma que passa a nortear todo o trabalho da CBJ daqui para frente, garantindo propriedade e consistência em diferentes expressões de marca e em variados pontos de contato, que vão desde os uniformes até os materiais de imprensa, passando pelas competições nacionais e internacionais. Cada elemento fala da marca e reforça sua voz, sua imagem e seus diferenciais.

O trabalho reflete um dos pilares de sucesso do Branding: a construção de uma estratégia em conjunto com o cliente, de forma que cada entrega seja resultado de uma troca coletiva e rica. Encontramos um time com brilho nos olhos e paixão latente pelo ofício de propagar um esporte baseado em uma filosofia que transcende o palco da competição.

Com a essência "Preparados para Vencer", a Confederação Brasileira de Judô se posiciona como uma das mais importantes gestoras esportivas do Brasil, responsável por um modelo de formação de atletas de ponta que já se tornou referência no setor. Atrair público, talentos e investimento será consequência natural desse investimento.

Em tempos de alta exposição por conta dos grandes eventos, o país só tem a ganhar com esse projeto. Mais do que um esporte promissor, o judô brasileiro já é o que acumula mais medalhas olímpicas. E para 2016, o planejamento começou há tempos. Não é à toa que o judô deverá ser o carro-chefe dos esportes brasileiros nessa importante competição. A CBJ terá, a partir desse projeto, a oportunidade de alavancar a imagem de um Brasil planejado, crível, coerente e realizador, sem improvisos. Nossos atletas serão de fato protagonistas no evento e nos representarão com brilho ímpar. Há melhor forma de engajar novos embaixadores?

O relacionamento com o público em geral - praticantes, professores, pais, estudiosos, torcedores ou simplesmente simpatizantes - também deverá sair fortalecido. O judô brasileiro tende a ganhar cada vez mais visibilidade, mais estrutura e mais admiração. Afinal, não estamos falando somente de um esporte. Nem de um judô qualquer. O judô brasileiro - mistura especial de técnica afiada com bossa inimitável - traz, de forma inspiradora, valores que acompanham seus praticantes por uma vida inteira, influenciando hábitos e culturas. E isso não é pouco.

O sucesso do Branding depende, em grande parte, da autenticidade com que se constrói a história de uma marca. Depende também do empenho de seus líderes para implementar, dia a dia, algo que poderia se tornar simplesmente uma boa estratégia no papel. A julgar pela soma de evidências concretas de que vai continuar a entregar o que promete, sem abrir mão da excelência, a CBJ já entra no jogo com um sabor especial de vitória. Ippon!

Marketing Esportivo, Branding, Propósito

 

Por: Raquel Goulart

Diretora de Branding da agência Saravah e especialista do Best Place ? The European Place Marketing


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