O futuro do e-mail | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

O futuro do e-mail

Obrigação: a caixa de entrada do futuro deve criar ordem a partir do caos e converter conteúdo em ferramentas úteis e práticas para o dia a dia das pessoas

Por | 16/04/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

As redes sociais e as novas formas disponíveis de troca de mensagens instantâneas já transformaram e seguem provocando mudanças no uso do e-mail. Hoje, as demandas dos usuários de e-mail vão muito além da simples comunicação, obrigando a caixa de entrada do futuro a criar ordem a partir do caos e converter conteúdo em ferramentas úteis e práticas para o dia a dia das pessoas.

Consumidores, profissionais e empresas já estão usando ferramentas para mudar a forma com que lidam com a caixa de entrada. Diversos aplicativos disponíveis no mercado têm o objetivo de transformar o uso dos emails de acordo com a necessidade do usuário. Com elas, profissionais e empresas podem transformar a caixa de entrada em assistentes pessoais, com aplicativos que adicionam mapas, perfis de participantes, agendam o envio de mensagens e fazem check-in de voos, por exemplo.

Outra tendência é a integração maior de dados dos emails com aqueles disponíveis nas redes sociais, por meio de gerenciadores de contatos, que trazem praticidade ao registrar lembretes e alertar sobre o momento ideal de se conectar com consumidores, facilitando a comunicação.

Do ponto de vista das empresas, cresce o uso do email como solução de CRM, gerenciando o pipeline de vendas ou mesmo registros de prospects a partir da caixa de entrada.Também tem se tornado cada vez mais comum o uso do email como sistema de atendimento ao cliente.

Já os consumidores têm à sua disposição inúmeras ferramentas seja para monitorar compras e gastos online, ou ainda programar para receber alertas quando preços de determinados produtos são reduzidos. Também é possível organizar mensagens por categoria de assunto e controlar o recebimento de email de destinatários específicos. A nova realidade é o consumidor com o poder para escolher o quê, quando, como e de quem deseja receber emails. Em casos de confidencialidade e segurança da informação, já existem aplicativos que apagam automaticamente as mensagens ao serem lidas ou ainda aplicativos que criptografam o texto.

Por conta dessas facilidades nas mãos do consumidor, os profissionais que trabalham com email marketing estão cada vez mais atentos com as novidades, para que seus programas de email continuem gerando resultados para o negócio. Ao nos aproximarmos da caixa de entrada do futuro, três itens podem ajudar as empresas a extraírem o melhor dela: saiba com quem divide espaço na caixa de entrada; conheça quem seus consumidores curtem e por fim aprenda como se proteger. Há muita informação sobre sua empresa na caixa de entrada, inclusive sua reputação.
 

Por: Matt Blumberg

CEO da Return Path


Comentários

Artigos do autor:

O futuro do e-mail



Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss