5 lições práticas sobre gestão e liderança | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

5 lições práticas sobre gestão e liderança

Construir processos escaláveis de crescimento requer atenção a alguns pontos importantes, que vão da individualidade a celebração de pequenas vitórias

Por | 14/01/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Pude viver grandes aprendizados profissionais nos últimos três anos da minha carreira. Tive a oportunidade de criar estratégias de alto impacto, construir processos escaláveis e liderar equipes de alta performance. E é sobre esse último ponto que gostaria de compartilhar algumas ideias hoje, um pouco dos ensinamentos que recebi de um time que trabalhou comigo durante todo esse tempo e me trouxe ensinamentos que me transformaram num líder, profissional (e pessoa) melhor.

Com esse tema na cabeça, fiquei pensando na melhor forma de descrever esses aprendizados (ou pelo menos alguns deles) de uma maneira prática, algo que transformasse esse post num pequeno guia e que fizesse sentido não só pra mim, mas para outros profissionais.

Acabei me rendendo ao bom e velho formato de lista e cheguei aos "5 Ensinamentos de um Time de Marketing sobre Gestão e Liderança"

1. Individualidade
Nos últimos anos, tive a oportunidade de ajudar a escalar uma operação de inbound marketing. Cheguei acelerado e com vontade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo (meu maior erro!), sem me preocupar muito em como a equipe receberia essa atitude.

Entretanto, foi necessário parar, respirar fundo e entender as características e a individualidade das pessoas que iriam comprar esse sonho junto comigo. Nessa hora, mais do que descobrir os perfis, foi preciso compreender o que move cada um, quais os pontos fortes e os objetivos futuros. Quando se quer construir algo junto, os sonhos precisam estar alinhados. É necessário pensar na individualidade para criar um conjunto poderoso.

2. Jogue junto
Construção conjunta e alinhamento de sonhos é algo que não pode existir apenas na teoria. Em outras palavras: é preciso liderar pelo exemplo. E a melhor forma de fazer isso é estando 100% disponível para ouvir, lutar pelo seu time (até o fim!) e reconhecer os próprios erros. Também é essencial traçar direcionamentos claros e garantir que cada um está fazendo a sua parte nessa "construção conjunta". Afinal de contas, os sonhos e objetivos estão alinhados, lembra? A palavra-chave aqui é transparência. Ninguém idealiza um ambiente de trabalho perfeito, mas todos querem entender movimentos, mudanças e sentir que o trabalho realizado é parte de um objetivo maior.

3. Feedback
Em um ambiente que preza pela transparência, não poderiam faltar os famosos feedbacks. Por muito tempo, tive dificuldade em dar feedbacks duros. Fazia, mas com dificuldade. Até que percebi que essa poderia ser uma poderosa ferramenta no desenvolvimento de um profissional e que todos que querem evoluir desejam ser avaliados de maneira constante e verdadeira (por mais duras que sejam essas avaliações). O feedback não é um momento apenas para apontar erros e defeitos, é a hora em que se joga junto de verdade para construir um plano de desenvolvimento. Plano esse que é um "aperto de mãos" entre gestor e liderado. Ou seja, as responsabilidades aqui são divididas e cada um deve cumprir com a sua parte nesse tratado.

4. Pequenas vitórias
Quem me conhece, sabe que tenho um perfil mais low profile, focado e não tão comunicativo. Muitas vezes, trabalhei junto com o time e, ao alcançar os resultados propostos, já pensava em como vencer o próximo desafio. Nunca fui motivado por almoços, happy hours ou brindes. Gosto mesmo é de sentir que o trabalho está sendo bem feito e que as pessoas ao meu redor estão satisfeitas com isso. Porém, cada pessoa tem a sua individualidade. Time que joga junto e vence dificuldades junto também precisa comemorar junto. Mais do que pensar numa premiação física, entendi que é preciso valorizar os momentos, a descontração e a sensação de dever cumprido. Essa pode ser a diferença entre ter um profissional frustrado ou motivado para os próximos desafios.

5. Vá além das metas
Sempre fui muito ligado a metas, dados e informações que pudessem metrificar os resultados e nos ajudar na tomada de decisão. Porém, aprendi que ninguém luta por um número, mas pelo que dá sentido a ele. Não quero dizer que os resultados não são importantes, pois são eles que garantem a sustentabilidade de um negócio. Porém, aprendi que um bom líder deve ter mais do que isso no seu radar. É essencial ser capaz de interpretar mudanças de comportamento, entender que situações pessoais vão impactar o planejamento e que não existe nenhum problema nisso, desde que você esteja preparado para compreender e ajudar não só com o alcance das metas propostas, mas com tudo que esteja ao seu alcance.

Bom, esses foram alguns dos ensinamentos mais valiosos que recebi ao longo dos últimos anos e que têm contribuído para o meu desenvolvimento. Nem sempre essas lições virão de um mentor ou de um guru do mercado. Elas vêm, principalmente, das pessoas que estão ao seu lado, no dia a dia. Hoje tenho a tranquilidade de dizer que aprendi muito mais do que fui capaz de ensinar. O segredo é não olhar só para cima, mas em todas as direções.

Por: Guilherme Valgas

Head de Marketing da EmCasa.com, uma Real State Tech Startup, que está transformando a maneira como as pessoas compram e vendem imóveis no Brasil. É formado em Publicidade e Propaganda, pós-graduado em Marketing e estudou Inovação no Babson College, em Massachusetts, EUA. Com quase 10 anos de carreira, fomentou estratégias e liderou equipes de alto desempenho nas empresas: Localiza e SambaTech


Comentários


Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss