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Como posicionar a marca on-line sem orçamento

Não é preciso gastar rios de dinheiro para dar visibilidade à sua marca. A primeira dica para quem inicia um negócio com orçamento limitado é ser criativo e pesquisar soluções

Por | 02/10/2012

pauta@mundodomarketing.com.br

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Não é preciso gastar rios de dinheiro para dar visibilidade à sua marca. Embora nem sempre os atalhos sejam os melhores caminhos, muitas vezes empregar recursos já disponíveis no mercado é a solução para aqueles que querem investir em marketing, mas não dispõem de verba suficiente. Até porque há uma vasta gama de ferramentas online gratuitas e de qualidade que podem ajudar na missão de tornar sua marca conhecida. 

 
A primeira dica para quem inicia um negócio com orçamento limitado é ser criativo e pesquisar as soluções na web. Há ferramentas que realizam análises de marcas e pesquisas de mercado totalmente sem custo. A internet permite ainda divulgar a marca por vias que geram resultados surpreendentes, como prova o case da Orabrush, um limpador de línguas. 
 
Por anos, o seu inventor investiu em propaganda informativa e tentou obter parcerias com fabricantes de creme dental e distribuir o produto em grandes redes. Porém, não obteve sucesso, vendendo apenas algumas centenas de unidades.
 
Diante desse cenário, ele buscou ajuda na Brigham Young University com o intuito de vender o limpador de línguas online. Apenas um estudante visionário foi receptivo à ideia e topou ajudar o idealizador do produto. Formou-se, então, um grupo para estudar a melhor forma de abordar o tema mau hálito e o uso de Orabrush. 
 
A saída foi tratar o assunto de forma informativa, porém, irreverente e objetiva. Mais, usando não os canais tradicionais de propaganda, mas o YouTube. O vídeo foi um sucesso e gerou uma série de outros comerciais e paródias, sendo que o canal do produto no YouTube já alcançou cerca de 48 milhões views e a página da marca no Facebook 341 mil fãs - dados de setembro de 2012. O sucesso nas redes sociais fez com que grandes distribuidores passassem a se interessar em pelo produto, que hoje ultrapassa a casa dos milhões de dólares em vendas.
 
Assim, é preciso estabelecer presença online. Todos os clientes esperam encontrar sua empresa na internet, seja por meio de um site, seja pelas redes sociais. Mas, antes de se lançar nesta empreitada, certifique-se de a sua marca seja concebida com o máximo cuidado estético e que, no ambiente online, o site tenha as funcionalidades desejadas pelo público-alvo. 
 
 
Não tenha receio do esforço ou do custo envolvidos nesse projeto. Existem plataformas gratuitas de construção de sites, que ajudam sua empresa a criar uma marca online profissional e chamativa, praticamente com custo zero e sem necessidade de conhecimento de programação. E o que fazer para ter uma marca com design atraente?
 
Primeiro, encontre sua inspiração. Confira outras marcas que você admira: o que lhe atrai em seus esquemas de cores e fontes; o que a torna envolvente. Lembre-se desses elementos quando estruturar e criar a sua identidade visual. Faça testes de aplicação em materiais impressos e no ambiente online para verificar se existe unidade e não ocorrem distorções. Nem sempre uma escolha para uso digital é a melhor opção off-line e vice-versa. 
 
Escolhida e testada a marca, chegou a hora de pensar no funcionamento do site. Para isso, foque no que é importante, em seu objetivo, e não em detalhes. Encontre respostas para alguns questionamentos. O site realmente precisa de animação e som? Estas são as funcionalidades que meu público-alvo busca? O design destaca sua mensagem principal ou se distancia dela? 
 
É neste momento que temos que ter muito claro o comportamento do usuário de internet. Em média, um site tem apenas 10 segundos para prender a atenção de um visitante. É nesse curto período que o internauta decide se ficará no site ou irá para outro qualquer. O dado demonstra a importância do planejamento prévio, o que inclui traçar o objetivo do site de forma clara o objetiva. Um exemplo: ao adicionar músicas, vídeos e efeitos sem necessidade a empresa pode estar dificultando a taxa de conversão do site - visitante que vira cliente. 
 
Respondidas essas questões, peça a amigos que visitem, analisem e critiquem seu site. As primeiras impressões são extremamente importantes, portanto, torne a página inicial cativante. Você quer que as pessoas permaneçam em seu site e não que saiam logo após entrarem. 
 
Também é importante que ele seja "clean". Falando em esquemas de cores, até mesmo uma ligeira mudança na tonalidade ou matiz de uma cor pode ter um impacto enorme.  Assim, utilize um site de esquema de cores para selecionar um que goste e siga em frente com sua escolha. Também tente utilizar a mesma fonte em todo o site.  Se precisar utilizar duas, certifique-se de que combinam.
 
Interaja e troque ideias. Atualmente todos esperam que sua empresa esteja presente nas redes sociais. É um canal gratuito, fácil e excelente para fazer pesquisas entre seus clientes. Aproveite esta oportunidade para construir comunidades de clientes: envolva-se com eles, preste atenção em seus interesses e obtenha retorno sobre seus negócios. 
 
Um engajamento proativo gerará satisfação e impulsionará a propaganda de boca a boca. Porém, não deixe de alinhar suas atividades sociais à sua marca - mantenha-se consistente em todos os canais para que o fluxo do usuário seja harmonioso. Mas não se esqueça de incluir seus ícones de mídias sociais em seu site para torná-lo mais interativo. Seguindo essas dicas, suas chances de posicionar sua marca no mercado, começando pela web, e sem investimentos em marketing, ficam muito maiores. 

Por: Omer Shai

Vice-presidente de marketing do Wix.com


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