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Inovação: o caminho mais estratégico para crescer em cenários adversos

A inovação é, sem dúvidas, o meio mais estratégico para crescer e buscar resultados no curto e no longo prazo, mesmo em cenários adversos como o que vivemos nos dias de hoje

Por | 10/08/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

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Que o Brasil está vivendo um momento difícil na economia, todos sabemos, a questão é: o momento é propício para colocar o pé no freio ou arriscar e inovar para expandir os negócios?

Há quem diga que é preciso reduzir custo, desacelerar os negócios, enxugar a equipe e aguardar a boa maré voltar, outros, assim como eu, achamos ser o cenário ideal de inovar e criar soluções que ajudem as empresas e driblar esse momento e avançar, não apenas seguir adiante, mas seguir crescendo de forma que otimize seu tempo e aumente sua receita. Impossível? Não! Basta usar a criatividade em mercados carentes e de grande demanda.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que seis em cada dez líderes empresariais que comandam negócios inovadores consideram que o grau de inovação no Brasil deixa a desejar. Quando a pesquisa questionou a opinião deles sobre este tema, 54% responderam que o grau de inovação no Brasil é "baixo" e outros 8% responderam "muito baixo"; 35% afirmaram "nem alto, nem baixo" e apenas 3% classificou como "alto".

Isso é simples desvendar, afinal o principal motivo desse cenário é que o Brasil está atrasado em relação a outros países, reflexo de defasagem tecnológica acumulada ao longo dos anos. É preciso dar mais importância para o papel da inovação na sobrevivência das empresas no mercado global e a necessidade de um esforço para criar um ambiente favorável a negócios inovadores no Brasil.

Eu diria que a inovação é, sem dúvidas, o meio mais estratégico para crescer e buscar resultados, mesmo em cenários adversos como o que vivemos nos dias de hoje. O mercado de premiação e incentivo, por exemplo, sente esses sinais, afinal, como uma empresa de Call Center que trabalha muito com incentivo e bonificação consegue crescer se a ordem é: REDUÇÃO DE CUSTO!? Como se incentiva uma equipe que trabalha em busca de metas se agora o dinheiro está diminuindo?

Foi pensando nisso que criamos estratégias que inovam esse nicho. Afinal, devido às necessidades corporativas das empresas que buscam soluções de incentivo, aproveitar a demanda atual para criar mecanismos de premiação para os colaboradores de forma "econômica" é um ouro.

Existem várias formas de fazer isso: terceirizar esse serviço (nada como uma empresa especialista e com experiência para dar foco nessa questão); contratar empresas capacitadas para exercer essa função; encontrar uma forma de bonificação que reduza custos para empresa, mas que premie os colaboradores com alta qualidade. A grande sacada aqui é utilizar o bônus digital/cartões pré-pagos que diminuiu consideravelmente os gastos com operacional e despesas fiscais. 

Outra forma de rentabilizar e expandir sua marca é abrir modelo de franquia ou até mesmo trabalhar com representantes e diversas regiões do Brasil. Isso aumenta a margem de vendas e com isso cresce também o fluxo de caixa, além de disseminar a marca no mercado e expandir sua atuação. O cartão pré-pago, por exemplo, é também um grande aliado das empresas que buscam diferentes formas de pagar bônus e remuneração de seus colaboradores, evitando a burocracia dos processos operacionais do dia a dia. Um jeito diferente de presentear, manter a motivação e incentivar seus colaboradores, prestadores de serviço e clientes, pode ser também através de pontos para trocar por produtos e serviços.

Então, não espere o momento melhorar, melhore você o momento e faça seu negócio crescer através da inovação!

Por: Rafael Mendes

CEO da Paymundie, especialista em Marketing de Incentivo






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