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Por que a comunicação mobile é essencial para campanhas de incentivo?

Se a sua campanha de incentivo de vendas não possui um canal de comunicação mobile, você tem um problema que pode afetar bastante o desempenho da equipe no PDV

Por | 20/06/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

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Processos e tecnologias estão em constante evolução porque precisam acompanhar, além das mudanças do mercado, as alterações no comportamento das pessoas. Assim, vemos milhares de aplicativos mobile surgindo todos os dias para solucionar problemas dentro das organizações. Hoje, quase 70 milhões usuários utilizam a internet via smartphone, segundo a pesquisa Mobile Report, da Nielsen IBOPE. Fica claro que se a sua campanha de incentivo de vendas não possui um canal de comunicação mobile, você tem um problema que pode afetar bastante o desempenho da equipe no PDV.

Quando você precisa de um táxi ou fazer check-in em um voo, ainda utiliza o telefone para ligar? Ou faz tudo por meio de um aplicativo mobile? Caso opte pela segunda opção, por que ainda não está oferecendo isso para equipes dos canais de vendas? A lógica é simples: se os aplicativos facilitam seu cotidiano, provavelmente irão auxiliar o dia a dia do trade. Sem uma solução móvel para negócios, sua empresa provavelmente terá alguns problemas, tais como:

- Comunicação muito deficiente: quando o gestor precisa acessar as informações de um participante da campanha de incentivo de vendas em um site e pra isso precisa entrar pelo computador, perde-se a mobilidade. Isso significa que nem o gestor nem os membros poderão fazer uma consulta ou inserir dados pertinentes ao programa enquanto estão em campo.

- Engajamento baixo: se o canal de comunicação não é móvel e não corresponde às necessidades do colaborador, ele provavelmente não vai investir o tempo dele nisso ao chegar em casa, depois de um dia inteiro de trabalho. Em outras palavras: o membro da campanha de incentivo de vendas não vai querer ver quantos pontos ganhou, fazer um resumo das atividades ou participar de um longo treinamento. Logo, o engajamento com a campanha será aquém do esperado.

Além de desenvolver um aplicativo corporativo com funcionalidades estratégicas, você precisa reforçar para sua equipe a importância do uso desta tecnologia. Explicar o motivo de cada informação ou ação solicitada não é apenas uma convenção, mas um movimento estratégico essencial para aumentar o engajamento dos participantes do programa. Abaixo, você confere os benefícios de um app móvel para campanha de incentivo de vendas:

Cria novas possibilidades de interações: ao permitir que o usuário tire uma foto e mostre como está a exposição no PDV, por exemplo, o app abre um novo ponto de contato entre o agente e o gestor. Outra possibilidade é o treinamento, já que o gestor pode mandar um quiz durante a jornada de trabalho valendo pontos.

Incentiva interações curtas, porém efetivas: diferente da EaD (Educação a Distância) de uma hora, o app possibilita um pequeno contato todos os dias. Um exemplo de interação curta eficaz é o Duolingo, um aplicativo para aprender idiomas. Nele, ao invés de o usuário estudar por uma hora, três dias por semana, ele dedica menos de 15 minutos do seu dia em lições curtas, mas diárias.

Registra os parceiros menos engajados: a partir de qualquer tipo de interação, o software calcula automaticamente, de acordo com as regras definidas pela empresa, a pontuação dos participantes do programa. Assim, o gerente de trade pode mapear os comportamentos dos integrantes e ajustar as regras quando for necessário. Se o gestor percebe um desengajamento geral, por exemplo, pode enviar uma notificação de que no próximo fim de semana a pontuação será dobrada.

Facilita a adoção do programa: como o app mobile é um canal acessível e com o qual a maioria das pessoas possui familiaridade, a curva de aprendizado do aplicativo fica muito menor, economizando tempo e facilitando a utilização diária.

Em resumo, os aplicativos e demais tecnologias móveis facilitam a comunicação e o processamento das informações geradas por uma campanha de incentivo de vendas. A plataforma Fielo, por exemplo, possibilita isso ao permitir o desenvolvimento de programas multiplataformas e com diversas entradas de dados.

É desta forma que o gestor conseguirá utilizar, de maneira inteligente, os diferentes elementos dessas iniciativas. Não adianta investir na campanha, mas não medir o desempenho. Portanto, reforço o recado: escolha ferramentas que permitam avaliar indicadores e acompanhar os dados em tempo real, por exemplo. É nesse ponto que a tecnologia pode fazer a diferença em seu projeto.

Por: Rafael Assunção

CEO da ValueNET Incentive Solutions


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