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Planejamento Estratégico

25 Tendências de Marketing Digital e Redes Sociais para 2020

Rafael Terra, CEO da Fabulosa Ideia, ressalta os comportamentos, canais, ferramentas e técnicas que continuarão chamando atenção neste ano. Destaques para Tik Tok e formato áudio

Por Rafael Terra - 07/01/2020

1) Todo mundo quer ter o seu Streaming

A Apple acabou de estreiar no Brasil a Apple TV+, novo serviço de streaming para concorrer com a Netflix. A Disney acaba de lançar o seu também. O que isto significa: o vídeo como principal formato atual de consumo na web e um mercadão para explorar com sua marca.

2) Influenciadores x Mídia Tradicional

A pesquisa #Hashtag Seguidores mostrou que 43% dos internautas dizem ter vício em seguir influenciadores. Além da web, será cada vez mais comum vermos influencers figurando na mídia tradicional. Em 2019, inclusive, vimos uma protagonista interpretando uma influencer em horário nobre. O fato é que investir em influencers é hoje investir naquilo que realmente funciona, gerar impacto.

3) Deepfake

É a versão em vídeo das fake news. 2020 é ano de Eleições Municipais e é algo para ficar de olho. Através de inteligência artificial, é possível modificar rostos de um vídeo. Como tudo na vida, essa tecnologia tem dois lados: o bom é a possibilidade da marca entrar em memes; o ruim é a possibilidade de deturpar reputações através de um vídeo falso.

4) Telegram

Se você ainda não tem uma conta neste aplicativo, em 2020 provavelmente vai ter. A grande vantagem aqui é a possibilidade da criação de "Canais" com conexões ilimitadas, o que transforma o concorrente do WhatsApp numa poderosa ferramenta de marketing digital. 

5) Tik Tok 

O app chinês superou o Facebook e Instagram e é o terceiro aplicativo mais baixado no Brasil nos últimos três meses. Focado para criar vídeos curtos e engraçados é o hit entre as crianças e adolescentes brasileiros. Dica: mesmo que sua marca não tenha uma relação imediata com o app: crie uma conta, a pior coisa é marca que não consegue garantir o seu nome de usuário. Outra dica é realizar parcerias com influenciadores que já estão criando conteúdo na plataforma.

6) O Reinado do Instagram

Foram uma série de mudanças em 2019, do algoritmo à tentativa de fim dos likes. O fato é que o Instagram é a rede social com a maior retenção de audiência no Brasil. E você não deve encarar ela como "mais uma rede" e sim como a mídia mais poderosa de vendas e marketing da atualidade. Recursos de Google ADs e outros migrarão para a publicidade no Instagram.

7) Podcasting

O consumo de podcasts no Brasil cresceu 67% em 2019, segundo estudo do Spotify. Este recurso é um oceano azul de oportunidades para chegar até o seu consumidor durante o horário de trabalho. Pois redes sociais e afins são mais acessadas à noite. Já o áudio não é uma mídia intrusiva e ótimo para chegar ao consumidor em horário de trabalho!

8) Todos são seus concorrentes

É isto mesmo: hoje a guerra não é mais entre empresas que vendem produtos ou serviços semelhantes. Hoje o dinheiro vai para onde está a ATENÇÃO das pessoas. Ou seja: não basta estar presente no digital, é preciso cada empresa também se ver como mídia, como produtora de conteúdo!!!

9) Google faz as pazes com as Redes Sociais

O buscador mais famoso do mundo finalmente entendeu que não manja de redes sociais após a morte do Orkut e Google Plus. E em 2020 promete incorporar de vez nos seus resultados o conteúdo gerado dentro das redes sociais. Também irá lançar uma ferramenta gratuita de agendamento de posts nas redes sociais.

10) Autoridade Digital x Google

Você já deve ter escutado este dito popular: "Diga com quem andas que te direi quem tu és". Pois bem, é exatamente isto que o Google está fazendo para rankear empresas nos primeiros lugares das pesquisas. O seu site tem que ser citado por outros sites para ele ver você como relevante. Isto mostra a importância do trabalho da assessoria de imprensa digital.

11) Agradar Algoritmos e Pessoas

Pessoas em primeiro lugar. Mas não existe mais como trabalhar com redes sociais sem o entendimento dos algoritmos de cada plataforma. Dar o que eles querem é o início para uma marca ter sucesso nas redes sociais. No Facebook: faça seus posts gerarem comentários. No Instagram: faça as pessoas salvarem os seus posts. Nos Stories: faça as pessoas reagirem aos seus conteúdos, de preferência em vídeo e mostrando rostos. 

12) Live no Linkedin

A rede social está testando este recurso com alguns players e em breve vai estar disponível para todos. Fora isso: o Linkedin é uma rede social pouco aproveitada pelas marcas, sendo que é hoje a rede com maior alcance orgânico.

13) Copywriting x Tráfego

O sucesso das vendas na web depende do aprofundamento destas duas palavras. Copywriting é a arte da escrita persuasiva. E tráfego são os anúncios que você utiliza para chegar no seu público-alvo. Uma precisa da outra para vender!

14) Menos beleza. Mais real time!

Durante muito tempo as marcas se preocuparam excessivamente em construir feeds lindos no Instagram. Estamos vendo a desconstrução destes formatos e caminhando para uma comunicação cada vez mais real no tempo certo.

15) Facebook como plataforma de anúncios

O alcance em fan pages no Facebook continuará caindo e você não terá como fugir de anunciar na plataforma. Aliás, o Instagram é lindo. Mas é no Facebook que estão os dados das pessoas!

16) Curadoria de conteúdo por chatbots

A integração de chatbots em blogs é uma tendência. Funciona assim: o chatbot te avisa sobre conteúdos semelhantes àquele que você está lendo!

17) Novidades no WhatsApp

O aplicativo começou a permitir lojistas subirem seu catálogo de produtos diretamente no aplicativo. Outra novidade para 2020 serão os anúncios nos status!

18) Preço, preço!

A Dior acaba de trazer preços em todas as suas postagens no Instagram. E ainda tem marca querendo esconder isto. O fato é que o cliente em 2020 terá cada vez menos paciência com marca que quer esconder o jogo!

19) Close Friends e Grupos no Facebook

Você já deve ter visto outdoors dos Grupos do Facebook e até publicidade na TV... Pois bem, é o Facebook querendo retornar à origem das comunidades. E por que o Close Friends do Instagram também está aqui? Porque é outra possibilidade de nichar a comunicação com o seu cliente.

20) Storytelling para Stories

O “Stories” é um dos conteúdos mais consumidos pelos brasileiros e as marcas começarão a inovar e criar ações específicas para este formato. Dica: não faça stories apenas com cards ou fotos, o que funciona são vídeos e mais ainda com rostos aparecendo.

21) Blogs em alta e com áudios

Blogs têm trazido mais retenção de leitura comparado com redes sociais. A grande tendência aqui são blogs com a opção de escutar o texto. Dica: existem sites como o OffsBrasil que você envia seu texto e eles retornam com um áudio.

22) Japão e as Olímpiadas

Tóquio receberá as Olimpíadas em 2020 e veremos muitas tendências vindas de lá. Algumas delas: automação para tudo, avatares, arte digital e lugares instagramáveis!

23) Briga entre Twitter e Facebook

O Twitter limitará anúncios políticos para fazer frente aos últimos acontecimentos sobre dados vazados do Facebook. A rede quer ser uma alternativa a rede de Mark e promete muitos lançamentos em 2020!

24) Listas e Abordagem multicanal

Engaje pessoas engajadas. E isso só será possível se você tiver uma lista de emails ou de celulares de clientes que em algum momento autorizaram a sua abordagem. Aliás, jamais seja escravo de uma única plataforma. Em 2020 o Facebook fará muitos testes em relação aos anúncios do Instagram e WhatsApp. E se você ficar refém destas plataformas se dará mal. Resumo: e-mail marketing ainda está mais vivo que nunca e deve estar na sua estratégia para o próximo ano!

25) Lei Geral de Proteção de Dados

Ela finalmente entrará em vigor e provocará uma corrida para a "higienização dos dados" nas empresas. Isto nada mais é que um segundo pedido de autorização para marcas conversarem com os clientes através de canais digitais. E a regra será sempre trazer em suas comunicações que visam o "cadastramento" do usuário um texto mostrando o que será feito com aquele dado e sempre a opção de descadastramento!

26) Digital Detox

Dica extra: aquela frase "você é a média das pessoas que convive" mudou para "você é a média das pessoas que segue nas redes sociais". O fato é que as pessoas passam mais tempo em seus smartphones do que com a família e amigos e isso está trazendo um novo tipo de dependência! A regra de 2020 será qualificar as suas fontes de informação e cuidar do seu bem maior: corpo e mente, de preferência longe do smartphone!

Por: Rafael Terra

CEO da agência Fabulosa Ideia e professor de MBAs na ESPM e na PUC