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Marketing para pequenos negócios: possível e necessário

Uma dica importante é priorizar os canais que possibilitem investimentos com base em performance e cujos resultados sejam mensuráveis, como é o caso dos canais de mídia digital

Por | 10/06/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

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O sucesso de qualquer negócio passa pelo marketing. Afinal, de que adiantaria ter o melhor produto ou serviço, se o seu público não estiver ciente de seus benefícios? Com as estratégias corretas, é possível criar consciência de marca, aumentar as vendas e gerar fidelização.

No caso das pequenas empresas, é imprescindível encontrar maneiras de otimizar os investimentos em marketing. Nesse sentido, uma dica importante é priorizar os canais que possibilitem investimentos com base em performance e cujos resultados sejam mensuráveis, como é o caso dos canais de mídia digital. Esse tipo de canal permite que os investimentos variem conforme o resultado imediato das ações, além de gerar otimização dos investimentos.

Uma boa iniciativa é investir em programas de fidelidade, algo muito importante e até bastante comum entre as pequenas empresas. Basta observar a quantidade de estabelecimentos que utilizam os tradicionais cartões de fidelidade para comprovar que essa preocupação dos empreendedores é real.

Porém, para definir a estratégia de fidelização ideal para o seu negócio, o primeiro passo é conhecer bem o seu público. Sorteios ou entregas de brindes podem ajudar na obtenção de dados sobre seus clientes, mas a tecnologia vem facilitando ainda mais esse processo através de sistemas de CRM (Customer Relationship Management), por exemplo.

A base para a aquisição de clientes é proporcionar boas experiências de compra. Ter um bom produto ou serviço e um atendimento digno de elogios é o primeiro passo para gerar um movimento espontâneo de divulgação da sua empresa, o chamado boca a boca.

Mas é preciso mais do que isso para atrair um bom volume de novos clientes para o seu negócio. Criar ofertas e ações especiais, combos de venda e sorteios são sempre ótimas escolhas, mas existem opções ainda mais completas, como o Beblue. Os "cashbacks especiais", que podem devolver altos percentuais do dinheiro de seu cliente em forma de saldo no aplicativo, são ferramentas poderosíssimas para atração de clientes e aumento das vendas.

Mas como conhecer melhor seus consumidores a fim de pôr em prática essas estratégias?

É possível, por exemplo, prever as necessidades do seu público e desenvolver as ações mais adequadas para atendê-las, por meio de uma plataforma de CRM. Para micro e pequenas empresas, pode ser difícil adquirir o sistema em um primeiro momento. Mas a falta de recursos não pode virar uma desculpa para deixar de investir nessa área: até mesmo uma planilha ou um caderno simples podem servir para armazenar os dados mais importantes de seus clientes, como nome, aniversário e informações de contato. As redes sociais também fornecem dados relevantes sobre os gostos e preferências de seus clientes. Então, não deixe de monitorar as interações nos seus perfis.

Ferramentas que trabalham com a segmentação de clientes também são importantes pois permitem que cada consumidor receba ofertas e mensagens personalizadas, de acordo com seus interesses e histórico de consumo. Com isso, a tendência à compra se torna muito maior. Nesse caso, a integração dos times de marketing, relacionamento com o cliente e tecnologia da informação são essenciais para que as empresas tenham em mãos uma solução completa, analisando, ainda avaliações e comentários de clientes na plataforma. Já é possível encontrar soluções acessíveis que são remuneradas de acordo com o sucesso dos estabelecimentos parceiros, ou seja, que cobram conforme as vendas geradas. Essa é a proposta de ferramentas que vão além dos pontos e buscam uma parceria mais completa com as empresas credenciadas, assim como o Beblue.

Dessa forma, nenhuma estratégia de marketing é proibida para pequenos negócios. Porém, como já foi dito, optar por alternativas mensuráveis é o melhor caminho para empresas que possuem um orçamento de marketing reduzido. Para um negócio local, provavelmente não faria sentido anunciar em mídias de grande alcance, como a TV. Por outro lado, investir na construção de um site na internet pode ser uma boa forma de divulgar a sua marca. É tudo uma questão de analisar as estratégias disponíveis e escolher as mais adequadas à realidade da sua empresa.

Por: Murilo Silvério

CEO do Beblue é Engenheiro de Produção, formado pela Escola Politécnica (USP), com MBA em Negócios e Mestrado em Economia pelo Insper. Possui experiência nas áreas de Qualidade, Financeiro e atualmente focado em Produtos, Crédito, Cobrança e Atendimento ao Cliente


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