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25 Tendências de Marketing Digital, Mídias Sociais e Vendas para 2019

Quais são os canais que serão relevantes para as marcas, entregarão um resultado satisfatório ao longo deste ano? Especialista apresenta pontos-chaves para prestar atenção

Por | 24/01/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

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Todo começo de ano, ao realizarmos nosso planejamento, uma série de tendências se descortina para nós abrindo um leque de opções para investir. Contudo, é preciso compreender quais delas fazem sentido para o nosso negócio e trarão resultados. Rafael Terra, CEO da Fabulosa Idea elaborou a lista abaixo com 25 tópicos relacionados ao Marketing Digital, Mídias Sociais e Vendas que precisamos dar atenção neste ano.

1) Facebook não morreu, ok?

Inclusive em 2019 iremos ver anúncios na busca da rede social, assim como no Google. Não podemos esquecer que o Facebook é dono do Instagram. E os anúncios nessa rede performam melhor feitos a partir dos dados do Gerenciador de Anúncios do Facebook.

2) IGTV como grande player

Sim, acredite: IGTV irá crescer muito em 2019. Motivo? O YouTube está pagando pouco para seus creators. E Mark Zuckerberg viu uma oportunidade de fazer estes criadores de conteúdo migrarem de rede.

3) Vídeo, vídeo, vídeo!

Como diria Jim Louderback: "Antigamente se você não tivesse um site: não existia na web. Hoje é assim com o vídeo". Não importa a plataforma: se você optar por vídeo sempre ganha. Aliás, o Facebook acabou de lançar o Video Creation Kit, recurso que facilita qualquer amador criar seus próprios vídeos na rede social.

4) Freemium

O conceito vem das startups. Em suma: é dar uma experiência gratuita ao seu consumidor. 

5) Gatilhos Mentais x Neuromarketing

O que é a Black Friday? Um gatilho de urgência que desperta o desejo das pessoas comprarem naquele dia. E cada vez vamos ver mais a aproximação do marketing digital e do neuromarketing. Pois as pessoas só precisam de um bom motivo, um gatilho mental para executarem uma ação.

6) Comentários em redes sociais são LEADS!

Chatbots é uma tendência que cresce a cada ano. Uma dica é perguntar algo ao seu consumidor nas redes sociais. Esses comentários, além de aumentarem o engajamento da publicação, podem ser uma forma de ativação de algumas informações através de chatbots.

7) Produto como mídia x realidade aumentada

A Coca-Cola acabou de lançar uma ação de fim de ano onde as pessoas podem baixar um aplicativo e ver uma história a partir de suas garrafas. Ou seja: é o produto virando mídia através de realidade aumentada.

8) Comunicação visual é a lei 

Segundo pesquisa da Killer Infographics, um estímulo visual chega ao cérebro 60 mil vezes mais rápido que um estímulo de texto. Além disso, 90% das informações que retemos é visual. Dica: transforme seus textos em listas, infográficos e ícones. Isso trará mais engajamento para sua marca na web.

9) Stories, Stories, Stories. Até no YouTube.

Agora já é possível anunciar diretamente nos Stories do Instagram. Em 2019, será possível anunciar nas Stories do Facebook também. E o Youtube acaba de lançar YouTube Reels, o Stories da plataforma de vídeos.

10) Busca por voz

Até 2020 metade de todas as consultas de pesquisa no Google serão baseadas em voz, diz pesquisa da ComScore. Um dos desafios dos profissionais de marketing digital será entender como o rankeamento de marcas nos buscadores funciona a partir desse recurso.

11) Ferramentas que facilitam encontrar o influenciador digital certo

Que influenciadores digitais são uma tendência ninguém duvida. A novidade é que têm surgido cada vez mais ferramentas de análise e de aprouch com estes creators. Por exemplo, a mLabs - ferramenta de gerenciamento de redes sociais -  e Squid - plataforma de influencers - acabaram de selar parceria que facilita conexão entre marcas e influenciadores digitais

12) Personalização da compra por meio de dados

Pesquisa da Adobe revelou que 80% dos usuários esperam personalização em sua experiência de compra e relacionamento com a organização. Além disso, 59% tem expectativas de que as empresas saibam suas compras passadas e 46% há quanto tempo são consumidores. A dica é desde o início da conversa com o consumidor colher seus dados - principalmente número de whatsapp e e-mail - e segmentar listas a partir de comportamentos em comum.

13) Pinterest vem com tudo

O Pinterest quer ser o novo Google. No Web Summit 2018, o maior evento de tecnologia do mundo, a rede de imagens anunciou grandes investimentos para a popularização da marca no mundo. Como hoje tudo é visual: não tenho dúvida que as marcas começaram olhar mais para esta plataforma, aliás, o conteúdo lá rankea muito nos mecanismos de busca.

14) Menos reunião. Mais preço explícito. Até em serviços!

O público brasileiro ainda tem medo de expor preço na web, principalmente o nicho de serviços. 

Mas lá fora, principalmente EUA e China, é comum as empresas deixarem nos seus sites tanto preço como já uma agenda para marcar o atendimento.

15) Reputação online

Seguindo o raciocínio da tendência 14, as pessoas só vão comprar teu serviço na web sem a necessidade de uma reunião se sua REPUTAÇÃO for muito boa. E lembre-se: reputação é repetição. Somos aquilo que repetimos. Então vence a marca que pensa a longo prazo sempre.

16) Cada publicação é um mini e-commerce!

As pessoas não acessam as marcas nas mídias sociais. Elas acessam os seus feeds. Ou seja, quando uma marca der a sorte de chegar até o seu consumidor: traga informações completas. Principalmente o preço, onde e como compra, além do contato.

17) Mas além do preço: PROPÓSITO!!

Falamos bastante de preço, mas uma grande tendência é trazer no seu site o PROPÓSITO, o seu interesse além do econômico, o seu legado para a sociedade.

18) Dark Social

Muitos dados gerados na web não podem ser rastreados pelas empresas. Um deles, inclusive, é o conteúdo viralizado em grupos de WhatsApp. 

Ou seja: hoje é um bom sinal quando você perde o controle da sua empresa. Sinal que ela está chegando em lugares que você nem desconfia. 

19) Content Shock 

Há uns cinco anos, os empresários viam com desconfiança as redes sociais. Hoje ninguém duvida do seu pontencial. Com isso toda empresa virou mídia. E com isso há mais produção de conteúdo do que leitores para consumidor tanta informação.

A dica é: publique só o que é relevante e sempre com verba de anúncio. 

20) O real acima de tudo

Banco de imagens não convence mais, faz você perder venda. Assim como o velho comercial de margarida. A tendência é mostrar a marca como ela é. E se você tiver problema com isso: sinal que tem algo errado com ela.

21) Mercado de consultoria em alta

Muitas possibilidades geram confusão. Um prato cheio para quem quer atuar com consultoria e ajudar empresas e pessoas a guiarem seus caminhos. 

22) Linkedin: maior investimento em anúncios!

Esta rede é hoje a melhor para empresas b2b. Seus anúncios conseguem chegar exatamente em determinado perfil de empresa. Mas a regra aqui é anúncios com mais tempo, pois as pessoas não se conectam com tanta frequência como nas demais redes.

23) Lançamentos de produtos digitais

Há espaço para todos os nichos. Aliás, se não existe um curso no seu nicho: parabéns, você achou uma grande oportunidade!

24) E-commerce no Instagram

Já é possível colocar preço e linkar seu e-commerce no Instagram. E para isso: novamente entra em jogo o Facebook. Você tem que subir seus produtos dentro do Gerenciador de Anúncios do Facebook, em Catálogos de Produtos. 

25) Ética e privacidade digital

Segundo pesquisa de Gartner, até 2021, as organizações que negligenciarem a proteção de privacidade pagarão 100% mais em custos de conformidade do que os concorrentes que investiram nas melhores práticas. Ou seja: não adianta colocar em prática todas as demais tendências se você não estiver realizando com ética. 

Por: Rafael Terra

CEO da agência Fabulosa Ideia. Professor de MBA na ESPM, PUC e UNISINOS. Palestrante e consultor nacional de Marketing Digital e Humanização de Marcas


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