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O desafio de crescer no mercado latino-americano

Uma empresa global que age localmente, precisa adaptar sua mensagem para a realidade de cada mercado, levando em conta a infraestrutura local as singularidades de cada país

Por | 02/05/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

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Com a missão de acelerar os negócios em um mercado global em rápida expansão, o Diretor de Vendas da Sprinklr Latam, Sebastian Bezzo, traz uma perspectiva global sobre como crescer no mercado latino-americano. Seu principal objetivo neste momento é desenvolver os negócios em países como Brasil, Argentina, Peru, Chile e México.

Um dos maiores desafios profissionais que já recebi foi um convite vindo da Sprinklr, plataforma global de gerenciamento social. Já de olho na minha experiência como Gerente Global de contas do LinkedIn, eles me convidaram para desenvolver a transformação digital para os clientes do mercado latino-americano. Como eu amo startups e vi nessa oportunidade uma chance de construir um novo papel, oferecendo uma solução inteligente e promovendo a cultura digital em países da América do Sul, aceitei o desafio com satisfação e comecei a colocar a mão na massa para atender a todas as expectativas.

Para conseguir sucesso no desenvolvimento de negócios em empresas de diferentes países e começar a entender como cada praça funciona, logo de cara, percebi que era importante entender as necessidades locais, saber como os diferentes mercados se comportam, as particularidades dos idiomas e as prioridades e níveis de maturidade digital.

Como uma empresa global que age localmente, temos que adaptar a nossa mensagem para a realidade de cada mercado. No caso da América do Sul, precisamos levar em consideração, por exemplo, que a Argentina tem 31 milhões de usuários ativos de mídia social, enquanto o Brasil tem 122 milhões e o México cai quase exatamente no meio. Diferentes tendências como essas exigem que nos aproximemos de cada país de maneira única.

Para superar esses desafios ao mesmo tempo em que preciso levar em consideração as necessidades locais em mercados diferentes, costumo viajar muito para estudar as tendências em cada país. Estando próximo à cultura local e vivenciando o dia a dia do cliente, consigo entendê-los melhor para traçar ações personalizadas, de acordo com a realidade de cada local. Foi assim que comecei a entender que, na Argentina, 70% da população está ativa nas mídias sociais, enquanto no Brasil, esse número é de apenas 58% da população. Por outro lado, as empresas brasileiras geralmente têm um porte maior em comparação às companhias dos outros países latino-americanos. Isso significa mais setores envolvidos nas decisões, muitas hierarquias em cada área e passos administrativos bastante inflexíveis; entender esses processos e essas realidades é fundamental para administrar o tempo e as ações da maneira correta.

A organização para qual você trabalha também tem um papel importante no cumprimento de suas metas. Para isso, ter a capacidade de participar de decisões e trazer sugestões de melhoria de processos dentro da sua área é essencial. Pela minha experiência, vejo que para uma empresa ter sucesso dentro da cultura digital, é imprescindível integrar as áreas de marketing, pesquisa, vendas, e-commerce e recursos humanos, pois todas elas têm um papel fundamental na aplicação das estratégias. Além disso, é preciso adaptar a mensagem para cada público, porque você trabalhará em conjunto para desenvolver a transformação digital que funciona para eles.  

Ao invés de vender uma solução, plataforma ou um serviço, trabalhar com cada cliente para abordar a transformação digital juntos como uma equipe, ajudando uns aos outros, é a melhor forma de se conseguir bons resultados. É um grande desafio, mas que nunca funcionaria sem uma total autonomia para adaptar os processos baseados em nossa região da América Latina. Ao lidar com empresas/clientes de diferentes culturas no dia a dia, você começa a aprender e desenvolver novas habilidades para, com o tempo, começar a assumir novos papéis e responsabilidades que desenvolvem sua carreira.

Por: Sebastian Bezzo

Profissional multilíngue com formação internacional em Comunicação, Marketing e Vendas, Sebastian possui vários prêmios recebidos como President's Club Winner em empresas como LinkedIn e Sprinklr. Com a carreira focada no mercado latino-americano, possui um conhecimento local sobre as especificidades de cada país, seus diferentes idiomas, relacionamentos estratégicos, para a tomada de decisões corretas, assumindo riscos inteligentes todos os dias


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