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Deus do CEO! Perdoai-vos, eles não sabem o que dizem!

Marketing não trata das suas vendas, mas de quem compra; não trata da sua marca, mas de quem dela lembra; não trata dos seus produtos, mas de quem os escolhe

Por | 03/12/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

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Alguém, pelo amor de Deus explica para eles o que é Marketing! Como assim? Está lá no cargo de CEO e não entende o que é marketing? É isso Mesmo! Foi feita uma pesquisa com 183 CEOs e 414 executivos de empresas brasileiras e tem até profissional de marketing! Este levantamento aponta que os grandes executivos vêm o marketing como alavanca de vendas e seus subordinados que compreende até diretores de marketing acreditam que a função é construir marcas.

Muito me impressionou que ninguém citou o consumidor, sequer um destes falou sobre compreender o comportamento do consumidor veja a tabela abaixo:

O pior de tudo é que o estudo aponta que nos próximos anos o marketing deve sofrer cada vez mais intervenção direta deles (a turma que está lá no CEO), já que 98% considera esta área muito importante. Foi neste ponto da matéria que eu chorei copiosamente imaginando que o egocentrismo, que o umbigo é a meta das empresas e não o consumidor!

ATENÇÃO, CEOres! Marketing trata-se do consumidor, de satisfazer seus desejos, seus anseios. Para mim especificamente, de compreender através da neurociência e da biologia do comportamento como estes sujeitos prestam a atenção, escolhem, se engajam emocionalmente, compram e têm memória dos produtos serviços e ideias.

Não trata das suas vendas, mas de quem compra; não trata da sua marca, mas de quem dela lembra; não trata dos seus produtos, mas de quem os escolhe. Erraram no sujeito e na parte do organismo - Não trata do seu umbigo, mas da mente e do cérebro do consumidor.

Marketing é de fora para dentro e não ao contrário senhores executivos. Quem sabe descendo do CEO onde se encontram e visitando pontos de vendas vocês possam compreender que fazer marketing é entender o consumidor e seu comportamento. É daí que se parte. Não do egocentrismo de vocês. O bom executivo de marketing a gente mede pela sola do sapato e não pelo business plan. É o quanto ele bate perna e entende o comportamento do consumidor e não pela quantidade de reuniões. Entendeu?

Deus do CEO! E dos executivos também! Proteja-os de todos os males, eles não sabem o que dizem.

 

Por: Pedro Camargo

Pedro Camargo tem experiência tanto no mercado de trabalho com consultorias quanto na área de educação corporativa. Possui um grau de Mestre em Educação , com ênfase em Educação Corporativa , a Pontifícia Universidade Católica de Campinas ( PUCCAMP ) e MBA em Comunicação de Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo ( ESPM ), Graduado em Direito do Estado Universidade do Rio de Janeiro ( UERJ) ; Curso de especialização em neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) , É consultor de marketing e comunicação de marketing, em 2009, publicou seu primeiro livro " Neuromarketing : decodificaando da mente do consumidor " , em 2010, publicou o segundo livro " Comportamento do consumidor: biologia, anatomia e fisiologia do consumo " no Brasil pela Editora novo Conceito , em 2012 lançou o seu novo livro" Neuromarketing : uma nova pesquisa de comportamento do consumidor no Brasil pela Editora Atlas e Eu compro, sim! Mas a culpa é dos hormônios pela editora Novo Conceito ; é palestrante internacional em conferências em Portugal , a convite do Instituto Português de gestão de marketing ( IPAM ) e Cidade do México pela Intenational Mindcode ; APAS conferencista 2012; ; colunista da revista Supervarejo da Associação são Paulo Supermercado ( APAS ) , do site mundo do Marketing e tem artigos publicados na revista New Editora Abril , sobre o comportamento de consumo feminino e venda na revista de marketing mais sensorial com o tema - " os cinco sentidos do lucro " , é um professor de marketing e pós-graduação de vendas programas , cinco anos está ensinando programas de educação in-company em plano de saúde e consultor de vendas planejamento para empresas na área de cooperativas de saúde , atualmente professor visitante na programa RetailClub Multiplan para os inquilinos de shoppings e consultor de neuromarketing , neurovendas e Biologia do Comportamento do Consumidor, Professor de Neurovendas da FGV, Coordenador do curso de Neurogestão do ISAE.


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