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Marketing Promocional - O futuro da Comunicação anda por aqui

Marketing Promocional ainda é uma área de trabalho relativamente nova. Por isso, temos muito o que aprender, explorar e crescer. Crescer, principalmente, profissionalmente

Por | 12/07/2012

pauta@mundodomarketing.com.br

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Existe uma grande variedade de respostas, pela internet, acerca da definição de Marketing Promocional. Vamos então com a definição da AMPRO:

"A AMPRO revisou as bases teóricas do Marketing Promocional, dando uma nova definição sobre o tema. Segundo pesquisas do Grupo de Estudos Acadêmicos da organização, o conceito passa a ser associado à "comunicação de marca com objetivo de incrementar a percepção de seu valor por meio de técnicas promocionais e pontos de contato que ativem a compra, o uso, a fidelização ou a experiência de produtos ou serviços". A reformulação surgiu da necessidade do setor de unificar e atualizar o tema, que encontrava divergências em sua constituição, não só no Brasil, como também em outros países da América Latina."

E talvez devido à falta de homogeneidade das definições do setor, temos muita polêmica.

Há quem acredita que MKT PROMO é um ramo da Publicidade, que seria mais adequado ao recém-surgido Marketing; e há quem acredita que somos apenas agitadores de festa e produtores de evento. Mas a grande verdade é que o Marketing Promocional ainda é uma área de trabalho relativamente nova (apenas 20 anos no Brasil mais ou menos), por isso, temos muito o que aprender, explorar e crescer. Crescer, principalmente, profissionalmente.

Quando comecei com Criação Promocional há mais ou menos 10 anos  (tem gente que jura que é muito mais), acreditei nas primeiras palavras ditas pelo meu novo chefe. "O PROMO AINDA VAI DOMINAR A PARADA". Foram exatamente essas palavras. Digo que acreditei e ainda acredito, pois o sonho de todo comunicador é gastar pouco, atingir o coração e a mente do público-alvo de forma impactante e sem desperdício.

E o MKT PROMO entra nessa premissa de forma relevante no nosso dia-a-dia. Quantas vezes você não foi impactado no mercado ou na rua por uma ação de degustação, apresentação de serviço ou produto? E quando isso bem feito, acabou por ajudar você a comprar ou adquirir um serviço!  Sabemos que  a publicidade convencional, aquela que foca na massificação, vem cada vez perdendo o interesse do cliente, pois muitas vezes o famoso "impacto por mil" se torna caro e arriscado.

Se tem algo que tenho experiência no PROMO é na lida com a Criação Promocional, e digo pra vocês que é um trabalho para o qual você tem que ter paciência. Com mais de uma década, a Criação Promocional é ainda um setor das agências de marketing promocional que vem se estruturando e profissionalizando. No começo dessa brincadeira toda, pouco se sabia quem era quem dentro do departamento. Tínhamos diretores de arte, designers, e grande parte de profissionais sem formação nenhuma - e que muitas vezes foram os melhores profissionais com quem já trabalhei.

Nessa confusão toda, tínhamos ainda que estar  atentos à nossa demanda de forma rápida, concisa e extremamente criativa, pois sabemos que verba e criação promocional nunca andaram juntas. Hoje, como Diretor de Criação, tenho grandes responsabilidades e, acima de tudo, tenho carta branca para estruturar o setor conforme a necessidade real dos JOBS.

Conto atualmente com um grande Designer e Ilustrador (rebelde também), uma excepcional redatora (que espanca quem se meter no caminho), uma santa e guerreira produtora promocional (gráfica, brindes, e tudo mais que aparecer pela frente), e uma recém-formada Designer (que começa agora a sentir o suave sabor do stress). E se há 10 anos o MKT PROMO ainda era uma esperança de algo novo na comunicação, e se o departamento de Criação era ainda visto como algo a se estruturar, vejo hoje um caminho muito mais sólido e promissor para esta área que tanto encanta o público-alvo, o cliente e nós do backstage.

Por: Rafael Machado

Diretor de Criação da OC Promotionsarts


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