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13 difíceis lições das trincheiras do Hubspot

É claro que não existem fórmulas mágicas ou receitas prontas para o sucesso. Mas ter a oportunidade de acompanhar dicas estratégicas de grandes players é importante

Por | 15/10/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

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Acredito que possa dispensar as apresentações quando falamos sobre o Hubspot. Mas, para quem possa não estar ligando o nome à pessoa, é uma das maiores plataformas de Inbound Marketing e Vendas. Eles organizam há alguns anos o INBOUND - maior conferência de Vendas e Marketing Digital do mundo. E eu, como bom aficionado pelo setor, não poderia perder essa oportunidade.

Quando cheguei ao luxuoso e colossal BCEC (Boston Convention and Exhibition Center), em Boston/MA, me deparei com um evento que contou com mais de 14 mil pessoas de 70 países. Simplesmente o mundo reunido para discutir as principais tendências do setor.

Indo direto ao ponto, Corey Eridon, Marketing do Hubspot, fez uma apresentação chamada 18 Hard-Earned Lessons From The Trenches Of The Hubspot Blog e foi logo listando algumas táticas que fizeram e fazem do seu blog um sucesso de acesso e geração de leads. Listei as principais:

  1. Grandes nomes de autores (para guest post) não quer dizer resultado melhor: no final das contas não importa quem você é, mas o que você tem a dizer.
     
  2. Posts no Blog duram para sempre e os posts antigos são os que geram mais tráfego e mais leads.
     
  3. Relação Conteúdo x Vendas: a equipe comercial pode e deve ajudar a moldar a estratégia de conteúdo sugerindo assuntos que os clientes e prospects querem ouvir.
     
  4. Deixar um outro canal republicar o seu post não é uma boa ideia. No final das contas você vai competir com você mesmo pelo mesmo usuário.
     
  5. Tamanho não é documento. Em uma pesquisa realizada pela Hubspot, posts com 1.750 palavras tiveram melhor performance em visitas e leads dos que os +2.000 palavras.
     
  6. Conteúdos específicos e profundos são uma tendência e tendem a ter mais acessos.
     
  7. Aceite correr riscos: vale a pena produzir posts com assuntos polêmicos.
     
  8. Você nunca vai ficar sem conteúdo. Dentro de 4 categorias (How to, Lista, Slideshare e Dados) é possível, mudando uma palavra, ter uma infinidade de temas para escrever. (Ex: "10 estratégias de Inbound Marketing para seu site" x "10 estratégias que não se deve fazer em Inbound marketing para seu blog").
     
  9. Segundo o HubSpot é preciso 16-19 meses para dar tração para um Blog. Você vai ganhar escala com o tempo: 3/4 do tráfego do Blog e 92% dos leads que eles geram vêm de posts antigos.
     
  10. Ninguém clica no link do seu twitter: um tweet tem 115 mil impressão e 1% de clique.
     
  11. Mais posts não quer dizer mais tráfego e mais leads. Ela citou um estudo que eles fizeram sobre essa comparação. Eles fizeram um post detalhando a estratégia.
     
  12. O foco deve ser nos canais de baixa performance porque nesses é onde existem oportunidades.
     
  13. É possível aumentar a conversão dos posts oferecendo materiais ricos que tem chamadas exatamente iguais as do título do post.

É claro que não existem fórmulas mágicas ou receitas prontas para o sucesso. Mas ter a oportunidade de acompanhar dicas estratégicas que grandes players seguiram para alcançar o topo pode servir de inspiração para guiar seus passos.

 

 

Por: Pedro Filizzola

CMO da Samba Tech. Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-MG


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