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Neil Patel: Meu Top 8 de Dicas de Marketing para Novos Empreendedores

O marketing pode se tornar uma loucura muito rápido. Há uma ampla possibilidade de táticas a se tentar, regras para seguir e plataformas de mídia social com quais se envolver

Por | 02/06/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

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O marketing pode se tornar uma loucura muito rápido. Há uma ampla possibilidade de táticas a se tentar, regras para seguir e plataformas de mídia social com quais se envolver. Para o empreendedor iniciante, isso tudo pode ser esmagador.

Eu me lembro dos meus primeiros anos como empreendedor. Pensei que fosse bom em vendas, mas, na realidade, eu não sabia nada sobre o assunto. Minha experiência se limitava à venda cara-a-cara com o cliente.

De repente, me vi construindo um negócio online ao invés de penhorar peças de carro para os meus colegas de colégio. Os princípios do marketing permaneceram os mesmos, mas as táticas eram totalmente diferentes.

Se eu pudesse resumir as lições de marketing que aprendi na escola da vida e os momentos de Eureka que tive em 8 conselhos concisos, eu faria. E aqui estão eles.

1. Saiba o que você está tentando realizar
Suas táticas de marketing específicas vão variar dependendo daquilo que você está tentando realizar. Por exemplo, se você está tentando conseguir oportunidades de negócio B2B ou construir uma lista de contatos, talvez você queira tentar, primeiramente, seminários pela internet (webinars). Se, ao contrário, você está vendendo um produto B2C, então os anúncios no Facebook talvez sejam um bom ponto de partida.

2. Aprimore o seu Argumento Único de Venda. (USP - Unique Selling Proposition)
O argumento único de venda (USP) é uma das mais poderosas, mas menos utilizadas táticas de marketing de todos os tempos. Seu argumento único de venda, também chamado de argumento de valor, é uma única frase que explica porque os seus clientes deveriam comprar de você ao invés dos seus competidores. Sua frase resume uma única promessa de valor que lhe diferencia.

No entanto, aqui está o problema. A maioria das pessoas não enxerga o USP como um fértil método de marketing. Geralmente, ele é destinado aos armários, condenado a ocupar um arquivo intitulado "Declaração de Missão e Visão". É hora de desenterrar o USP!

Seu argumento de valor demonstra porque o seu produto ou serviço é superior, os problemas que ele resolve e os benefícios que ele oferece. Utilize-o no título do seu site, no subtítulo, nos seus bullet-points, nos seus vídeos, mensagens, seus chamados para ação (CTA) e em qualquer outro lugar que seja possível.

3. Construa a sua lista
O marketing online opera por uma frase simples: "O dinheiro está na lista." O que isso significa? Simplesmente, significa que quanto melhor e maior a sua lista de emails, mais bem sucedido o seu negócio será.

Por que isso é verdade? Porque o marketing por email permanece sendo o canal digital com o maior retorno sobre o investimento (ROI). Você simplesmente não pode discutir a sua eficácia.

Empreendedores experientes sabem que construir uma lista de emails o mais rápido possível é o caminho mais célere para o crescimento e a ampliação de receita. Essas dicas incluídas neste artigo lhe ajudarão a construir essa lista. Assegure-se de que você fará uso de formulários opt-in e que deixará disponíveis opções de inscrição em todos os lugares onde você puder.

4. Crie um conteúdo melhor que o dos outros
A esta altura, você já deve ter percebido que o marketing de conteúdo é o método mais utilizado para o marketing hoje em dia. Mas há um pequeno problema com o marketing de conteúdo. Todo mundo está fazendo isso. Para você se destacar na multidão, é preciso que você crie um conteúdo que é um pouco melhor do que o das outras pessoas.

Eis como fazer isso:

  • Identifique o top 3 dos seus concorrentes em seu ramo.
  • Examine o conteúdo deles.
  • Identifique os melhores métodos de cada um desses seus concorrentes e utilize-os no seu conteúdo.
  • Acrescente mais imagens ao seu conteúdo. Os infográficos ainda são uma ótima ideia.
  • Crie imagens de qualidade superior para o seu conteúdo.
  • Desenvolva artigos maiores no seu conteúdo.
  • Crie títulos mais concisos e que chamam atenção para o seu conteúdo.
  • Seja mais autêntico e transparente em seu conteúdo.

Ao melhorar a qualidade do seu conteúdo, você pode derrubar os seus concorrentes e conquistar uma relevante fatia do mercado.

5. Recrute afiliados para lhe ajudarem a crescer
O marketing de afiliados ajuda o seu negócio crescer por meio da terceirização de seu marketing para parceiros ou afiliados.

O marketing de afiliados é um processo que qualquer negócio pode utilizar para expandir o seu alcance. Montar um programa de afiliados é simples e direto. Isso também oferece um cenário de vantagens tanto para você quanto para seu negócio e seus afiliados. Eles ganham dinheiro. Você ganha clientes. Ambos se dão bem.

Um dos maiores benefícios do marketing de afiliados é a possibilidade de acessar novos grupos de consumidores em um mercado ao qual você não tem acesso. Seus afiliados já fizeram o trabalho de construir listas de contatos, cativar um público e atrair visibilidade. Você se beneficia do trabalho que eles já realizaram.

6. Pergunte aos seus clientes por um feedback
Todos os seus esforços de marketing talvez se revelem  completamente inúteis, encontrem ouvidos surdos, deixem as pessoas desinteressadas ou sejam simplesmente uma perda de tempo. Se você não perguntar aos seus clientes, você jamais saberá.

Analisar o feedback dos clientes ajuda você a alcançar aquele momentos "Aha!" do marketing que dão origem a novas ideias, afiam o seu foco e melhoram o seu valor.

Em última instância, é sobre o seu cliente, não sobre você. Os seus clientes sabem o que eles querem melhor do que você. Na maioria das vezes, se você perguntar, eles estarão dispostos a lhe contar.

7. Faça conferências na internet (Webinars)
Conferências virtuais são o método que mais transforma interessados em clientes - chegando a colossais 20%, de acordo com alguns.

Alguns dos mais bem sucedidos profissionais de marketing na internet têm se fiado em conferências virtuais para produzir litros de clientes. Meus seminários para internet esgotam-se rapidamente com participantes entusiasmados.

É difícil exagerar o poder desses seminários virtuais.

8. Ofereça o que você tem de melhor de graça
Você nunca estará no caminho errado ao dar coisas de graça. Aliás, eu iria até o ponto de dizer que você deveria dar de graça aquilo que você possui de melhor. Isso é contraintuitivo, claro, mas me escute.

Se você der de graça as suas melhores coisas, seu público será atraído irresistivelmente para ter mais. Quanto maior o valor daquilo que você oferece logo de cara, maior a apreciação e a percepção de valor que o seu público terá ao se tornar um cliente.

Eu gastei anos criando um curso online bem abrangente. Eventualmente, eu o abri de forma integral, de graça, para todo mundo. Quando isso aconteceu, meu faturamento foi catapultado e minha lista de contatos explodiu.

O método de oferecer de graça aquilo que você possui de melhor foi tão efetivo que eu produzi uma biblioteca bem completa de guias sobre as informações mais essenciais a respeito do marketing digital.

Eu não poderia ficar mais satisfeito com os resultados. Dar coisas de graça é uma técnica tão poderosa que eu não consigo me imaginar criando um negócio sem utilizá-la.

Conclusão
Como eu mencionei lá em cima, o marketing pode se tornar uma loucura. Por quê? Por conta da infinita quantidade de métodos, táticas, segredos, plataformas, dicas, técnicas, macetes e estratégias. Em algum momento, você precisa dizer, "eu farei estas oito coisas, nenhuma a mais".

Bato palmas para essa abordagem.

No marketing, é fácil perseguir objetos brilhantes. Essa perseguição pode levar a uma rua sem saída, nos deixando mais frustrados do que quando começamos. Por isso você tem que manter sua abordagem simples.

Empreendedores merecem técnicas de marketing que funcionam.

Quais dicas de marketing lhe ajudaram como um empreendedor?

Por: Neil Patel

Co-fundador da CrazyEgg, Hello Bar e KISSmetrics, reconhecido pelo The Wall Street Journal como o mais influente na internet e como um dos 100 mais importantes empreendedores com idade inferior a 30 anos pelo presidente Barack Obama


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