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7 estratégias digitais que precisam estar no plano de marketing

Todo empreendimento, do micro ao gigante, necessita desenvolver ações digitais de marketing, de forma profissional, pelo fato do público estar imerso nesse meio

Por | 07/11/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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"Amadurecer é obrigatório e inevitável". A frase de Paulo Ursaia soa oportuna ao refletirmos sobre o uso do marketing digital pelas empresas brasileiras. O número de internautas no país já ultrapassa os 102 milhões, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2015 e, mesmo assim, muitos gestores acreditam que a presença online se resume ao Facebook.

Todo empreendimento, do micro ao gigante, necessita desenvolver ações digitais de marketing, de forma profissional, pelo fato do público estar imerso nesse meio. A internet tornou-se o segundo meio de comunicação mais utilizado, de acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, realizada pelo Ibope. Por isso, amadurecer é obrigatório e inevitável. Francamente, urra pela urgência!

Logo, quais estratégias digitais precisam estar no plano de marketing? Conheça cada uma e suas contribuições para a empresa.

1) Pesquisa online
Ter ideias, lançar novidades, aprimorar produtos e serviços é importante. Entretanto, o esforço será em vão se o mercado não se interessar. Deste modo, entenda o consumidor (suas preferências, expectativas e desafios) e os hábitos de mídia online para investir nos canais relevantes. Faça tudo isso com pesquisas qualitativas e quantitativas. Além do mais, analise as ações de marketing digital da concorrência, tendências tecnológicas e do setor.

2) Mídias sociais
13 bilhões de ações entre likes, comentários e compartilhamentos foram realizadas no conteúdo postado por marcas nas redes Facebook, Instagram e Twitter na América Latina em 2016, segundo a Shareablee. O Brasil detém 50% das ações e lidera o engajamento. Isso demonstra a relevância das mídias sociais para o marketing digital, pois, elas são capazes de gerar lembrança de marca, relacionamento, insights e novas oportunidades.

3) Publicidade online
Ela produz no consumidor consciência sobre a empresa, promove produtos e serviços, gera confiança e influencia positivamente a compra. Veicule as campanhas frequentemente, pois, a concorrência também disputará pela atenção do público. Vale destacar que uma das grandes vantagens da publicidade online são as inúmeras possibilidades de segmentação. Isso propagará o anúncio certo para a pessoa certa, economizará verba e otimizará o investimento.

4) Marketing de conteúdo
O público-alvo não entende o que a sua empresa faz e não percebe os benefícios de produtos ou serviços? Essa estratégia ajudará os consumidores a compreender e também levará conhecimento valioso até eles por meio de e-books, infográficos, webinars (seminários online) e outros. Além disso, fortalecerá a marca e o empreendimento se tornará notório em sua área. Essa é uma forma diferenciada de se relacionar com os futuros clientes.

5) E-mail marketing
88% das pessoas da classe A acessam e-mail, seguidos por 73% da classe B e 52% da classe C, segundo a pesquisa TIC Domicílios realizada em 2015. A estratégia assegura relacionamento contínuo com os interessados na empresa, melhora a confiança e a percepção de valor. Planeje ações e crie sua própria lista de e-mails.

6) Inbound marketing
Conhecida como marketing de atração, a estratégia melhora o relacionamento digital de forma automatizada e escalável e, ainda, diminui o ciclo de venda. Para tal, obtém-se informações sobre interessados na empresa através do marketing de conteúdo. Com o e-mail coletado, o interessado entrará na lista de leads. Estes serão nutridos com informações planejadas e relevantes para o negócio durante a jornada de compra. Tudo isto aprimora a percepção de valor e proporciona mais vendas.

7) Monitoramento
Esse é um grande diferencial da mídia digital. Saiba qual anúncio gerou mais conversões e vendas, qual conteúdo engajou extraordinariamente, quais canais online foram mais eficientes, quais os hábitos e preferências dos consumidores. Enfim, é possível monitorar todas as ações e readequar a direção em tempo hábil, se necessário.

O plano de marketing digital não se resume apenas as estratégias citadas. Antes de tudo, faça um diagnóstico do negócio e da concorrência, entenda o consumidor, defina objetivos claros, metas mensuráveis e indicares de performance para monitorar o desempenho. Analise as informações e estabeleça o plano de ação a partir das estratégias apresentadas.

Vale ressaltar que as ações digitais precisam estar alinhadas com os objetivos do plano de marketing, pois, a sinergia entre online e offline garante melhores resultados e, assim, oportuniza conexões fortes e uma marca cada vez mais eficiente.

Por: Mário Almeida

Diretor da S4W Marketing Digital (www.s4w.com.br), agência de marketing e branding, sediada em Cornélio Procópio/PR, com atuação na região e em praças como Londrina e São Paulo.






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