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Como conquistar maior engajamento dos seus usuários

Ferramentas em HTML5 vão tornar ainda mais acirrada a disputa no desenvolvimento de conteúdo para chamar a atenção dos consumidores nos ambientes digitais

Por | 29/01/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

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engajamento,conteúdo,digital,redes sociaisFato: A cada 60 segundos mais de 571 sites são criados, usuários de WordPress sozinhos publicam mais de 347 posts, mais de 684.000 tipos de conteúdos variados são compartilhados no Facebook e usuários de Twitter enviam mais de 100.000 tweets. (Fonte: http://www.visualnews.com/2012/06/19/how-much-data-created-every-minute/)

É uma selva lá fora, meus amigos! Então como fazer para que o seu conteúdo seja tão atraente para que o público entenda que vale a pena ler mais do que as primeiras linhas e ainda compartilhar com sua rede?

Segurar a atenção do usuário e fazer com que eles fiquem mais tempo em sua página é mais importante do que nunca. Pense nisso: quando se trata de comunicação online, existe uma pessoa ao vivo com a qual você pode se conectar em uma conversação mais humana. Hoje tudo é virtual e assim, você tem poucos segundos ou para ganhar um usuário que se tornará fiel, ou irá perdê-lo antes mesmo de ter tempo de chamar sua atenção.

A chave para o sucesso é apresentar ao seu usuário palavras ou atrativos visuais. É por isso que o conteúdo é REI e o ótimo conteúdo continua e sempre será o condutor das relações entre usuário e uma plataforma digital. E o mesmo conteúdo pode ter muito mais impacto quando é complementado com atrativos visuais e interatividade, como mostrado mais de uma vez em vários estudos, incluindo um da Universidade de South Alabama?

"Animações em geral aumentam o desempenho com melhores resultados de aprendizagem e menor esforço. Materiais multimídia que utilizam palavras e imagens têm maior eficiência instrucional para a memorização e reprodução", diz o estudo da University of South Alabama.

Caso você esteja se perguntando, veja como tudo começou

Sou um designer autodidata e sempre fui viciado em gráficos e animação durante minha adolescência (há muito tempo atrás, em uma galáxia não tão distante...).

Em 2001, criei uma empresa de Web Consulting chamada, HindSite Interactive, e em 2007 já estávamos a frente de projetos de criação de produtos interativos em Adobe Flash, para varias organizações e empresas nos EUA, incluindo algumas em destaque na Fortune 500. Recebemos prêmios e reconhecimento, mas antes da poeira baixar, o finado Steve Jobs e a Apple foram totalmente contra o uso de Flash em seus sistemas, o que rapidamente afetou nossos serviços. Da noite para o dia ninguém mais queria usar Flash ou ter algo a ver com ele.

O problema é que o Flash dependia de profissionais muito experientes para produzirem coisas legais. Ele envolvia pelo menos três grandes problemas:

1 - Ele tinha uma alta curva de aprendizado e você precisava ser um designer experiente para fazer coisas legais com ele.

2 - O conteúdo não era compatível ao trabalho de SEO sendo praticamente irrelevante para as ferramentas de busca.

3 - Seu conteúdo era exibido somente em dispositivos que suportavam seu plug-in.

Se o flash estava indo embora, qual seria "A" ferramenta para a criação de movimento e interatividade na rede? E porque não desenvolver uma ferramenta tão fácil de usar, que qualquer pessoa, mesmo sem nenhuma experiência poderia criar conteúdo interativo em minutos? E colocando a cereja no bolo, porque fazer com que esta ferramenta permita a criação de qualquer tipo de conteúdo visual, não só animações.

Hoje existem ferramentas que podem ser acessadas diretamente do seu navegador e que permitem a pessoas sem qualquer formação em design que criem conteúdo com elementos que ajudem no processo de conquistar o engajamento dos usuários. Com isso temos visto uma verdadeira guerra pelo conteúdo de qualidade e relevante nas plataformas virtuais, pois praticamente já não existem barreiras para que qualquer empresa ou pessoa transforme as suas ideias em animações ou em elementos visuais e gráficos.

Assim surgiu a ideia da EWC Presenter, uma espécie de canivete suíço para o desenvolvimento de conteúdo digital. A criamos com a finalidade de resolver os múltiplos problemas e desafios que os usuários enfrentam quando se trata de criação de conteúdo profissional. Ele permite que você crie e publique material interativo sem a necessidade de conhecer uma única linha de código de programação em formatos como animações para web ou mobile, apresentações, infográficos, demonstração de produtos, currículos interativos, teasers e hotsites, maquetes, banners, tabelas etc.

A beleza de sistemas como este é que o conteúdo criado por eles é compatível com qualquer plataforma. Os softwares tradicionais, tais como Flash, Silverlight ou mesmo o PowerPoint e o Ilustrador, requerem a presença de um plug-in ou os softwares com os quais foram criados. Esse não é o caso do conteúdo criado via HTML5. Ele poderá ser acessado em qualquer navegador, plataforma (PC ou Mac), e dispositivo (móvel ou web).

Uma vez criado, o conteúdo em HTML5 pode ser:

- Compartilhado em sua rede social favorita;

- Incorporado facilmente em seu site ou blog;

- Baixado como um arquivo de PDF ou JPG.

Essas mudanças levarão a competição por conteúdo a um novo patamar. O que está totalmente de acordo com a nossa missão, que é dar controle total ao usuário para expressar ideias e contar histórias de forma eficaz. Não há mais razão para o processo de criação de conteúdo ser limitado pela ferramenta utilizada, mas somente por sua imaginação.
 

*Payman Taei é Fundador da HindSite Interactive e da EasyWebContent.

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Por: Payman Taei

Fundador da HindSite Interactive e da EasyWebContent


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