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Você está preparado para a era do mobile marketing?

Confira os conceitos mais importantes em mobile que te ajudarão a aproveitar seu orçamento de mobile display da melhor forma possível e a estruturar seu planejamento

Por | 20/09/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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É bem provável que neste exato momento seu celular esteja do seu lado, com vários aplicativos rodando em segundo plano. Em 2016, a consultoria eMarketer constatou que os usuários brasileiros de smartphone representaram um terço dos usuários de smartphone de toda a América Latina. Ainda mais impressionante é o dado da Business Insider que diz que, em média, os brasileiros passaram 4 horas e 48 minutos por dia em seus dispositivos móveis, quase o dobro da média de tempo gasto por usuários americanos.

A maior parte do tempo de uso diário é gasta em aplicativos. O portal TechCrunch constatou que os brasileiros passam em média 3 horas por dia em aplicativos e usam mais de 40 aplicativos todo mês. Para alcançar os consumidores da melhor maneira, onde quer que eles estejam, com mensagens personalizadas, é essencial que os profissionais de marketing entendam o vocabulário complexo de app marketing, de forma a conhecer profundamente essa nova modalidade, mantendo-se à frente do mercado.

Para você que é novo na área ou só precisa dar uma revisada, confira abaixo os conceitos mais importantes em mobile que te ajudarão a aproveitar seu orçamento de mobile display da melhor forma possível e a estruturar seu planejamento com base em termos internacionalmente convencionados:  

Ferramenta de App Analytics (ATT - App Analytics Tool)
Ferramenta usada para mensurar e analisar o comportamento de tráfego e de usuário em aplicativos para dispositivos móveis. A maioria dos ATTs integra seus kits de desenvolvimento de software (SDKs) ao aplicativo do cliente, o que possibilita a mensuração de fornecedores terceirizados e a transmissão de dados dos usuários ao proprietário do aplicativo.

Funil do Aplicativo
Conjunto de eventos que dá indicações sobre a forma com que os usuários interagem com um aplicativo móvel. Os funis de aplicativos permitem o rastreamento de caminhos de comportamento do usuário que levam a ações no aplicativo, como uma compra, por exemplo.

Otimização de aplicativos para app store (ASO - App Store Optimization)
Processo de ajuste de um aplicativo móvel para obter uma classificação mais alta dentro dos resultados de pesquisa da App Store, aumentando a exposição para potenciais usuários. A prática inclui a otimização de elementos como título, palavras-chave, descrição e imagens/capturas de tela.

Interface de Programação de Aplicativos (API - Application Programming Interface)
Conjunto de definições, protocolos e ferramentas para a construção de software e aplicativos. Uma API determina como os componentes de software devem interagir; uma boa API facilita o desenvolvimento de um programa, fornecendo todos os elementos necessários.

Usuários Ativos Diários (DAU - Daily Active Users)
Número médio de usuários que estão ativos em um site ou aplicativo móvel durante um período de tempo de vinte e quatro horas. Outros termos comuns incluem WAU (usuários ativos semanais) e MAU (usuários ativos mensais).

N dias (dN - day N)
Métrica de retenção de usuários em mobile marketing, em que N se refere ao número de dias antes de o usuário retornar ao aplicativo depois de instalá-lo. Esse KPI é muito usado para medir a qualidade da fonte de tráfego, avaliando a eficiência relativa de um canal no fornecimento de usuários ativos.

Evento
Cada ação feita por um usuário dentro de um aplicativo móvel, como downloads de aplicativos, aplicativos abertos e compras no aplicativo.

Taxa de retenção
Taxa de retenção de clientes do anunciante. As taxas de retenção de marketing no aplicativo referem-se a quão frequentemente e recentemente um usuário abriu e interagiu com o aplicativo.

Sessão
A sessão refere-se a toda vez que um usuário visita um site ou abre um aplicativo para dispositivos móveis, muitas vezes definida por um período específico de atividade.

Intervalo entre sessões
Média de tempo entre sessões iniciadas por um usuário

Por: Moritz Nikolaus Wolff

Diretor Comercial da Sociomantic Labs para a América Latina


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