Validação Social. O que é e como aproveitar em seu negócio | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Validação Social. O que é e como aproveitar em seu negócio

Cabe aos profissionais de Marketing saberem divulgar e promover uma forma de mostrar ao seu público-alvo que você tem, sim, clientes satisfeitos e que o recomendam

Por | 12/08/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O Brasil passa por uma fase difícil e cada vez mais os profissionais de marketing tentam achar alguma forma para finalmente trazer resultados expressivos à empresa em que trabalham. Mas como fazer isso em uma época onde os clientes estão simplesmente desaparecendo? Não existe fórmula mágica e nem uma receita de sucesso, mas uma coisa é certa: trazer Validação Social a sua empresa certamente irá ajudar.

Validação Social é quando as pessoas validam o seu negócio, seu produto ou serviço. Vamos a pratica: Você leva sua esposa para um jantar romântico e ao chegar à frente do restaurante escolhido se depara com apenas duas mesas ocupadas e outras dezenas vazias. Poucos metros dali há outro restaurante, com uma fila não tão grande, onde pessoas esperam sorridentes por uma mesa. E então, qual restaurante você escolhe?

Nesse momento seu cérebro faz uma rápida análise: O restaurante praticamente vazio não deve ser bom, já que poucas pessoas estão consumindo ali. Já o outro, parece ser uma escolha mais segura, afinal, existem pessoas validando o local e seus produtos. Assim, muito provavelmente você gastará seu dinheiro no segundo restaurante. Parece óbvio, não é mesmo? Mas poucas empresas sabem como promover a Validação Social.

Uma empresa atenta busca uma maneira de fazer com que seus prospects pensem "Se tantas pessoas compram lá, com certeza eles oferecem um ótimo negócio, também quero fazer o mesmo"! Um exemplo clássico é o da gigante do varejo Casas Bahia que coloca diversos atores em suas propagandas televisivas lotando suas lojas, andando de um lado para o outro, sorridentes e com diversas sacolas de compras em suas mãos. Talvez você ao menos tenha reparado nisso, mesmo a propaganda sendo exibida diversas vezes na pausa do seu programa favorito, mas acredite, seu cérebro captou a mensagem e associou a loja cheia, com sinônimo de bom negócio.

Outro bom exemplo é o do Clube Melissa. Todo o posicionamento e identidade da marca e da loja física criam um ambiente propicio para os produtos serem vistos como descolados e da moda, além é claro, de estimular a propaganda boca-a-boca, que na prática, funciona como a melhor e mais barata forma de Validação Social.

Em um estudo desenvolvido em Harvard pelos neurocientistas Jason Mitchell e Diana Tamir foi descoberto que divulgar informações sobre o "eu" é intrinsecamente recompensador. Na pesquisa foi identificado que o compartilhamento das opiniões pessoais ativou os mesmos circuitos cerebrais que reagem a recompensas como dinheiro e comida. Ou seja, falar sobre o que você fez no último final de semana ou sobre sua última aquisição pode ser tão bom quanto comer um delicioso doce.

Nesse caso, sua função é fazer com que o nome de sua empresa apareça no meio desse bate papo informal, gerando assim uma poderosa forma de Validação Social.

Portanto, ainda que sua empresa não esteja abarrotada de clientes, como o primeiro restaurante do exemplo, cabe a você saber divulgar e promover uma forma de mostrar ao seu público-alvo que você tem sim, clientes satisfeitos e que o recomendam.

Você pode fazer isso de diversas formas, outras formas de exemplos são: publicando testemunhais, gravando depoimentos, criando ofertas para indicações de amigos, interagindo via redes sociais, dentre muitas outras ações. Seja criativo e certifique-se de que sua empresa esteja passando a melhor imagem possível para seus clientes e futuros clientes.

Por: Raphael Ferraz

Formado em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Marketing pela FGV


Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss