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Afinal, como o marketing digital fortalece empresas de serviços?

Ajuda a superar alguns desafios, como o relacionamento e a conquista de novos clientes, a comunicação dos diferenciais, a percepção de valor, a confiança e a guerra de preços

Por | 05/07/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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Sabemos que o vento e o som existem, embora sejam intocáveis. Essa impossibilidade de uma experiência tátil os tornam intangíveis. Empresas prestadoras de serviços (assessoria, educação, engenharia, tecnologia, turismo, lazer, saúde, fitness e tantas outras) também compartilham dessa característica peculiar.

Ao adquirir um produto, a experiência com o objeto acontece no ato da compra e isso proporciona análises prévias antes de obtê-lo. Porém, ao contratar um serviço, você não terá a certeza de que aquilo atenderá suas necessidades ou alcançará os melhores resultados antes de comprar, pois os serviços não podem ser provados, ouvidos, sentidos ou cheirados.

Diante disso, é natural que os clientes de serviços pesquisem em infindáveis fontes (principalmente as digitais), busquem inúmeras empresas e façam indagações, tais como: "Isso realmente trará algum ganho?", "Por que existe diferença no preço?", "Por qual motivo eu ou o meu negócio precisa disso?", "Essa empresa é capaz de realizar esse serviço?" e outras.

Esse cenário impõe alguns desafios aos prestadores de serviços, sendo os principais: o relacionamento e a conquista de novos clientes, a comunicação dos diferenciais, a percepção de valor (compreensão dos benefícios), a confiança e a "guerra" de preços. Para minimizar tudo isso, o marketing digital tem se demonstrado um forte aliado. Entenda como cada estratégia digital contribui na superação dos desafios.

Pesquisa online
Existem informações mercadológicas em abundância na rede. No entanto, você pode (e deve!) desenvolver sua pesquisa para entender os desejos e dificuldades do público-alvo, além dos fatores relacionados à precificação e à percepção de valor. Vale lembrar que existem ferramentas gratuitas para isso.

Mídias sociais
Elas fazem, a cada dia, até a marca mais valiosa do planeta repensar sua comunicação. Sabe por quê? Essas mídias digitais ampliam o reconhecimento da marca, aprimoram o relacionamento (com o aumento da fidelidade, captura de novas oportunidades e aperfeiçoa o suporte ao cliente), geram insights inovadores, reduzem custos de pesquisa e aquisição de clientes.

Publicidade online
Com valor de investimento inferior ao da mídia tradicional, são muitas as opções para tornar a marca reconhecida (brand awareness). Ao inseri-la no imaginário do público-alvo, melhora a confiança, ela entra no rol de opções para futuros negócios e, assim, oportuniza novas vendas.

E-mail marketing
A última edição da pesquisa TIC Domicílios, realizada em 2015, aponta que 88% das pessoas da classe A acessam e-mail, seguidos por 73% da classe B e 52% da classe C. A custos mínimos, essa estratégia proporciona relacionamento contínuo e, consequentemente, aprimora a confiança e a percepção de valor. Portanto, planeje ações para criar sua própria lista de e-mails.

Marketing de conteúdo
Com essa estratégia, os consumidores entenderão melhor o negócio, fortalecerá a marca, conquistará entusiastas e a empresa se tornará autoridade na área de atuação, gerando confiança. Além disso, construirá uma nova forma de se relacionar com eles. Manter um blog relevante, produzir e-books, infográficos e organizar webinars (seminários online) estão entre as principais ações.

Automação de marketing
Associada ao Inbound Marketing (também conhecido como marketing de atração), ela prepara os leads (interessados) para a compra, nutrindo-os com informações sobre o negócio e seus benefícios e isto contribui com a percepção de valor. Além do mais, o relacionamento é de forma automática e escalável, diminuindo o ciclo de venda.

Monitoramento
Essa é uma das grandes vantagens da mídia digital, a possibilidade de medir tudo. Com números em mãos, você saberá o que proporciona resultados efetivos e, assim, poderá ajustar e lapidar as estratégias traçadas, otimizando os investimentos.

Ao aplicar isoladamente uma estratégia digital, ela minimizará um ou outro desafio inerente aos prestadores de serviços. Entretanto, para se beneficiar de resultados eficientes que ajudarão a superar os obstáculos apontados é essencial integrar todas as estratégias de forma magistralmente planejada. Afinal de contas, "quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável".

Por: Mário Almeida

Diretor da S4W Marketing Digital (www.s4w.com.br), agência de marketing e branding, sediada em Cornélio Procópio/PR, com atuação na região e em praças como Londrina e São Paulo.






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