Maker Faire e a Smart Era | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Maker Faire e a Smart Era

Crianças agora brincam com componentes eletrônicos feitos por adultos e grandes executivos aprendem a programar em softwares desenvolvidos para ensinar crianças

Por | 04/11/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A Maker Faire é uma grande feira de ciências e tecnologia, mas com uma particularidade: a maior parte das inovações não foi criada pelas grandes marcas. No evento, vi Makers de todas as idades apresentando projetos, ideias e invenções inusitadas e interessantes: desde aplicações de impressão 3D a BLE, wearables, internet of things e VR.

Participar da feira foi como instalar um novo sistema operacional e usá-lo pela primeira vez: mesmo tendo familiaridade com suas aplicações, fui muito surpreendido pelas novidades e criatividade da comunidade Maker. E tudo isso reforçou minha crença na Smart Era, onde tecnologia não é mais obstáculo ou barreira para o aprendizado. Se os dispositivos e produtos estão cada vez mais inteligentes e conectados, isso também acontece com a gente e com nossos filhos.

Crianças agora brincam com componentes eletrônicos feitos por adultos e grandes executivos aprendem a programar em softwares desenvolvidos para ensinar crianças. Tudo isso faz parte de uma revolução tecnológica, cientifica e, principalmente, do comportamento humano. O mundo realmente vai ser contaminado pelo conceito de internet of things e, cada vez mais, veremos objetos do nosso cotidiano integrados à web. Neste cenário, os wearables têm um importante papel a cumprir: diminuir nossa dependência dos smartphones.

Sei que impressão 3D não é mais novidade, mas fui surpreendido com as inúmeras maneiras de utilizá-la, seja para imprimir, escrever ou até mesmo fazer arte. Essas impressoras estão cada vez mais acessíveis, com diferentes tecnologias e suporte de materiais. Empresas tradicionais começam a apostar nestas ferramentas como, por exemplo, a Dremel.

Na Maker Faire, os robôs da Intel (ou mesmo aqueles feitos de Lego), que já estão à venda no mercado e vão nos levar realmente ao mundo dos Jetsons, também encantaram: bípedes, quadrupedes, aéreos, terrestres, específicos ou apenas para diversão.

A realidade virtual esteve muito presente no evento, em vários projetos através de dispositivos, como o Oculus Rift, ou em aplicações mais simples, como o uso de smartphone e do Google Cardboard, possibilitando a exploração de ambientes ou até o controle de drones.

Por fim, uma das tecnologias mais exploradas pelos hardwares apresentados na feira foi o BLE (Bluetooth Low Energy) ou Bluetooth 4.0, um componente de comunicação presente em todos os novos smartphones de 2013 para cá, e que já virou padrão em tudo que deve se comunicar em curta e média distância. Pulseiras, botons, relógios, óculos e beacons - todos estes artefatos podem usar BLE para ativar conteúdos e se comunicar com smartphones dos usuários. Não vai demorar muito para vermos cases no Brasil com aplicações úteis e relevantes desta tecnologia.

Volto dos Estados Unidos com uma forte sensação: o mercado brasileiro deve se adaptar e transformar, para levar a experiência da marca a novos meios digitais. A web não está mais restrita ao computador ou celulares. Agora, na Smart Era, o fato é que a comunicação não está mais na mensagem e sim na experiência real que uma marca proporciona a seus consumidores.

Afinal, estes consumidores não se contentam mais em ser apenas consumidores; eles querem fazer parte do produto, participar do produto, ser parte da marca (seus valores e atitudes) e viver a experiência real.

 

Por: Nagib Nassif Filho

Diretor Executivo da Bolha


Comentários

Artigos do autor:

Maker Faire e a Smart Era



Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss