Bem vinda, Tecnologia! | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Bem vinda, Tecnologia!

Pilhas de papéis e estoques físicos lotados de questionários estão com os dias contados. Os tablets chegaram para ficar e transformar a forma de se coletar dados

Por | 30/10/2013

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Pilhas de papéis e estoques físicos lotados de questionários estão com os dias contados nos institutos de pesquisa. Os tablets chegaram para ficar e transformar a forma de se coletar dados. À primeira vista, o apoio da tecnologia parece trazer os benefícios óbvios como a rapidez na geração de informação, no seu armazenamento e na sua transmissão. Sem contar o requinte que está por trás do aparelho de última geração tão cobiçado - "ah, está tão chique essa pesquisa", dizem os clientes. Porém, a simples substituição do questionário de papel pelo tablet vai muito além da agilidade e requinte.  

Vamos imaginar, por exemplo, um teste em que produtos diferentes devem ser usados de formas diferentes e por pessoas diferentes. Com o tablet podemos rastrear os produtos entregues e cruzar com as informações de perfil do entrevistado, o que dará a certeza que cada um atingiu o seu destino certo. Além disso, é possível fotografar tais produtos ou utilizar códigos de barra e QR Codes para evitar de vez qualquer erro nas entregas.

Um questionário aplicado em tablet permite também minimizar a influência do fator humano sobre o processo de coleta de dados. Equívocos no preenchimento, não observância das instruções e erros de julgamento, por exemplo, todos passíveis a qualquer entrevistador, são evitados no momento em que a programação do questionário em tablet, assim como na pesquisa online, automatiza o seu fluxo.

Além disso, a tecnologia ajuda a evitar fraudes e falicita o trabalho de verificação das entrevistas, uma vez que os dados são disponibilizados em tempo real e já no início de uma pesquisa torna-se possível identificar inconsistência nas informações que apontem para uma falha na qualidade da coleta.

E, mais do que otimizar o controle do processo de pesquisa, os tablets atraem as pessoas, aumentando a disposição dos consumidores em responder às entrevistas. Em lugar de um longo questionário em papel, tantas vezes rejeitado pelo público, a entrevista por tablet permite a interação do respondente por meio de imagens, vídeos e do próprio uso do aparelho. Temos observado inclusive que pesquisas aplicadas em ambos os formatos tendem a revelar maior nível de engajamento do respondente quando o eletrônico é utilizado.

Por todos esses motivos, a mudança na coleta de informações parece mesmo ser um caminho sem volta, o que é bom para toda a cadeia de pesquisa. Informações mais acuradas, contratantes satisfeitos, entrevistados e entrevistadores em harmonia. Adeus às pilhas de papel! O meio ambiente agradece.

Por: Narayana Andraus

Analista Sênior na Ipsos Marketing


Comentários

Artigos do autor:

Bem vinda, Tecnologia!



Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss