Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Publicidade

Vale do Silício: 10 aprendizados sobre Empreendedorismo e Marketing

Profissionais da região utilizam pensamento global e uma série de comportamentos que podem auxiliar gestores brasileiros, como agir como startups e realizar vários testes

Por | 25/06/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Escala global sempre

O pessoal do Vale do Silício não levanta da cama se não for para mudar o mundo.  Todos os novos negócios são realizados em cima de um "pensamento digital". Ou seja: não é localização que define e, sim, se a ideia

Só os problemas fazem crescer

70% dos empreendedores do Vale do Silício não são de São Francisco.  Ou seja: isto já mostra que sair da zona de conforto propicia uma maior capacidade de inovação. O grande problema é encontrar um grande problema para ser resolvido! Aliás, não se apaixone pelo produto, mas pelo problema!

Respeito a todos e qualquer diferença

Não se faz um produto global onde todos são iguais. Lá vemos chineses, coreanos, indianos, muçulmanos criando lado a lado. Traga pessoas diferentes para sua empresa, isso trará uma visão macro do seu produto ou serviço.

Teste na prática. Sempre.

Não espere nada estar perfeito para lançar. Uma ideia não vale nada. O que vale é ela aplicada, mesmo em beta. O uber até hoje não está pronto. E está aí como líder de um segmento.  Aliás, o próximo passo são os Ubers voadores. Só a velocidade gera inovação

Qual o seu próximo projeto?

Sucesso não é o que você fez, sucesso no Vale do Silício é o que você vai fazer daqui pra frente! Aliás, quem personifica isto é Elon Musk, fundador do PayPal e atual diretor da Tesla. Ele com certeza é um cara de sucesso, nem por isso está parado olhando para o passado. Seu atual projeto é o transporte em cápsulas que fará uma viagem de Nova Iorque ao Japão em apenas 2h.

Uma região rica com hábitos simples

A cada oito empreendedores do Vale do Silício: um é milionário. Nem por isso eles desfilam com roupas ou carros caríssimos. Luxo lá é a EXPERIÊNCIA.

Drones. Muitos drones!!

Drones para entregar pizza. Drone para checar estoque. Drone para coletar dados para o governo. Enfim, num futuro bem próximo nossos céus estarão cheios deles.

Growth Hacking

É uma técnica de marketing digital focada em crescimento rápido de marcas na web. Tudo com uso de um arsenal de ferramentas. Um exemplo é o Hunter.io que coleta os e-mails automaticamente de qualquer site na web, ótima para realização de banco de dados para envio de news.

Cultura Netflix

Quem escolhe os colaboradores na Netflix não são os diretores ou o RH da empresa, é o grupo que conviverá com o futuro profissional.

Vamos poder imprimir tudo

Tudo mesmo!! Casas, carros e pasmem: até carne bovina.

O pensamento startup

A pergunta lá não é quantos funcionários a sua empresa tem. E, sim, quando ela vale? Lembre que o Instagram foi vendido ao Facebook por 2 bi quando tinha apenas seis colaboradores.

Por: Rafael Terra

CEO da agência Fabulosa Ideia. Professor de MBA na ESPM, PUC e UNISINOS. Palestrante e consultor nacional de Marketing Digital e Humanização de Marcas


Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss