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Você está preocupado mesmo com conteúdo? E o conteúdo do seu produto?

Invista também em produzir e, principalmente, manter seu conteúdo atualizado e disponível em uma plataforma de marketing que seja integrada com seus canais de venda e comunicação

Por | 10/11/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

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O movimento atual no marketing é claro: o digital cada vez mais consolidado, com novas redes sociais, novas formas de interação, mais canais de mídia e tecnologias surgindo com a promessa de gerar mais eficiência e melhores resultados para as marcas.

O que se vê é, de um lado, cada vez mais opções de ferramentas - apps, redes sociais, canais, mídias alternativas - para interagir com o consumidor, e de outro, soluções robustas para coletar os dados gerados durante essas interações para a geração de insights que levem a uma campanha mais eficiente.

O centro de tudo é, com razão, o consumidor: como vai ser a jornada de compra dele? Que dados vou capturar para poder impactá-lo depois? Como vou organizar o processo de inbound marketing da minha empresa para atrair e capturar dados desse consumidor?

Até aí, tudo bem. Isso realmente é necessário e crítico. Mas você já parou pra pensar que toda essa inteligência, toda essa informação, os aplicativos, lojas, robôs, totens, nada são sem o conteúdo? E quando falo em conteúdo não é o conteúdo de inbound que tanto se tem visto agora - textos, ebooks, posts. É o conteúdo do seu produto. Sua verdade. Aquilo que, no fim, você está vendendo.

Sem uma boa foto de seu produto, sem um texto que deixe claro como ele funciona, sem um vídeo que mostre aquela feature exclusiva que ele tem e outros conteúdos como esses, o consumidor que você atraiu e nutriu corre o risco de, bem no fim do processo, comprar o produto do concorrente porque não ficou seguro a respeito do que você ia entregar pra ele.

Uma pesquisa da Shotfarm mostra que, a cada informação/conteúdo que se adiciona a um produto em um e-commerce, suas chances de venda aumentam cerca de 12%. Ou seja, você precisa produzir muito conteúdo pra falar de seu produto. Muito mais que só o básico.

E, convenhamos, gerar todo esse conteúdo e, mais do que isso, conseguir organizá-lo de forma a estar acessível, disponível e estruturado para ser entregue em qualquer um desses canais, respeitando as especificações técnicas de cada um e sem gerar um passivo ou um retrabalho enorme pode até parecer fácil, mas é extremamente trabalhoso.

Basta ver pesquisas como a da Ventana Research, que diz que metade das empresas dos EUA tem pelo menos 10 fontes diferentes nas quais elas buscam seus conteúdos de produto quando precisam de algo.

Outra pesquisa, da Gistics, estima que até 20% do tempo de um profissional de marketing é perdido procurando essas informações quando elas são necessárias, o que os deixa extremamente inseguros no que diz respeito a confiança em suas fontes de dados - e segundo a Accenture, apenas 35% estão seguros de que gerenciam bem seus conteúdos.

Esse problema, além de piorar a performance do marketing tão bem planejado e segmentado que se pode fazer hoje em dia, gera custos adicionais grandes para as empresas: refação de materiais, uso de materiais desatualizados, informações inconsistentes e, talvez o pior de todos, prejudica a imagem de marca.

Por isso, recomendo a todo marqueteiro: invista em performance, em mídias sociais, em conteúdo relevante, em coletar informações de seus clientes e em desenvolver um ótimo e-commerce ou loja. Mas invista também em produzir e, principalmente, manter seu conteúdo atualizado e disponível em uma plataforma de marketing que seja integrada com seus canais de venda e comunicação. Você vai ver que vale a pena.

Por: Patrícia Osório

Head de MKT&Vendas do Birdie, empresa do grupo Arizona cujo foco é garantir uma excelente experiência de compra por meio da entrega de conteúdos de produtos corretos e completos de produtos nos canais de vendas. É também uma das idealizadoras do GVAngels, grupo de investidores-anjo formados na FGV-EAESP. Formada em Administração de Empresas pela FGV-EAESP e em Direito pela USP, é apaixonada por empreendedorismo, experiência de consumo e tecnologia, e coach® certificada pela SBC.






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