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Você, empreendedor, realmente se conhece?

Como é a natureza da sua personalidade e como ela se manifesta na hora de lidar com equipes e fornecedores, vender um produto e inovar num serviço que o consumidor aspira?

Por | 07/12/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

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Nos últimos anos, venho fazendo muitos workshops e trabalhos de treinamento para levar autoconhecimento às grandes empresas, em que aprofundo as diferenças de personalidade e, principalmente, o seu impacto na forma de melhorar resultados. Por que essas organizações investem dinheiro e tempo para que cada colaborador se conheça melhor? Porque possibilita identificar quais são as suas principais forças e fraquezas, a fim de capitalizar melhor as primeiras e compensar as segundas. 

Verdade que, muitas vezes, esse é um investimento alto para pequenas empresas. Isso não quer dizer que um empreendedor não possa buscar formas acessíveis de investir em autoconhecimento. Assim como deve estimular sua equipe a fazer o mesmo, pois isso fará toda a diferença na produtividade de todos. Ao refletir sobre si mesmo, cada um começará a construir uma base sólida para o seu sucesso. E, vale lembrar, você só tem controle daquilo que conhece!

A maneira mais econômica de aumentar o autoconhecimento? Sendo autodidata. Você não depende de ninguém para ler sobre o assunto buscando livros em sebos e bibliotecas, procurando um curso online (geralmente mais acessível que o presencial) e informando-se pela internet, que reúne vasto conteúdo (inclusive gratuito) capaz de ajudar bastante.

Por exemplo, já ouviu falar de Jung? O psiquiatra suíço Carl Jung foi um dos papas da psicologia e um dos autores mais interessados nas relações do homem com o mundo externo e na comunicação entre as pessoas. Discípulo de Freud (embora não concordassem em tudo), ele estudou as diferentes personalidades e classificou as pessoas conforme oito tipos fundamentais. 

Conteúdos sobre esses oito perfis junguianos estão disponíveis na internet. E qualquer pessoa pode ler, conhecer, informar-se, a fim de entender qual é o seu tipo e o que fazer para se comunicar e se relacionar melhor com pessoas que apresentam personalidades diferentes, de clientes a funcionários, passando pelos sócios, para quem os tem.

Para dar uma ideia desse estudo de Jung e deixá-lo supercurioso a querer saber mais, de forma bastante resumida posso dizer que ele chegou aos oito tipos dividindo as pessoas em introvertidos e extrovertidos, sendo que enxergam as coisas mais pelas sensações que captam da realidade ou pela intuição. Além disso, há quem tome decisões baseando-se em sentimentos enquanto outros, em pensamentos lógicos; fora que uns abordam o mundo externo pelo caminho do julgamento e outros, pelo da percepção, abrindo-se a novos ângulos e opções antes de "bater o martelo".

Sendo assim, quem tem a função intuitiva bem desenvolvida tenderá a ter maior dificuldade para lidar com questões concretas, com uma realidade ruim, e maior facilidade para enxergar aquilo que está invisível, mas que ele tem certeza de que existe. Isso porque, no primeiro caso, o foco está na informação que a recebe do mundo externo. Já o intuitivo acrescenta interpretações e significados subjetivos internos às suas percepções.

Agora pergunto: como é a natureza da sua personalidade, segundo ensinou Jung, e como ela se manifesta na hora de lidar com equipes e fornecedores, vender um produto que é commodity, inovar num serviço que o consumidor aspira? Conhecer muito bem suas forças e fraquezas é um dos quatro pilares para alcançar melhores resultados. Em artigos futuros, vamos discutir os outros três.

Por: Paola Tucunduva

Sócia da Rotovic Lavanderia Industrial, Sócia – Diretora da Evolution Training, Coordenadora de Grupos pela SBDG, Facilitadora do Empretec-Sebrae e Apresentadora do Programa Alma do Negócio






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