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A importância da inteligência de mercado para agências

Em um mundo tão competitivo, com a concorrência ainda mais acirrada no campo digital, em que cada clique pode sinalizar uma mudança de comportamento do consumidor ou um novo usuário, é fundamental que as agências estejam preparadas para os constantes desa

Por Pedro Garcia - 26/07/2021

A pandemia acelerou o processo de transformação digital das empresas e intensificou a busca de produtos e compras na internet.? Dados da Similarweb - plataforma de inteligência de mercado global — ?mostram que as vendas apenas na categoria de e-commerce e shopping cresceram 57% entre 2019 e 2020 no Brasil. Diante desse cenário, a análise de dados de tráfego de sites e do comportamento online do consumidor tornou-se ainda mais essencial para as agências. Para atrair novos clientes, essas empresas ?apostam em soluções de mercado que fornecem informações detalhadas, incluindo tendências e sazonalidade, busca de palavras-chaves e ?avaliação de interesse do público-alvo. 
 
 Com as informações sobre engajamento, acessos de dispositivos daquela marca e seus concorrentes, é possível montar um plano de ação para o cliente em potencial, com as métricas de desempenho do conjunto competitivo e estratégias de aquisição de usuários. 
 
 Por exemplo, ao analisar como consumidores pesquisam por determinado produto, quais palavras-chave usam e quais caminhos percorrem até chegar a um site específico, é possível criar metas para ampliar o market share digital. Impactar mais usuários e, assim, aumentar as vendas. Ainda é possível fazer filtros por palavras-chave não relacionadas a marcas, tanto em busca paga quanto orgânica, para descobrir os termos competitivos mais populares no conjunto do cliente em potencial. Além de gerar outro filtro para separar palavras-chave que direcionam para apenas uma empresa com a qual as marcas escolhidas realmente competem. 
 
 Outro ponto interessante é analisar a quantidade de novos usuários (aqueles que visitaram seu site nos últimos três meses pela primeira vez) e os que retornam ao seu site. Com a plataforma da Similarweb, ?também é possível verificar a sobreposição da audiência, conseguindo ver, por exemplo, a porcentagem de quem começou a visita no seu site e também visitou o da concorrência, ou vice-versa. 
 
 A i-Cherry é uma das ?agências de publicidade que apostou na tecnologia e análise de dados para oferecer diferenciais aos clientes. Atuando na área de marketing digital e voltada para performance, a empresa contratou, em 2016, a plataforma de inteligência de mercado da Similarweb. O objetivo era, diante do crescimento da importância do marketing digital, entender as tendências de mercado, por segmentos da indústria específicos, além de analisar a atividade digital das marcas e observar a jornada de compra do consumidor. 
 
 Com o uso da plataforma, a organização, que atua com o Grupo B2W (Americanas.com, Submarino, Shoptime), TIM, Riachuelo e Kabum, conseguiu estabelecer uma relação mais estratégica com os clientes, além de avaliar as principais oportunidades para as marcas. A ferramenta é utilizada principalmente pelas equipes de Business Intelligence, SEO, mídia e novos negócios da empresa. Aliando essas informações a análises dos especialistas, a i-Cherry desenvolveu e qualificou seu processo de novos negócios, conquistando conversas mais estratégicas em processos de concorrência. O resultado do investimento na plataforma e na inteligência de mercado aparece no crescimento da agência ano a ano na última década. 
 
 Vale ressaltar que essas ferramentas também permitem analisar onde os anúncios aparecem e quais criativos estão sendo utilizados, o que embasa a sugestão das melhores estratégias a serem aplicadas no projeto. Com isso, possibilitam a elaboração de um planejamento para as redes sociais. 
 
 Em um mundo tão competitivo, com a concorrência ainda mais acirrada no campo digital, em que cada clique pode sinalizar uma mudança de comportamento do consumidor ou um novo usuário, é fundamental que as agências estejam preparadas para os constantes desafios. Um novo cliente em potencial exige planejamento, conhecimento do nicho de atuação e um plano de ação detalhado e específico para aquele contexto. Ao entender a trajetória digital da marca e tendências do mercado, a agência apresenta um diferencial competitivo, prova valor, gera resultados e impulsiona os negócios. 
 

Por: Pedro Garcia

Por Pedro Garcia, diretor de Customer Success LATAM na Similarweb*