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Campanhas promocionais nas redes sociais: Novas formas de se comunicar

Em um mercado competitivo e com muitas novas opções, as empresas optam cada vez mais por campanhas que afirmem sua presença nas redes e ainda agradem os clientes

Por | 19/08/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

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Em um mercado competitivo e com muitas novas opções, as empresas optam cada vez mais por campanhas que afirmem sua presença nas redes e ainda agradem os clientes com prêmios, brindes e "mimos". Com um público novo, são necessárias novas formas de se comunicar. Segundo Clay Shirky, "A revolução não acontece quando a sociedade adota novas ferramentas, acontece quando a sociedade adota novos comportamentos". 

O que temos observado nas novas gerações são comportamentos totalmente diferentes dos observados em outras épocas: os jovens são cada vez mais imediatistas, acostumados com múltiplas telas e com novas formas de atenção. Isso deve-se principalmente ao convívio desde cedo com internet, dispositivos móveis e redes sociais. 

O mercado, claro, deve acompanhar as mudanças no comportamento da sociedade e aprender a interagir com os novos tipos de consumidores. Campanhas promocionais em redes sociais costumam ser muito eficientes para conquistar e entreter esse público, mas elas devem ser pensadas com cuidado e seguindo um foco.

O planejamento de uma campanha
São diferentes redes sociais e muitos tipos de campanhas promocionais. O foco, por sua vez, pode variar de acordo com a meta: aumentar o número de fãs, aumentar branding, gratificar clientes fieis, converter novos clientes no ponto de venda, entre outros. 

Para aumentar a interação dos usuários, empresas podem, por exemplo, criar jogos e brincadeiras. Para dar uma gratificação a quem já é consumidor, empresas podem optar pelo bom e velho "poste uma foto sua usando o produto e ganhe um brinde". As campanhas podem ser muito simples, com uma rápida criação, ou mais elaboradas, e o que importa em geral não é o grau de complexidade, mas a capacidade de entreter os consumidores e fãs. Para isso, é preciso sempre pensar 360°, o que significa planejar campanhas integradas que utilizem o melhor de cada ferramenta digital. 

Desde a "revolução do Orkut" o Brasil é um dos países com maior presença nas redes sociais, o que torna essencial que também as marcas estejam presentes nelas. Dessa forma, sem dúvidas há muito o que explorar, principalmente no Facebook, Instagram e Twitter - não apenas devido à enorme quantidade de usuários, mas também por suas ferramentas. Entendendo o ponto forte de cada rede social, é possível realizar campanhas de maior alcance e com verbas muito inferiores às que seriam gastas em mídias tradicionais.

Abaixo podemos ver alguns casos de campanhas promocionais em redes sociais.

Facebook
Noventa milhões de brasileiros estão presentes na rede social. É a rede mais popular e de alcance mais amplo. Devido a isso, o que se sugere são campanhas com linguagem humana e próxima, que todos entendam e não vejam como uma "propaganda pura" - mas como algo que realmente agrade. Marcas como Glade e Pão de Açúcar instalaram a aba da Cuponeria em suas páginas e aumentaram a interação com os usuários em até 20%. 

Outra forma de interagir com os clientes através do Facebook é o que recentemente fez a marca Activia. Ela convidou os clientes a postarem fotos de suas geladeiras e ganharam um cupom de desconto para resgatar um sampling nos supermercados.

cupom

Twitter
A rede social inventou as hashtags e abriu um universo para promoções. Muitas campanhas podem ser feitas através do uso dessa ferramenta. Um caso recente foi o da Coca-Cola em parceria com o McDonald´s, que teve grande repercussão. 

O Twitter permite a criação de uma hashtag ou tag de usuário própria de cada promoção, e ainda que mensagens automáticas sejam enviadas a quem utiliza essa hashtag ou tag de usuário. Isso possibilita a ferramenta viral, através da publicação pelas pessoas, e o lado pessoal, que é receber a mensagem por ter utilizado as palavras chave da promoção. Assim, campanhas podem ser bastante completas, contando com a possibilidade da marca distribuir cupons e samplings e alcançando grande número de pessoas.

Na campanha da Coca-Cola com o McDonald´s, por exemplo, as pessoas usavam a tag de usuário @CocaNoMc, conforme imagem abaixo. Twittando uma frase relacionada à promoção, a pessoa e um amigo marcado ganhavam uma Coca-Cola.

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Instagram
As marcas também podem utilizar o Instagram para realizar suas campanhas. Em geral são campanhas menores e mais focadas, e costumam pedir para o usuário postar uma foto com a hashtag promocional, como nos exemplos abaixo. Uma campanha pode ser feita de acordo com um tema relacionado ao momento da marca (como no exemplo abaixo) ou solicitando que o usuário poste uma foto usando produtos da marca. Nesse caso, os usuários também podem receber brindes e/ ou cupons de desconto.

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Também podem ser exploradas possibilidades em redes sociais de nicho, como de moda, filmes, livros - isso varia de acordo com o segmento e posicionamento da marca. O mais importante é que sabendo utilizar essas importantes ferramentas, é possível realizar campanhas de alto engajamento do público e ainda mensurar os resultados e aumento de vendas.

O caminho é sempre utilizar a linguagem mais adequada para rede social e por isso deve haver um planejamento prévio. O DNA da empresa deve estar claro nos diferentes canais, tanto na linguagem utilizada quanto no tipo de campanha. Com tantas possibilidades, uma coisa é garantida: campanhas promocionais em redes sociais aumentam a simpatia do público com a marca e criam um mundo novo de engajamento e vendas.

 

Por: Nara Iachan

Co-fundadora e sócia-diretora de marketing da Cuponeria. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008-2012) e MBA em Gestão e Desenvolvimento Empresarial também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010-2012)


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