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Fast o quê? Como a pressa vende muito

Fast food, fast fashion, fast book, fast preço, fast compras, drive thru. Nossa! Para!! Deu canseira só em pensar. Vou tentar explicar com calma como a pressa vende muito

Por Pedro Camargo - 08/05/2014

O mundo está cada vez mais fast e tudo tão rápido que fica difícil acompanhar a ansiedade do consumidor. Mas isso é muito natural. Nosso cérebro urge por “tudo-ao-mesmo-tempo-agora”.  A oportunidade era rara na savana e se nossos ancestrais não aproveitassem bau-bau, já era!

Isso mesmo! Esta urgência tem relação com o nosso cérebro ancestral, que deixou marcas indeléveis em nosso comportamento. Temos uma caixa preta que era, e ainda é, louca por ter tudo rapidamente. A esse fenômeno dá-se o nome de “desconto temporal” ou “taxa de desconto hiperbólica", que nada mais é do que a tendência de querer as coisas agora em vez de mais tarde. Adiar a gratificação não faz parte da programação cerebral e por isso tudo o que é fast funciona muito bem.

Segundo a teoria da taxa de desconto hiperbólica os consumidores decidem de acordo com a situação e o ponto no tempo em que estão. Olha só! As pessoas ao escolherem algo para já ou para daqui alguns dias, darão sempre valor ao “agora”, à posse imediata, mesmo que a recompensa que será dada no futuro seja maior, mais vantajosa.

Todos os consumidores respondem muito forte a benefícios imediatos, algo que pode até explicar a compra por impulso. Nossos ancestrais não tinham a chance de acertar duas vezes, ou pegava aquela pequena caça imediatamente ou poderia passar fome na esperança de aparecer outra presa maior. Sem contar que correria o risco de virar presa.

Viu como o fast não é tão novo assim! Essa tendência tem pelo menos uns 180.000 anos e por ser um comportamento da espécie, se aplica a um padrão biológico universal e atemporal.  Então seja lá onde for o fast faz sucesso.

Pode até inventar o slow food, slow life, mas a vagareza sempre será um nicho, repito, somente um nicho, porque a velocidade está encravada no cérebro. É prazer ter tudo agora, neste momento. Notou que até o artigo está curto para não tomar seu tempo? Pois é um fastartigo!

Então corre porque quanto mais fast for a sua loja ou o seu negócio, melhor.

Neoconsumidor, fast

Por: Pedro Camargo

Pedro Camargo tem experiência tanto no mercado de trabalho com consultorias quanto na área de educação corporativa. Possui um grau de Mestre em Educação , com ênfase em Educação Corporativa , a Pontifícia Universidade Católica de Campinas ( PUCCAMP ) e MBA em Comunicação de Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo ( ESPM ), Graduado em Direito do Estado Universidade do Rio de Janeiro ( UERJ) ; Curso de especialização em neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) , É consultor de marketing e comunicação de marketing, em 2009, publicou seu primeiro livro " Neuromarketing : decodificaando da mente do consumidor " , em 2010, publicou o segundo livro " Comportamento do consumidor: biologia, anatomia e fisiologia do consumo " no Brasil pela Editora novo Conceito , em 2012 lançou o seu novo livro" Neuromarketing : uma nova pesquisa de comportamento do consumidor no Brasil pela Editora Atlas e Eu compro, sim! Mas a culpa é dos hormônios pela editora Novo Conceito ; é palestrante internacional em conferências em Portugal , a convite do Instituto Português de gestão de marketing ( IPAM ) e Cidade do México pela Intenational Mindcode ; APAS conferencista 2012; ; colunista da revista Supervarejo da Associação são Paulo Supermercado ( APAS ) , do site mundo do Marketing e tem artigos publicados na revista New Editora Abril , sobre o comportamento de consumo feminino e venda na revista de marketing mais sensorial com o tema - " os cinco sentidos do lucro " , é um professor de marketing e pós-graduação de vendas programas , cinco anos está ensinando programas de educação in-company em plano de saúde e consultor de vendas planejamento para empresas na área de cooperativas de saúde , atualmente professor visitante na programa RetailClub Multiplan para os inquilinos de shoppings e consultor de neuromarketing , neurovendas e Biologia do Comportamento do Consumidor, Professor de Neurovendas da FGV, Coordenador do curso de Neurogestão do ISAE.