5 dicas para escolher o produtor de vídeo certo | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

5 dicas para escolher o produtor de vídeo certo

Não adianta escolher um produtor que o forte é a animação técnica para fazer um trabalho que demanda fortemente a criação do conceito e do roteiro de um vídeo animado

Por | 24/10/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

É muito comum empresas contratarem produtores de vídeo errados para aquilo que precisam e ficarem insatisfeitas com o resultado final. E nem sempre está relacionado à um problema de competência do produtor escolhido. Nos bastidores da EasyMovie, já vi diferentes situações e aspectos que não foram bem avaliados por quem está contratando. Diante destas observações, separei 5 dicas práticas para escolher o produtor de vídeo certo.

Gostou do portfólio? Pergunte qual foi a atuação dele nestes vídeos

Primeiro veja se o portfólio agrada a você, pois não tem parâmetro melhor do que o próprio portfólio. Depois entenda a atuação dessa pessoa nestes vídeos. As vezes achamos um vídeo do portfólio incrível, mas depois você entende que o que esta pessoa fez (de fato) naquele vídeo, foi uma determinada parte. Às vezes o que mais te encantou nos exemplos foi a filmagem, os ângulos… Mas aí você percebe que o que ele fez foi a edição. Enfim, busque entender o que o produtor realmente fez nos exemplos do portfólio que você gostou. E aproveite para perguntar quais trabalhos ele mais se orgulha de ter feito. Se você assistir a estes vídeos que ele se orgulha, e não gostar, está aí um bom motivo para não contratar este produtor.

Liste atributos que representem o que você precisa para o seu vídeo e procure identificá-los no produtor.

Tente colocar no papel alguns atributos fortes que que serão importantes para o seu vídeo (isso varia de acordo com cada demanda). Por exemplo, se você está com o prazo apertado para um evento e já tem o roteiro definido, talvez algumas palavras que representem o que você precisa encontrar, seriam: organização, comprometimento, responsabilidade, profissionalismo… Neste caso não adianta contratar um produtor super criativo, mas que você não sentiu tanta confiança na organização.

Se você quer criar uma vinheta e não tem muito bem definida a ideia, aí sim o que você está buscando é criatividade, conceito, e por aí vai.

Avalie se você precisa de um perfil técnico ou um perfil criativo

Não adianta escolher um produtor que o forte é a animação técnica (ou seja, que anima elementos a partir de uma direção de arte predeterminada) para fazer um trabalho que demanda fortemente a criação do conceito e do roteiro de um vídeo animado. Busque identificar "em que" este produtor é realmente bom. Mais uma vez você pode perguntar qual foi a atuação dele nos últimos trabalhos, além de tentar identificar na própria proposta. Se ele não detalhou que faria o roteiro para você, já é sinal de alerta.

É comum vermos pessoas contratando perfis técnicos para conduzirem projetos que demandam planejamento e criação.

Cuidado com a armadilha da comparação de preços

De forma superficial os preços não são tão comparáveis. É muito fácil cairmos na armadilha de comparar um preço contra o outro, e nos seduzirmos pelo mais barato. Porém você não está comparando banana com banana, e a análise não é tão simples assim.

Existem uma série de nuances em cada proposta que precisam ser levadas em consideração. Como a experiência deste profissional, a flexibilidade que ele ofereceu para alterações durante a criação do vídeo, cada um dos itens que estão inclusos no seu vídeo, e até mesmo os equipamentos que ele está incluindo na proposta. Não significa que, porque você recebeu um preço muito mais alto do que o outro, essa pessoa está tentando ganhar vantagem em cima de você.

Pergunte, pergunte, pergunte… Pra depois não ter surpresas

É muito comum clientes fecharem propostas não muito detalhadas, e no meio do caminho vem aquele "ah, mas achei que isso estava incluso". Vídeo é algo artístico… Algo que muitas vezes não prevemos como sairá durante a criação. Por isso é importante tentar exercitar algumas reflexões junto ao produtor. Não tem problema se for redundante, o importante é esclarecer muito bem cada ponto proposto a você para a criação do seu vídeo. Afinal, a negociação e alinhamento fazem parte para ter um bom vídeo.

Por: Murillo Alcantara

Murillo Alcantara, 29 anos, é formado em Economia, pós-graduado em Administração pelo Insper, com experiência profissional em Business Intelligence, Estratégia e Inovação. Foi líder de inovação na multinacional francesa Ticket, na qual trabalhou diretamente com o presidente, liderando a transformação digital da empresa e implementação de uma cultura voltada à Inovação. Dirigiu a criação de novos produtos por meio de Design Thinking, Lean Startup e Agile, gerindo times de Designers, Desenvolvedores e Especialistas de Produto. Desenhar estratégias focadas em User Experience é um de seus pontos mais fortes


Comentários


Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss